RELACIONAMENTOS

“O erro é a oportunidade de começar de novo,
só que mais sábio.”

Henry Ford.

RESUMO:
Todos e quaisquer relacionamentos estão sobmetidos a determinadas condicionantes, nem sempre percebidos.
Como você e a sua empresa agem nos seus relacionamentos?

Todos os relacionamentos podem ser analisados de uma maneira bem simples, tão simples e geral que podemos colocar os relacionamentos:

– de amizade;
– afetivos;
– comerciais (empresa-cliente e empresa-empresa),

sob a mesma ótica, a ótica do:

– “O que eu ganho com isso?”

Sob este aspecto podemos sempre imaginar uma aparente polarização, pois relacionamento sempre envolve sempre mais de uma pessoa:

– “O que eu ganho com isso?”
– “O que o outro ganha com isso?”

Dentro do enfoque dado por estas duas perguntas podemos traçar a figura abaixo que nos mostra, de forma clara, os 4 possíveis conjuntos de respostas:


Relação Ganha-Ganha:
Esta é a relação mais buscada, mas que exige pessoas empáticas e maduras o suficiente para buscar consenso, onde ambos os lados saiam satisfeitos. Esta relação ocorre quando há negociações produtivas, e as soluções acordadas são de soma ampliada, que é uma solução melhor por que deixa os dois lados confortáveis, comprometidos e confiantes, pois sabedores de que construíram um resultado comum que é melhor do que a simples soma do que cada um desejava em separado.O interessante é que, neste tipo de relação, só há um lado vencedor, que é o lado que o Eu e Outro construíram em conjunto, e por assim ser, ambos os lados têm também a sua auto-estima fortalecida. Este conjunto de características positivas somadas faz com que ambos, nesta relação, saiam confiantes para o enfrentamento de possíveis novas soluções acordadas, onde a maioria só enxerga a possibilidade de conflito…

Relação Ganha-Perde:Esta relação encontra duas características: 
– de um lado um egoísta;
– do outro lado um submisso.Para se chegar a uma relação Ganha – Perde exige-se que:- um lado tenha uma convicção muito forte, acompanhado de pouca empatia, e

– o outro lado admita ou opte por passividade. 
Relação Perde-Ganha:É semelhante à anterior, só muda o lado.

Relação Perde – Perde:Este é a também uma péssima opção, pois ambos os lados, por nenhum ceder, numa posição egoísta ao extremo, preferem perder a entrar em acordo. A Teoria dos Jogos explica bem… Para saber mais e melhor como a Teoria dos Jogos pode nos afetar, leia:COMPETIÇÃO OU COOPERAÇÃO?

E por falar em cooperação e competição, em quaisquer tipos de relacionamentos, a melhor forma de agir sempre é a cooperação, pois mesmo dentro de empresas, em relações patrão-empregado e empregado-empregado, a cooperação sempre é a que resulta em maior benefício para a empresa e para os empregados.Você, empresário, prefere um empregado que sempre opte por competir com outros empregados, ou que opte por sempre cooperar com a empresa?

Quando dois empregados estão disputando o mesmo cargo, imaginemos que um deles entre em uma competição acirrada, mas o outro sempre objetiva o ganho da empresa? Quem o dono da empresa deve escolher?

Só há uma resposta possível para estas duas perguntas: o escolhido sempre deve ser o empregado que coloca a empresa em primeiro lugar, ou seja, o que colabora. A outra escolha diz para os seus empregados que quem pensa no bem da empresa não é o escolhido.

Imagine e analise as outras possíveis relações comerciais. Sempre o comportamento de colaboração vai ser o escolhido.

Se nas relações comerciais sempre é escolhida a colaboração, imagine nas relações amistosas e afetivas…

Todas as relações, comerciais ou não, são pautadas pela colaboração, pela confiança que cada lado deposita no outro, pelo comprometimento recíproco que um lado tem com o outro.

Leia estes estes artigos:

A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA LIDERANÇA

A CONFIANÇA E A LIDERANÇA EMPRESARIAL 

É assim entre pessoas, é assim no comércio, é assim na vida.

Aos que disserem que os relacionamentos pessoais são muito deferentes, eu respondo que nesses relacionamentos a troca se dá por afeto, mas não deixa de ser uma troca.

Nos relacionamentos comerciais existe, normalmente, a troca de dinheiro por bens ou serviços.

Leia o artigo:

TODOS NÓS SOMOS VENDEDORES

Em todos e quaisquer relacionamentos sempre há uma troca, e esta troca pode e deve ser estudada pelo homem. O estudo das trocas que se realizam no mercado chama-se marketing.

Você sabe criar e manter relacionamentos comerciais? A Merkatus pode ajudá-lo nesta busca, contate-nos.

Construa uma semana excelente.

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que: 1. mantida a autoria; 2. divulgado o autor; e 3. divulgado o endereço do site www.merkatus.com.br

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