LIDERANÇA EMPRESARIAL (II)

“O líder é um vendedor de esperança.”

Napoleão Bonaparte

RESUMO:“Quais são os critérios e as medidas para medirmos a efetividade da liderança?
Aqui você encontrará um caminho que abre fronteiras.
O subtítulo deste artigo pode ser “A Liderança E As Suas Medidas”.

Hoje eu vou repassar um texto precioso, para esclarecer um assunto muito comentado, muito discutido, mas pouco esmiuçado e ainda menos entendido, em termos de objetivos e resultados esperados da liderança.

Este artigo complementa de forma prática e objetiva o artigo da semana passada , Liderança Empresarial (I), que apresentou os resultados esperados e desejados como o grande objetivo da liderança, demonstrando inclusive que a liderança empresarial só existe se obtém resultados.

Observamos naquele texto que não são quaisquer resultados e também não somente resultados financeiros…

O estado da arte da gestão, a prática das modernas organizações, hoje, entende o seguinte por liderança:

“LIDERANÇA
A Liderança engloba o sistema de liderança da organização e o comprometimento pessoal dos membros da Direção no estabelecimento, disseminação e atualização de valores e princípios organizacionais que promovam a cultura da excelência, considerando as necessidades de todas as partes interessadas.

Também inclui como é implementada a governança (*), como é analisado o desempenho da organização e como são implementadas as práticas voltadas para assegurar a consolidação do aprendizado organizacional.

1. Sistema de liderança
Como é exercida a liderança da organização; como a Direção interage com as partes interessadas; como é implementada a governança; como são gerenciados os riscos empresariais; como são tomadas as decisões; e como é implementado o desenvolvimento das lideranças.

a. Como é exercida a liderança na organização, visando a criação de valor para todas as partes interessadas?

b. Como a Direção interage com as partes interessadas, demonstrando comprometimento e buscando oportunidades para a organização?

c. Como é implementada a governança na organização, visando manter a confiança e proteger os interesses das partes interessadas?

d. Como são identificados, classificados, analisados e tratados os riscos empresariais mais significativos que possam afetar a imagem e a capacidade da organização de alcançar os objetivos estratégicos e do negócio?

e. Como as principais decisões são tomadas, comunicadas e implementadas?

f. Como as pessoas com potencial de liderança são identificadas e desenvolvidas?

g. Como os líderes atuais são avaliados e desenvolvidos em relação às competências desejadas pela organização?




2. Cultura da Excelência
Como são estabelecidos e atualizados os valores e os princípios organizacionais e estimuladas as mudanças culturais necessárias para apoiar a concretização das estratégias; e como são estabelecidos os principais padrões de trabalho, verificado o seu cumprimento, implementado o sistema de aprendizado e desenvolvida a inovação.

a. Como são estabelecidos e atualizados os valores e os princípios organizacionais necessários à promoção da cultura da excelência e à criação de valor para todas as partes interessadas?

b. Como são analisadas e estimuladas as mudanças culturais necessárias para facilitar a concretização das estratégias?

c. Como os valores e os princípios organizacionais são comunicados à força de trabalho e demais partes interessadas, quando pertinente?

d. Como são estabelecidos os principais padrões de trabalho que orientam a execução adequada das práticas de gestão da organização?

e. Como é verificado, de forma global, o cumprimento dos principais padrões de trabalho e tomadas as ações corretivas quando necessário?

f. Como é implementado o sistema de aprendizado da organização?

g. Como é desenvolvida a inovação desde a concepção das novas idéias até a sua implantação de modo a apoiar as estratégias?

3. Análise do desempenho da organização
Como é analisado o desempenho da organização e avaliado o alcance das suas estratégias e objetivos; como são comunicadas as decisões; e como é acompanhada a implementação.

a. Como é analisado o desempenho da organização?

b. Como são consideradas na análise do desempenho da organização as informações e variáveis dos ambientes interno e externo, incluindo informações comparativas pertinentes?

c. Como é avaliado o alcance das estratégias e respectivos objetivos da organização a partir das conclusões da análise do seu desempenho?

d. Como as decisões decorrentes da análise do desempenho da organização são comunicadas às pessoas da força de trabalho, em todos os níveis da organização, e a outras partes interessadas?

e. Como é acompanhada a implementação das decisões decorrentes da análise do desempenho da organização?”

O texto acima não é meu, infelizmente. Gostaria que fosse. Este é o texto dos “Critérios de Excelência“, editado anualmente pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), ligeiramente adaptado por mim, para apresentação a vocês.

A FNQ, junto com outras fundações (européias, americanas e asiáticas), estabelece anualmente estes critérios, que sofrem adaptações a cada cultura regional.

Para os interessados, cabe lembrar dois pontos:

– os critérios não são prescritivos, ou seja, não indicam como fazer, mas sim o que deve ser obtido ou feito;

– os critérios estão disponíveis para “download”, gratuitamente, para quem se cadastrar na FNQ. O arquivo tem extensão .pdf (Acrobat Reader).

O livreto, intitulado “Critérios De Excelência – Avaliação e Diagnóstico da Gestão Organizacional“, tem 52 páginas, contém muitos ensinamentos práticos e atuais (versão 2007).

Eu costumo dizer que se aprende muito com esse livreto. Frequentemente mais do que com alguns livros didáticos de administração. Imperdível, portanto!

Na liderança, ao lado do Poder, é inegável e obrigatório existir a Responsabilidade, pois o Poder Absoluto, depois de 1789, foi colocado na guilhotina.

O que não muda uma vírgula do que o grande mestre Peter Drucker falou sobre liderança, ainda no século passado:

– Não há lideres sem seguidores. Portanto a principal característica do líder é ter seguidores.

– Só há seguidores de pessoas em quem estes confiam. Ninguém segue aqueles nos quais não se confia.

– O Poder exercido pelo Poder, não cria seguidores, mas escravos, e escravos, todos sabemos, não são bons soldados, tampouco bons empregados.

O aspecto que me chama muito a atenção é a confiança. A confiança também é básica em relacionamentos pessoais, nos relacionamentos comerciais, é essencial para vendedores, para as empresas também e os líderes não podem ser líderes sem ela.

A confiança é o nosso assunto no próximo BES, encerrando esta nova série de artigos sobre liderança.

(*) – O texto a seguir é a definição de governança dada no próprio livreto Critérios de Excelência.

Governança: 
Sistema de gestão e controles exercidos na administração da organização. Compreende as responsabilidades dos acionistas, proprietários, conselhos de administração, Diretoria e Presidente. Acordos corporativos, estatutos e políticas documentam os direitos e as responsabilidades de cada parte e descrevem como a organização será dirigida e controlada para assegurar:

a) a prestação de contas aos acionistas, proprietários e outras partes interessadas;

b) transparência nas operações; 

c) tratamento justo de todas as partes interessadas.

O sistema de governança pode incluir processos como aprovação dos objetivos estratégicos, avaliação e monitoramento do desempenho do presidente, planejamento da sucessão, auditoria financeira, estabelecimento de benefícios e compensações aos executivos, gestão de risco, divulgações e relatos financeiros. Assegurar a eficácia da governança é importante para a confiança das partes interessadas e de toda a sociedade, bem como para a eficácia organizacional.

A Merkatus pode ajudá-lo a desenvolver o sistema de liderança que a sua empresa necessita, adaptado ao seu estilo e às necessidades do seu mercado de empregados e de clientes. Contate-nos já.

Lidere a construção de uma semana feliz!

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *