CRISE OU OPORTUNIDADE?
Onde a força de vontade é grande,
Nicolau Maquiavel
as dificuldades não podem sê-lo.
Resumo:
Você está vivenciando uma crise?
O mundo está vivendo uma crise?
Sua empresa também está em crise?
Você adiou os seus sonhos para mais tarde por causa da crise?
Caso você tenha respondido, afirmativamente, a pelo menos uma das perguntas acima, creia que você pode encontrar algo interessante para você, neste Artigo.
A língua japonesa é escrita por ideogramas. Ideogramas são símbolos, que diferentemente das nossas palavras, representam e transmitem uma ideia. Pois bem…
O ideograma de crise, em japonês, é o mesmo ideograma da palavra oportunidade.
Cabe tão somente a você interpretar como você vai enxergar o que acontece. O que está acontecendo é uma crise ou oportunidade?
A crise que tanto falaram, e que amedrontou muita gente, um tigre feroz que a tudo viria atacar, mostra-se um gatinho, talvez uma pequena jaguatirica. Pelo menos para o nosso país, que numa rara passagem histórica, encontra-se melhor preparado que os ditos países desenvolvidos.
Esta condição particular do Brasil serve para nos mostrar que, quem viu uma oportunidade, saiu na frente, pois não deixou de investir, aquietou-se e está mais forte agora, do que no começo da “pretensa” crise.
Esta crise, se você olhar de forma positiva, significará uma mudança, e as mudanças também podem ser vistas como ameaças, ou como oportunidades. O jeito e a forma como você reage a ela, é que molda o futuro, principalmente o seu futuro, e o da sua empresa.
O futuro é algo que você constrói, segundo a segundo, hora a hora, pelas sucessivas escolhas que você faz na vida. A história da sua vida e a história da vida de sua empresa nada mais é do que a soma daquilo que você escolheu ao longo do tempo, no seu passado.
E você escolhe polarizado pelo que você sente e enxerga como realidade. Crise ou oportunidade?
Pessoas diferentes enxergam coisas diferentes, o que fazem com que obtenham resultados diferentes.
Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
Já o medo imobiliza.
O limite entre medo e prudência? Talvez somente a história possa contar quem esteve de um lado ou outro.
De que lado você prefere estar, quando o futuro chegar?
Mas que tal enxergar, e usar todos os recursos que você tem para tentar aproveitar-se do medo que os outros têm, para alavancar oportunidades, enquanto a maioria se retrai?
Pensar diferente. Sair do quadrado. Encontrar outras opções de caminhos.
Releia a frase de Maquiavel, com que iniciamos este Boletim.
Ninguém faz uma revolução nos negócios, pensando de maneira normal e tradicional.
Lembre-se de que só há 3 estratégias possíveis:
– a revolucionária,
– a evolucionária, e
– a eu também (“me too”)
conforme pode ser visto no nosso artigo SÓ HÁ 3 ESTRATÉGIAS
Lembre-se de que se você faz o que sempre fez, acaba obtendo sempre os mesmo resultados. E você, você reclama do quê?
Enquanto a maioria se retrai, o que você deve fazer aproveitar e ocupar o lugar que os medrosos deixam para trás.
Na crise, quais as reais oportunidades que acontecem no seu mercado?
Crise e oportunidade são os dois lados da mesma moeda.
Há uma lenda indígena que diz que o feiticeiro estava ensinado a uma criança, que cada um temos dentro de nós, um lobo e um cordeiro. E que somente um triunfará, ou o lobo ou o cordeiro.
O garoto pergunta, então, ao feiticeiro:
– “Mas quem vence?”
A resposta é:
– “Aquele que você alimenta!”
Com a crise e a oportunidade ocorre algo muito semelhante.
Quem enxerga crise, se retrai, e a profecia se cumpre.
Quem enxerga oportunidade, avança e a profecia se cumpre.
A grande diferença está nos resultados de cada um desses lados da profecia, que igualmente se cumpre:
– quem enxerga crise, obtém crise:
– quem enxerga oportunidades, colhe oportunidades.
Não é outra coisa que diz Antonio Machado, poeta espanhol:
“Caminhante, não há caminho,
o caminho faz-se ao caminhar.”
Para nós, crise é igual a oportunidade. E você enxerga a moeda do lado que você escolhe, ou “alimenta”.
Você e sua empresa enxergam crises ou oportunidades?
Essa mudança de foco nem sempre é fácil, mas se fosse fácil seria coisa para todos. E só você é igual a você. Aproveite!
Se a sua empresa tem alguma dificuldade de enxergar oportunidades, a Merkatus pode ajudar.
Contate-nos diretamente, ou ainda leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços.
Construa uma semana excelente.
Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site https://www.merkatus.com.br