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Carlos Alberto de Faria

Carlos Alberto de Faria, engenheiro de eletrônica (ITA 1972) e pós-graduado em marketing de serviços (FGV 1997), com mais de 30 anos de experiência.

Ele logo aprendeu que os equipamentos eram fáceis de serem entendidos e que os problemas, freqüentemente, localizavam-se em frente aos equipamentos: as pessoas. Ele iniciou suas atividades como professor de eletrônica para escola técnica e de matemática para engenheiros.

A habilidade com a matemática na juventude, levou Carlos à engenharia – formando-se pelo ITA em 1972, sua experiência profissional trouxe-o às pessoas. Autodidata, “rato de biblioteca” e de espírito inquieto, gosta da experimentação com resultados. Sua vocação para lidar e tratar com pessoas levou-o a assumir cargos de liderança onde se evidenciou sua marcante característica de organização de equipes, facilitando o crescimento das pessoas e, como conseqüência, os sucessos obtidos. Nesta época criou um paradoxo da liderança: o líder mostra sua efetividade quando se torna desnecessário. Era o início do que hoje se chama equipes auto-gerenciadas.

Esse perfil facilitou-o a percorrer diversas áreas (tráfego telefônico, serviços de telecomunicações, engenharia econômica, treinamento, qualidade, planejamento e marketing) onde pode aplicar e expandir suas habilidades sistêmicas e conhecimentos na obtenção de resultados com e através de pessoas. Na área de marketing encontrou sua paixão. Concluiu, em 1997, sua pós-graduação em Marketing de Serviços pela FGV. 

Saindo da área de telecomunicações, fundou com outros colegas o Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento da Comunicação, ainda em Curitiba, onde atuou por dois anos como consultor de marketing e administração.

Buscando qualidade de vida, mudou-se em 2001 para o paraíso natural de Bombinhas, em Santa Catarina, pequena cidade entre Florianópolis (60 km) e Balneário Camboriú (30 km), com praias de águas cristalinas, onde concebeu e abriu sua empresa Merkatus.

Hoje, Carlos dedica-se a ajudar seus clientes a atrair mais e melhores clientes, dentro de um conceito amplo de valorização e crescimento das pessoas, desde o cliente, passando pelo corpo de empregados e chegando ao proprietário ou acionistas. Para trabalhar com marketing é necessário gostar e entender de pessoas, é necessário entender as suas necessidades e desejos, suas carências e receios, suas preocupações e medos.

Atua formando parcerias com seus clientes, acordando e tornando explícitas as responsabilidades de cada parte para a consecução dos resultados acordados e garantidos.

A grande diversidade de projetos, organizações e situações vivenciadas nos últimos 30 anos permitiram o crescimento de suas habilidades para ouvir e servir seus clientes desde a atração e manutenção dos clientes certos, passando pela definição de processos de serviços e políticas de atendimento ao público, bem como planejamento de marketing.