TREINAMENTO, PASSO A PASSO

“A mais alta recompensa pelo esforço de 
de um homem não é o que ele ganha com isso,
mas o que ele se torna.”

John Ruskin, escritor e crítico

RESUMO: 
“Quais passos devem ser seguidos para se elaborar o treinamento de uma
empresa?.”

Eu apresento, nesta semana, não algo consolidado ao longo dos tempos, mas um início onde você pode se apoiar para iniciar as suas atividades e ir, consistentemente, aprendendo com o tempo.

São 18 passos lógicos, e encadeados, que dão uma medida do que há para ser feito dentro de um planejamento que visa capacitar quaisquer empresas a suportar as mudanças necessárias para atingir padrões de desempenho crescentes, para atingir a excelência. São estes os 18 passos que a Merkatus e eu recomendamos:1. Levante as ações requeridas pelo planejamento da sua empresa.
2. Separe as competências novas necessárias (o que é mudança) daquelas que já são conhecidas e praticadas com bons resultados.
3. Quais as competências (Comportamentos, Habilidades e Atitudes) são necessárias para que estas ações sejam desenvolvidas, ou seja, quais as competências levam ao desempenho? Quais as ações que produzem os resultados necessários, esperados e desejados?
4. Verifique quais as competências disponíveis internamente, em termos de alocação e disponibilidade para realocação.
5. Verifique onde houve falhas no desempenho no exercício anterior. 
6. Verifique em quais competências é mais econômico fazer recrutamento externo.
7. Verifique a política de recrutamento interno da sua empresa e o remanejamento possível.
8. Verifique quais as competências que deverão ser desenvolvidas no âmbito interno da sua empresa.
9. Separe as falhas de desempenho referentes à competência, à motivação e aos sistemas ou ambiente.
10. O treinamento trabalha somente com as falhas referentes à competência.
Faça um relatório, e envie a quem de direito, sobre as outras falhas detectadas (motivação e sistemas) para produção do bom desempenho.
11. Verifique se estas falhas de competência podem ser solucionadas por treinamento ou se é melhor um recrutamento (externo ou interno).
12. Verifique o total de competências a serem desenvolvidas e o número de treinandos.
13. Levante o conteúdo programático de cada curso, em termos de comportamentos, habilidades e atitudes, tendo em vista o resultado esperado do item 1 deste programa.
14. Verifique a disponibilidade e a capacidade interna de treinamento: formal, “on the job”, “coaching”, etc.
15. Verifique necessidades semelhantes ou correlacionadas, buscando otimizar tempo e custos de treinamento. 
16. Componha um rol de cursos de treinamentos internos e externos. 
17. Priorize os cursos, junto às áreas onde são necessários estes cursos, tendo em vista o maximizar o resultado esperado e desejado.
18. Orce o planejado com suas respectivas prioridades e impactos nos resultados esperados e desejados.

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Se a sua empresa precisa usar o treinamento como uma fonte de
soluções a Merkatus pode ajudar. Contate-nos.

Dedique-se a construir uma excelente semana.

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que: 1. mantida a autoria; 2. divulgado o autor; e 3. divulgado o endereço do site www.merkatus.com.br

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