PLANO DE AÇÃO

por ProdutoXSegmento
 UMA PROPOSTA DE ESTRUTURA DE RELATÓRIO
1. SÍNTESE
Qual o resumo do plano de ação que está sendo proposto ? (máximo de uma página)
Por quê ?
Quais as metas e indicadores que o plano se propõe a atingir ?
Como vamos medir essas metas e indicadores ?
Qual será a receita ?
Qual é o custo do plano de ação ?
 
2. Análise e Adequação do Plano de Marketing
Apresentação das adequações do Plano de Marketing recomendadas, tendo em vista os dados da análise do item 5 do Relatório de Monitoração de Mercado e as considerações do mercado externo e das condições internas da MERKATUS apresentadas no item 6, também do Relatório de Monitoração de Mercado
Confrontação com o Plano de Marketing
Alteração das premissas 
  Há alguma premissa que precisa ser revista ou incluída ?
  Qual ?
  Qual a modificação ou inclusão?
  Qual o suporte de evidências justificam tal alteração ?
Alteração das oportunidades e ameaças
  Há alguma oportunidade ou ameaça que precisa ser revista ou incluída ?
  Qual ?
  Qual a modificação ou inclusão?
  Qual o suporte de dados e evidências justificam tal alteração ?
Alteração das forças e fraquezas
  Há alguma força ou fraqueza que precisa ser revista ou incluída ?
  Qual ?
  Qual a modificação ou inclusão?
  Qual o suporte de dados ou evidências justificam tal alteração ?
 
3. Proposta de Plano de Ação
Apresentação de proposta de Plano de Ação tendo em vista as alterações havidas no Plano de Marketing e a posição relativa da MERKATUS frente aos concorrentes no Mapa de Valor para o Cliente.
Mudança ou inclusão dos objetivos e estratégias
  Há algum objetivo ou estratégia que precisa ser revisto ou incluído ?
  Qual ?
  Qual a modificação ou inclusão?
  Qual o suporte de evidências justificam tal alteração ?
Indicadores atingidos e não atingidos
  Quais os indicadores atingidos ?
  Quais os indicadores não foram atingidos ?
  Quais os por quês ?
As mudanças nos objetivos e estratégias vão reforçar alguns dos indicadores ?
  Com as alterações nos objetivos e estratégias o que se espera em termos   de indicadores ?
Propostas de novos objetivos, estratégias e Planos de Ação, e suas respectivas medidas de efetividade
Proposição dos objetivos, estratégias, planos de ação e respectivos indicadores de efetividade
  Esta proposta de relatório de Plano de Ação está umbilicalmente ligada ao artigo anterior “Monitoração de Mercado: uma proposta de relatório“. Esta proposta de relatório também deve ser considerada como uma primeira aproximação, podendo e devendo ser adaptada às características peculiares de cada empresa, produto e de cada mercado. Mas sem dúvida, é um bom ponto de partida.Bom proveito e até um próximo artigo!

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que: 1. mantida a autoria; 2. divulgado o autor; e 3. divulgado o endereço do site www.merkatus.com.br

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