por ProdutoXSegmento |
UMA PROPOSTA DE ESTRUTURA DE RELATÓRIO |
1. SÍNTESE |
Qual o resumo do plano de ação que está sendo proposto ? (máximo de uma página) Por quê ? Quais as metas e indicadores que o plano se propõe a atingir ? Como vamos medir essas metas e indicadores ? Qual será a receita ? Qual é o custo do plano de ação ? |
2. Análise e Adequação do Plano de Marketing |
Apresentação das adequações do Plano de Marketing recomendadas, tendo em vista os dados da análise do item 5 do Relatório de Monitoração de Mercado e as considerações do mercado externo e das condições internas da MERKATUS apresentadas no item 6, também do Relatório de Monitoração de Mercado Confrontação com o Plano de Marketing Alteração das premissas Há alguma premissa que precisa ser revista ou incluída ? Qual ? Qual a modificação ou inclusão? Qual o suporte de evidências justificam tal alteração ? Alteração das oportunidades e ameaças Há alguma oportunidade ou ameaça que precisa ser revista ou incluída ? Qual ? Qual a modificação ou inclusão? Qual o suporte de dados e evidências justificam tal alteração ? Alteração das forças e fraquezas Há alguma força ou fraqueza que precisa ser revista ou incluída ? Qual ? Qual a modificação ou inclusão? Qual o suporte de dados ou evidências justificam tal alteração ? |
3. Proposta de Plano de Ação |
Apresentação de proposta de Plano de Ação tendo em vista as alterações havidas no Plano de Marketing e a posição relativa da MERKATUS frente aos concorrentes no Mapa de Valor para o Cliente. Mudança ou inclusão dos objetivos e estratégias Há algum objetivo ou estratégia que precisa ser revisto ou incluído ? Qual ? Qual a modificação ou inclusão? Qual o suporte de evidências justificam tal alteração ? Indicadores atingidos e não atingidos Quais os indicadores atingidos ? Quais os indicadores não foram atingidos ? Quais os por quês ? As mudanças nos objetivos e estratégias vão reforçar alguns dos indicadores ? Com as alterações nos objetivos e estratégias o que se espera em termos de indicadores ? Propostas de novos objetivos, estratégias e Planos de Ação, e suas respectivas medidas de efetividade Proposição dos objetivos, estratégias, planos de ação e respectivos indicadores de efetividade |
Esta proposta de relatório de Plano de Ação está umbilicalmente ligada ao artigo anterior “Monitoração de Mercado: uma proposta de relatório“. Esta proposta de relatório também deve ser considerada como uma primeira aproximação, podendo e devendo ser adaptada às características peculiares de cada empresa, produto e de cada mercado. Mas sem dúvida, é um bom ponto de partida.Bom proveito e até um próximo artigo! |
Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que: 1. mantida a autoria; 2. divulgado o autor; e 3. divulgado o endereço do site www.merkatus.com.br