QUAL É O PERFIL PARA A SUA EQUIPE?

Nós vivemos em uma era em que uma grande constante que encontramos é a mudança. A mudança chega até na forma como trabalhamos, e também chega na mudança na forma com que mudamos, hoje, a mudança é rápida.

Para que se acompanhe as mudanças é necessário que cada um de nós, fiquemos

– antenados, 
– logados,
– plugados,
– conectados


a uma variedade infinita de informações que disputam nossa atenção, lendo uma revista, escutando um rádio, andando de carro, pesquisando um assunto na Internet.

Toda essa caótica onda de informações reflete-se na forma com que trabalhamos. Hoje se busca trabalhar por equipes, trabalhar em processos definidos e focados.
Busca-se o autogerenciamento, a realização plena do potencial de cada um em prol de uma atividade de equipe que agregue valor ao cliente.

Houve-se o canto da sereia, mas não se sabe de onde vem, nem tampouco para onde leva. A grande dúvida, freqüentemente trazida até mim, é:

– “Como montar uma equipe que funcione?”

Essa questão já tem resposta em um artigo meu intitulado “Como Montar Equipes Que Funcionam?“.

A pergunta adicional, que vem em seguida, é:

– “É, mas qual o perfil ideal para um membro de equipe?”

A minha resposta é que o perfil ideal é aquele que garante seja executado o que for necessário e suficiente para satisfazer e encantar o cliente.

Mas isso ainda não ajuda a você, você quer algo mais prático, não é?

Então vamos apresentar dois perfis que ajudarão a você a definir o perfil da equipe que você quer montar.

Primeiramente vamos a um perfil de membros de equipes, utilizado pela AT&T, que separou o perfil em características e responsabilidades:

 AT&T
1Características do Membro Eficaz de EquipeTrabalha bem com equipes:
– ouve,
– motiva,
– comunica-se efetivamente,
– participa,
– é interessado,
– é cooperativo,
– percebe o interesse de outros,
– trabalha bastante,
– orientado pelo mercado,
– tem senso de humor,
– tem disponibilidade de tempo,
– é pontual,
– resolve conflitos.Muda o “status quo”.Entende as mudanças e é receptivo a elas.Suportado e capacitado pela equipe de gerenciamento.Comprometido com a melhoria da qualidade.Tem instrução e experiência em áreas relevantes do trabalho. 
2Responsabilidade do Membro Eficaz de EquipeCompartilha conhecimento e experiência com a equipe.Não tem medo de fazer perguntas e investigar respostas.Representa sua organização.Entende de dinâmica de grupo.Dá suporte ao líder da equipe e fornece liderança quando apropriado.Troca idéias e encoraja outros a fazê-lo.Negocia o investimento de tempo na melhoria do projeto com seu gerente e o proprietário do processo.Entende o assunto em pauta e os conceitos de qualidade.Aprende e aplica as ferramentas da qualidade apropriadamente.É voluntário para tarefas e completa seu tempo de trabalho com:
– obtenção e análise de dados,
– identifica e implementa soluções,
– escreve o resumo de reunião na sua vez,
– faz apresentações.
  

Já a Santech Industries, Inc – lá só se trabalha por equipes! -, que tem em seu “site” na Internet material de excelente qualidade sobre equipes (em inglês), tem um perfil diferente.

A Santech utiliza-se de avaliação de desempenho, cujas informações e notas obtidas servem para medir as qualidades que fazem os empregados serem valorizados e ajudam a determinar uma adequada escala de remuneração.

Estas são as 5 áreas de avaliação importantes para a Santech e as correspondentes 19 características medidas:

 Santech
1Áreas De Avaliação1. Paixão: é importante que você esteja comprometido com a Santech e tenha um desejo sincero pelo sucesso da empresa.2. Iniciativa: você tem determinação para tocar projetos e o seu trabalho. Você participa com igual determinação na tomada de decisões e dá suas opiniões mesmo você
tendo chance de estar errado.3. Imagem: 
a) Pessoal: a maneira como você se apresenta, como
você interage e é percebido pelos vendedores e pelos
clientes.
b) Ambiente de trabalho: como você dá manutenção nas
facilidades da Santech e de tudo que possa afetar
vendedores e clientes (tais como carros, malas de
ferramentas, etc.).4. Honestidade: você deve ser sempre honesto com os membros das equipes, os vendedores e os clientes.5. Trabalho em equipe: você deve perceber e compreender as diferenças de personalidade entre os empregados. É importante você ajudar cada empregado a obter a
excelência utilizando-se de suas forças e a compensar suas fraquezas.
  
219 Características Medidas01. Participação: participa e verbaliza suas opiniões em reuniões individuais e de equipe.02. Paixão: está comprometido com a Santech e tem um desejo sincero pelo sucesso da empresa.03. Ouvir: está sempre disposto a ouvir a opinião dos outros sem se ofender.04. Suporte: dá suporte às decisões da equipe dentro e fora das reuniões.05. Confiança: responde consistentemente com a verdade e a informação completa, quer seja positiva ou negativa.06. Cooperação: está sempre presente e pronto para ajudar onde e quando a equipe necessitar.07. Suporte individual: disposição em comentar com membros da equipe sobre suas forças e fraquezas. Utiliza-se de uma abordagem direta ao tratar de problemas e jamais fala dos outros pelas costas. 08. Atitude positiva: cumprimenta e responde para as pessoas em um tom agradável, e não se sente desencorajado em situações negativas.09. Inovação: persegue e mantém a mente aberta para melhorias no valor, diminuição de desperdícios, tempo e custos.10. Empowerment: toma decisões apesar do perigo de ser uma decisão errada.11. Foco pessoal: mantém o foco no trabalho, mantendo intervalos, visitas e telefonemas dentro de padrões aceitáveis.12. Satisfação do cliente: responde rapidamente às necessidades do cliente.13. Interdependência: prioriza e organiza seu trabalho baseado nos prazos da equipe.14. Quantidade de trabalho: produz uma quantidade normal de trabalho em dias típicos.15. Qualidade do trabalho: produz trabalho com muito poucos erros.Tem um bom entendimento dos produtos da Santech e como eles estão relacionados com sua área16. Comportamento e Imagem: age e se veste de maneira respeitável e profissional de acordo com padrões estabelecidos para o seu tipo de trabalho.17. Apresentação aos clientes: mantém sua área de trabalho arrumada, carro limpo, mala de ferramentas organizada, o que é agradável aos clientes e vendedores.18. Iniciativa: disposição em tocar projetos e aprender novas habilidades.19. Trabalho em equipe: percebe e entende as diferenças de personalidade entre os empregados. Ajuda cada empregado a obter a excelência utilizando-se de suas forças e a compensar suas fraquezas.
  

Eu creio que as suas as dúvidas a respeito do perfil para a sua equipe ainda permaneçam.

Qual desses perfis apresentados é melhor?

Eu respondo que os dois perfis são bons. Cada um deles preenche uma necessidade de se ter empregados apropriados para a obtenção de resultados esperados em diferentes ramos de negócios, para clientes diferentes, que para duas empresas tão diferentes. Só podiam resultar em perfis diferentes.

E o perfil para a sua empresa, qual seria?

Quais resultados você quer obter?

O que os seus clientes querem, almejam, desejam?

Com que tipo de empregado você vai obter os resultados que você almeja?

Os empregados, que podem dar os resultados que você almeja, são os mesmos que os seus clientes precisam?

Em outras palavras, não há o perfil ideal de empregados ou membros de equipes. Há situações, mercados, empresas, serviços, e este conjunto é que ajuda a determinar o perfil ideal para aquela situação. Esse perfil pode variar com o tempo, também! Basta, por exemplo, as necessidades do mercado mudarem (veja nosso artigo “O Seu Serviço Envelhece?

Façamos todos uma ótima semana!

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que: 1. mantida a autoria; 2. divulgado o autor; e 3. divulgado o endereço do site www.merkatus.com.br

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