A – C :: D – I :: J – O :: P – Z
P-Z
Pesquisa de mercado:
Estudos feitos junto aos clientes e ao mercado buscando informações relevantes para a atuação do marketing.
Planejamento de portfólio:
O processo feito para se atacar um segmento ou o mercado através de um conjunto de ofertas, avaliado sob o ponto de vista da satisfação dos clientes, do nível de concorrência, da participação no mercado ou segmento. Visa também a alocação de recursos dadas as diferentes contribuições dos componentes do portfólio.
Planejamento estratégico:
O processo dinâmico de alocação de recursos compatibilizando as oportunidades de mercado, os objetivos e as capacidades da organização.
Plano de marketing:
Planejamento feito periodicamente onde se analisa os diversos ambientes do marketing (auditoria de marketing) e se estabelece objetivos e estratégias de produto (composto) e mercado (participação).
Portfólio:
Conjunto de produtos, serviços oferecidos por uma empresa a um mercado ou a segmentos deste.
Posicionamento:
A percepção que o cliente tem, ou se quer que tenha, de uma determinada marca, empresa, produto ou serviço frente aos concorrentes.
Potencial de mercado:
A máxima demanda possível entre os clientes de um segmento ou de um mercado; previsão numérica do número de clientes potenciais em um determinado mercado ou segmento deste mercado.
Produto:
Um bem tangível, por exemplo: um automóvel, um video-cassete, um lápis, um sabonete.
Ps do marketing
Os 4Ps são os mais conhecidos: Produto, Preço, Promoção e Praça. Na área de serviços já se fala em 8Ps, incluindo além dos 4 já conhecidos, o Posicionamento, as Parcerias, as Pessoas e os Processos.Qualidade:
É a conformidade aos requisitos. Requisitos são características:
a) desejadas pelos clientes;
b) obrigatórias pela legislação;
c) necessárias à empresa;
d) necessárias aos empregados.
(Philip Crosby)Segmentação a posteriori:
Subdivisão do mercado em segmentos onde variáveis que levam à discriminação dos segmentos somente são conhecidas depois do processamento das informações.
Segmentação a priori:
Subdivisão do mercado em segmentos de acordo com variáveis previamente conhecidas.
Segmentação de mercado:
Processo de subdividir o mercado em subconjuntos distintos de clientes que se comportam da mesma maneira, tem necessidades ou características semelhantes.
Segmentação demográfica:
Divisão de mercado onde se leva em consideração as variáveis demográficas.
Segmentação por benefícios:
Processo de agrupamento de clientes, a posteriori, no qual cada participante de um segmento compartilha características comuns no que se refere aos benefícios procurados.
Segmentação psicográfica:
Divisão de mercado onde se leva em conta classes sociais, estilo de vida, e características de personalidade.
Segmento de mercado:
Grupo de clientes que possuem características comuns, definidas nos critérios de segmentação.
Serviço:
Um bem intangível, que não se tem posse, por exemplo: uma consulta médica, uma vivência num parque temático, o trabalho de uma baby sitter.
SWOT
Ver FFOA
Trade MarketingÉ o marketing feito junto aos canais de distribuição visando estabelecer parceria e relações amistosas, pois as relaçòes entre os fabricantes e as grandes lojas ou supermercados estavam ficando “deterioradas”. Este é um conceito que surgiu no início dos anos 90.
Valor:
Benefício obtido como resultado da utilização e das experiências vividas com um produto ou serviço. É a percepção do cliente e das demais partes interessadas sobre o grau de atendimento das suas necessidades, considerando-se as características e atributos do produto, seu preço, a facilidade de aquisição, de manutenção e de uso, ao longo de todo seu ciclo de vida.
As organizações buscam criar e entregar valor para todas as partes interessadas. Isto requer um balanceamento do valor na percepção dos clientes, acionistas, da força de trabalho e da sociedade.
(Critérios de Excelência 2004 do Prêmio Nacional da Qualidade)Vantagem competitiva:
Atributo ou característica oferecida aos clientes que apresenta diferencial superior de valor, sob o ponto de vista do cliente, sobre a oferta dos concorrentes. É conhecido também por diferencial ou diferencial competitivo.
Leia: