Dicionário de Marketing

A – C :: D – I :: J – O :: P – Z

D-I

Declínio (CVP):
Fase em que um produto diminui suas vendas e sua lucratividade e o produto pode ser abandonado.
Demanda:
Número de compras possíveis para um determinado produto ou serviço, num determinado mercado e em um determinado espaço de tempo.
Demografia:
As características mensuráveis de um mercado ou de uma população em termos de número de pessoas, densidade territorial, sexo, idade, raça, estado civil, formação, ocupação, etc.
Desejo:
Diferentemente da necessidade, que indica a privação de uma satisfação básica, o desejo é uma atitude ou emoção moldada ou culturalmente ou por traço de personalidade ou por estilo de vida.
DiferencialAtributo de um serviço que diferencia uma empresa dos seus concorrentes, sob a ótica dos seus clientes-alvo. Ver também Vantagem Competitiva.
Dissonância cognitiva:
Desconforto que pode acontecer após a compra, geralmente relacionado a bens de alto valor.. 
Estratégias de marketing:
O conjunto de ações previstas para alcançar os objetivos de marketing.. 
FFOAAnálise feita durante a fase de planejamento do plano de marketing visando encontrar as forças e fraquezas da empresa e as oportunidades e ameaças (SWOT) do mercado atendido por essa mesma empresa, com a finalidade de traçar estratégias reforças as forças e oportunidades e eliminar ou diminuir as fraquezas e ameaças. Uma das partes componentes do Plano de Marketing 
Inovação:Um produto ou serviço que é percebido como sendo novo, diferente dos demais produtos e serviços existentes.
Intermediários:Empresa ou pessoas que são o canal de distribuição dos produtos e serviços e se situam entre os clientes e o produtor, donde vem seu nome, fazendo chegar esses produtos e serviços aos consumidores finais.
Introdução (CVP):Fase em que um produto foi desenvolvido e está sendo colocado à disposição do mercado.