Receptividade

Receptividade no Marketing: qual a sua importância? Como e quando praticar?

“Você perde 100% das oportunidades 
que você, simplesmente, deixa passar.”

Wayne Gretzky

O 3º dos 5Rs

Significado

RECEPTIVIDADE é um conjunto de atividades ou processos que visam aproximar a sua oferta e a sua comunicação empresarial do seu público alvo: os seus clientes atuais e dos seus clientes potenciais. 

RECEPTIVIDADE no trabalho antecede o primeiro contato e objetiva gerar uma predisposição favorável, uma tendência aproximativa com você ou a sua empresa.

Por que gerar RECEPTIVIDADE no trabalho?

Não importa qual seja o seu negócio, como ele é feito, se tem vendedores, ou se é um negócio virtual, pois todos e quaisquer negócios somente são feitos através de contatos. E a RECEPTIVIDADE é, na sua essência, promover e facilitar contatos com o seu público-alvo. 

Quem está envolvido na RECEPTIVIDADE?

Há sempre, no mínimo, duas partes envolvidas numa comunicação: o emissor, que é você ou a sua empresa, e o receptor, alvo da nossa comunicação, que no caso são os seus clientes ou os seus candidatos a clientes.

Onde praticar RECEPTIVIDADE no trabalho?

Aqui há duas respostas possíveis, interdependentes:

  1. onde o cliente estiver mais propenso a receber a sua comunicação, e
  2. onde você coloca a sua comunicação? Qual o meio mais adequado para transmiti-la ao seu público-alvo: 
  • Redes sociais,
  • jornal, 
  • jornal de circulação restrita, 
  • revistas semanais, 
  • revistas especializadas, 
  • rádio, 
  • “flyer” na caixa de correio
  • tv aberta, 
  • tv a cabo ou satélite, 
  • “outdoors”, 
  • panfletagem, 
  • contatos pessoais, 
  • telefonemas, 
  • “folders”, 
  • mala direta, 
  • visitas, 
  • convenções, 
  • conferências,
  • artigos, 
  • indicações, 
  • etc.?

Quando praticar?

O primeiro impulso é responder: sempre. Porém a frequência alta de comunicação tentando capturar a atenção pode desgastar, dependendo da sua oferta e do seu público-alvo. Uma outra forma de pensar e atuar é descobrir quando o cliente será mais receptivo a receber as suas mensagens, informações e a sua oferta? 

Perceba o que diz o parágrafo anterior: não basta encontrar o seu cliente, você tem que encontrar os momentos nos quais ele esteja mais receptivo para receber a sua comunicação, ou seja, não basta saber quem é o cliente, mas saber também qual é o melhor momento para que a sua comunicação encontre ouvidos atentos para escutá-la.

Estas duas últimas perguntas “Onde?” e “Quando?” apresentam um conjunto de respostas que definem a efetividade da sua comunicação: chegar ao público certo, no local certo, no momento mais adequado. Não precisa muito mais do que isto, não é mesmo?

significado de receptividade

Como praticar no trabalho?

Como aplicar o que se conhece a respeito das preferências dos clientes em termos de como ele compra, onde ele compra, como ele obtém informações, e tudo o que se refere a comportamentos e atitudes que levam os diversos segmentos desse público-alvo à compra?

Quanto gastar na RECEPTIVIDADE?

Essa é uma pergunta que depende do tamanho do seu bolso e do tamanho do seu problema. Só não há a possibilidade de você deixar de praticar a RECEPTIVIDADE, pois isso significa deixar de fazer negócios, que é a razão da existência da sua empresa.

RECEPTIVIDADE no trabalho é o primeiro passo no caminho que leva a sua comunicação aos seus clientes potenciais. 

Conceito

O conceito de RECEPTIVIDADE extrapola a antiga prospecção.

É neste “R” que você analisa, detecta e encontra quem é o seu cliente potencial, como, onde e quando encontrar esses seus clientes, onde e quando os seus clientes potenciais estão mais propensos a prestar atenção e analisar a comunicação que você quer e precisa levar a eles.

É aqui na RECEPTIVIDADE no trabalho que você deve:

  • identificar os seus clientes potenciais;
  • identificar os lugares e ocasiões onde os seus clientes potenciais estejam presentes;
  • escolher locais e horários onde os seus clientes estejam mais receptivos à receber as suas ofertas e as suas comunicações;
  • identificar meios, formas e jeitos para levar a sua comunicação ao público-alvo;
  • gerar aproximação com seus clientes, gerar tendências aproximativas com o seu cliente;
  • fazer chegar aos seus clientes as informações dos benefícios que você oferta a eles, e as outras comunicações da empresa.

Enfim, RECEPTIVIDADE no trabalho é provocar e gerir ocasiões aproximativas que antecedem o primeiro contato com o seu público-alvo.

Leitura Complementar:

RELEVÂNCIA: O 1º dos 5Rs

RECONHECIMENTO: O 2º dos 5Rs 

RESPONSIVIDADE: O 4º dos 5Rs

RELACIONAMENTO: O 5º dos 5Rs

Se você ou a sua empresa precisam encontrar os clientes certos, na hora certa, no local adequado, pratique a receptividade.

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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