Quando você quiser começar alguma coisa,
comece pelo princípio e
o princípio será qualquer lugar 
onde você começar.

Wolber de Alvarenga, in “Bola de Gude – Poesias e Toques”,  Editora do Autor.

Qual é a direção dos seus esforços de planejamento? 

Há algumas semanas fomos argüidos sobre sermos contra os planejamentos. Isso se deveu a um artigo onde nos insurgimos contra os planejamentos adjetivados, tipo planejamento estratégico, como se a característica de estratégico conferisse algo a mais a este tipo de planejamento.

Nossas idéias sobre planejamento podem ser encontradas aqui:

– noções básicas e práticas: 

O QUE É PLANEJAMENTO?;

– porque planejamento é necessário e o que ele tem a ver com a sua liberdade: 

PLANEJAMENTO E LIBERDADE;

– o planejamento é um indicativo do caminho, é um simples mapa e jamais substitui o caminho: 

PLANEJAMENTO: Mapa Ou Caminho?;

– para que se fazem planejamentos? Aqui você obtém a resposta: 

PLANEJAMENTO E RESULTADOS.

Hoje vamos dar uma idéia do que entendemos por planejamento, e o que o faz dar os resultados desejados.

Todo o planejamento empresarial visa obter um determinado resultado no mercado, frente aos concorrentes, através dos seus esforços e recursos.




1º Constatação
O planejamento é um conjunto de propostas de estratégias, táticas e ações que visam nortear esforços e recursos de uma forma produtiva, numa briga dinâmica com os concorrentes, dentro do mercado, que exige constantes adaptações à realidade construída e modificada pelas ações dos múltiplos participantes do mercado.

2º Constatação
Os resultados, que a maioria das empresas busca, estão fora dela, estão no mercado.

3º Constatação
Na disputa pelos clientes, que ocorre no mercado, você e a sua empresa precisam de recursos humanos, financeiros e materiais, utilizados da forma mais produtiva possível.

4º Constatação
Os esforços da sua empresa, na direção dos resultados desejados, do sucesso pretendido, serão feitos, executados e implementados, no mínimo, por estas pessoas:- os empregados da sua empresa,
– pelos seus fornecedores, 
– pelos seus agregados e 
– pelos seus clientes.

Com este ponto de vista, vemos claramente que o uso dos recursos materiais e financeiros, com a finalidade de produzir os resultados desejados, através do caminho apontado pelo planejamento, depende tanto das pessoas como do uso produtivo, coordenado, conjunto, comprometido e dirigido, que depende das pessoas…

As pessoas, todas as pessoas envolvidas listadas acima, podem trabalhar a favor, ao atrapalhar os resultados que se pretende atingir.

E, portanto, o planejamento, após ter sido feito pelas mais variadas formas, pois há infinitos jeitos e caminhos para se chegar ao planejamento, restam:- os objetivos e resultados pretendidos;
– os recursos financeiros e materiais e
– as pessoas que se encarregarão de sair daqui (onde estamos) e chegar lá onde estão os resultados pretendidos!

E chegamos neste ponto, onde independentemente do processo utilizado para se chegar ao planejamento, ou do nome ou adjetivação usado no planejamento, chegamos às pessoas. 

A execução do planejamento, qualquer que seja ele, o fazer acontecer, o sucesso tem como chave do seu sucesso as pessoas. Se as pessoas envolvidas não quiserem, se elas não estiverem dispostas, será, frequentemente, muito difícil fazê-las executar o planejado; e se for executado será com baixa produtividade.

Portanto, todos e quaisquer esforços que buscam o sucesso do planejamento acabam tendo uma ênfase muito grande na cultura, no clima ou ambiente da empresa, na liderança e na gestão da mudança, enfim na administração das pessoas.

Note que de nada adiantam inovação, criatividade, foco no mercado, se a empresa não tiver a capacidade de fazer acontecer. A competência mais difícil e a que dá consistência quaisquer empresas é a sua capacidade de fazer acontecer aquilo que ela planeja que aconteça.




Quando afirmamos o que dissemos acima, não estamos menosprezando outras áreas como as de finanças, tecnologia, incluída aqui a TI, todas são necessárias, sem a mínima dúvida, mas somente que o capital, o conhecimento e a tecnologia, estão disponíveis no mercado, mas:- a força de vontade,
– o comprometimento,
– a unidade de propósitos
– o trabalho em equipe,
– o senso de destino comum,
– os olhos atentos diariamente à realidade mutável,
– a postura de aprender sempre,
– o pegar o touro à unha, a cada dia

é que fazem diferença entre:- os que atingem os resultados e celebram o sucesso, e 
– a grande maioria que fica pelo meio do caminho.

Caso o assunto tenha despertado o seu interesse, contate-nos diretamente, sem compromisso, ou ainda leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre como podemos atender as suas necessidades.

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

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