Toda a empresa precisa de uma identidade visual para gravar na mente do cliente, para identificá-la, torná-la única.
O logotipo mais famoso é o da Coca-Cola, e sua cor é o vermelho.
Um belo logotipo é o do Carrefour, tem uma seta em azul, à esquerda, outra seta, à direita, em vermelho, e o branco vazado representa um “C”, de Carrefour. As cores azul, branco e vermelho são também as cores da bandeira da França, país sede do Carrefour.
Você já havia percebido que o logotipo do Carrefour é um baita de um “C”, embutido em um quase quadrado? Excelente solução! Eu já vi várias crianças que, lendo o símbolo do Carrefour, mostram duas coisas: que estão se alfabetizando e o acerto da marca, pois até criança lê! Se você não se lembra do logotipo do Carrefour, clique aqui.
Quais são as cores da sua empresa?
O que essas cores representam?
Para facilitar sua escolha e a interpretação, veja, abaixo, o que cada cor representa:
Amarelo: | associa-se com calor, entusiasmo e alegria, é a mais visível das cores. |
Azul: | sugere calma, pureza, serenidade, prestígio, conhecimento e segurança. |
Branco: | transmite idéia de luz, leveza, pureza e frescura. |
Preto: | transmite idéia de sofisticação e elegância. |
Verde | é percebida como da natureza e, por associação, a coisas saudáveis. |
Vermelho: | transmite vitalidade, força e vida. |
O logotipo de sua empresa deve transmitir aos seus clientes uma percepção, pelo símbolos, grafia e cores utilizadas, que permita o casamento dessa percepção com o seu produto ou serviço, realçando ou dando evidência a detalhes que não são ditos, mas são percebidos.
O que o seu cliente busca?
Qual é a percepção que você quer causar em seus clientes?
Que idéia você quer transmitir?
Solidez, rapidez, segurança, confiança, sobriedade, higidez, dinamismo?
Note: o seu logotipo deve aproximar o seu cliente de sua empresa, deve ajudar a torná-la única, deve primordialmente identificá-la.
O logotipo de sua empresa é menos para você, e é mais para o seu cliente, muito embora você tenha, mais do que gostar dele, você tem que aprová-lo e viver com ele por um longo tempo!
Veja os logotipos de empresas famosas e consolidadas: McQuinsey: a maior empresa de consultoria; do Boticário, da Natura, da Amazon, da IBM, da Varig, do Google, do orkut, da TAM, da Sadia.
O que esses logotipos transmitem para você?
Lembre-se: para fechar contratos de R$ 50.000,00 você tem que ter material apropriado, quer seja um cartão de visitas, um menu de um buffet, o cardápio de um restaurante, um “folder”, ou uma proposta.
Não, não basta boa vontade e competência. No mercado, funciona a lei da mulher de Cézar: À mulher de Cézar não basta ser honesta,
tem que parecer honesta!
Da mesma forma, à sua empresa não basta ser competente, tem que parecer competente e organizada.
O seu logotipo e seu material representam uma das portas de entrada do seu negócio, não importa quão sério e competente você e sua empresa sejam, a percepção positiva do seu negócio começa com a qualidade da sua identificação visual.
O seu logotipo, enfim, é uma condição necessária, mas não é suficiente. Sem ele sua empresa não existe, com ele você pode começar a atuar.
Até a semana que vem!
A nossa assinante Lucia Petrelli foi a ganhadora do sorteio do mês de
março de 2003, do livro Marketing em Ação, de Philip Kotler,
Editora Campus. O sorteio mensal é feito entre todos os assinantes
deste Boletim.