QUAL EMPRESA EU ABRO? (II)

Quando nós o fizermos, 
nós o teremos. 

Malcolm Forbes

Resumo:
Você quer abrir uma empresa, mas não sabe qual?
Qual é o melhor negócio no mercado?
Como alcançar o sucesso?

Nós apresentamos na semana passada que a abertura de empresas pode ter dois caminhos, a princípio:

– dado um mercado, onde se encontrou uma oportunidade, uma oferta que é procurada e não atendida, ou mal atendida, construir a sua empresa para atender essa demanda;

– dada uma pessoa – você – escolher uma empresa para abrir para “dar certo” no mercado.

Comentamos também que “dar certo” significa, para os empreendedores que fazem essa pergunta, sucesso e muito dinheiro.

Hoje vamos analisar a 2º forma de se abrir uma empresa:

2º Abrir uma empresa para você.

Este é o caso de muitas pessoas, pois as oportunidades de encontrar emprego diminuíram, e o empreendedorismo vira a opção que muitos abraçam.

Dentro deste enfoque, como maximizar as possibilidades de sucesso?

Mais uma vez eu venho dizer, para você, que ganhar dinheiro, ter sucesso, não são objetivos, são conseqüências.

Para que você entenda mais e melhor o que apresentaremos, e mais facilmente entenda o caminho, que nós orientamos você percorrer, leia estes Boletins Semanais anteriores:

QUE CURSO EU FAÇO?

EMPREENDEDORES: A Lição Esquecida (I)

EMPREENDEDORES: A Lição Esquecida (II)

Vamos então começar do começo, certo?

Você, abrindo uma empresa, disputará o mercado com os seus concorrentes. Mesmo que você tenha tido uma idéia que ninguém teve, na medida em que a sua idéia dê certo no mercado, os concorrentes virão. Disto você não escapa.

O que fará você ser melhor do que os seus concorrentes? O que fará com que você ganhe a batalha no mercado, ou permaneça na competição?

A grande resposta a esta pergunta não está onde a grande maioria procura: uma oportunidade no mercado. 

A resposta certa e vencedora mais perto do que você imagina, a resposta está dentro de você mesmo.

O que fará com que a sua empresa tenha um desempenho superior ou, no mínimo, igual aos seus melhores concorrentes?

A resposta está dentro de você: o que você tem aptidão natural para fazer:

– aquilo que você faz e nem percebe, 

– aquilo que você faz e fica feliz quando faz,

– aquilo que é natural para você,

– aquilo que parece que você já nasceu sabendo fazer,

– aquilo que você fica feliz fazendo,

– aquilo que você faz e nem percebe o tempo passar,

é o seu grande diferencial, pois nessa atividade você aprende e evolui de uma forma natural, sem muitos esforços e desgastes.




É o mesmo caso famoso Nilton Santos, que adorava jogar futebol, e dizia que tinha o melhor emprego do mundo:- “Eu faço o que amo, jogo futebol e ainda me pagam para fazer o que gosto. Tem melhor profissão no mundo?”

A melhor profissão do mundo não é jogar futebol, a melhor profissão do mundo é fazer o que se gosta. 

Fazer o que se gosta, é um grande passo para realização profissional e pessoal.

Fazer o que se gosta, é o grande segredo para se ter sucesso e ganhar dinheiro.

Você, feliz, faz bem e melhor do outros que possam querer fazer em busca de dinheiro, por obrigação. Esta é a grande razão pela qual eu afirmo que dinheiro e sucesso são conseqüências de você perseguir a sua felicidade.

Fazer o que se gosta é uma vantagem competitiva enorme, pois aprender e evoluir no que se gosta, é um caminho natural e sem grandes esforços ou desgastes, é um caminho que você percorre facilmente, enquanto os seus concorrentes… 

O pior caso ocorreria quando você também encontra um concorrente que também ama o que faz, mas mesmo neste caso você e ele tiram do mercado aqueles que quiseram atacar uma oportunidade, sem a aptidão necessária.

Leia o artigo:

O ALINHAMENTO PESSOAL

Esse artigo é básico para a compreensão de como o ser humano precisa busca a sua sintonia interna., a partir dessa compreensão e sintonia interna, alcançar a realização.

Leia também o Boletim Semanal:AS NOSSAS NECESSIDADES E 
OS NOSSOS DESEJOS

Todas estas leituras indicadas tentam mostrar a necessidade da sintonia consigo próprio. Você jamais será para fora, aquilo que você não é por dentro. 

Note que não estamos falando que um precede o outro, mas sim que ambos se ajudam e crescem: o seu eu interior e exterior. Ou não.

Este item que tratamos aqui, é somente um dos fatores que podem levar você à realização; acredito, inclusive, que é o principal. Mas não é o único.

Você tendo a aptidão básica, para você empreender é necessário disciplina. Para você empreender é necessário também você ter um sonho e caminhar consistentemente na busca e realização do seu sonho: é necessário você fazer acontecer.

A sua habilidade de fazer acontecer, a sua autoliderança, é o segundo fator determinante na busca empresa que você deve abrir, na busca da sua realização pessoal:

AUTOLIDERANÇA: O Conceito 

LIDERANÇA E AUTOLIDERANÇA

A AUTOLIDERANÇA E VOCÊ

Não bastasse tudo isso que já mostramos, ainda é necessário para você alcançar o sucesso e lá permanecer – sim, pois muitos alcançam o sucesso e depois despencam -, depende de mais duas competências básicas:

– Visão de mercado: que consiste em sempre ter uma oferta que case com necessidades do mercado; e

– Habilidade de executar: que consiste em ter a capacidade de entregar a oferta que você oferece ao mercado.

Traduzindo em miúdos, para você entender melhor, não é porque você é um excelente “pizzaiolo”:

– adora o que faz,

– adora fazer pizzas e 

– as faz como poucos outros,

que você consegue montar uma estrutura para entregar a pizza quente e saborosa, com um serviço primoroso, na sua pizzaria.

Quer saber mais sobre estas duas competências? Leia:COMPETÊNCIAS EMPRESARIAS BÁSICAS

Adicionalmente, há mais alguns pontos que merecem ser lembrados, e eu os resumirei nesta frase:

“Evitar o perigo não é, a longo prazo, 
tão seguro quanto se expor ao perigo. 
A vida é uma aventura ousada ou, então, não é nada”

Helen Keller

Essa frase é a que inicia um Boletim Semanal que você também deve ler:

O PROBLEMA DO EMPREENDEDOR

Lembre-se, esta série de 3 fatores apresentados:

– você fazer o que gosta,

– a sua habilidade de fazer acontecer, 

– a sua visão de mercado e a sua habilidade de entregar o que promete,

são obrigatórios para levar o seu sonho de abrir uma empresa, alcançar a sua realização e se manter lá.

Não é por outra razão que 85% das empresas brasileiras fecham após 5 anos da sua abertura. Não é por outra razão que o perfil do empreendedor precisa muitas vezes ser trabalhado, perseguido, treinado.

O que você quer para você?

O que você quer para a sua empresa?

A Merkatus pode ajudá-lo a atingir a sua realização, o sucesso da sua empresa, e fazer com que esse sucesso seja duradouro.

Contate-nos diretamente, ou ainda leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços.

Construa uma semana excelente.

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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