O NOME PARA A SUA EMPRESA

“Para viajar, basta existir.”

Fernando Pessoa

RESUMO:
Que nomes escolher para a sua empresa?
Veja aqui uma análise de 6 nomes-exemplos, para 3 ramos de atividades. 
Entenda tudo o que um nome carrega por trás da escolha.

O nome da sua empresa é o primeiro item a entrar na cabeça do seu cliente. Ele faz parte, necessariamente, da comissão de frente da sua empresa, em quaisquer atividades. 

O cuidado com a escolha do nome é obrigatório!

Por exemplo, o nome da sua empresa ser composto pelas iniciais do seu nome, o que é muito usual, mas não acrescenta nada, pois nós recomendamos que o nome ajude a dizer aos seus clientes-alvo o benefício que ele encontra na sua empresa.

Só grandes empresas podem se dar ao luxo de ter nomes criados, sem significados prévios: – Kodak,
– Google,
– Yahoo,
– Submarino,
– Zura, e

– outros tantos nomes. 

Ou eles têm verba de publicidade para fazer esse nome novo ser divulgado e conhecido, ou confiam na força da propagação boca a boca que seu empreendimento gerará, o tal do marketing viral… Este é o seu caso?

O nome da sua empresa deve levar em conta:- o perfil dos donos;
– o mercado de atuação da empresa,
– o que se pretende com essa empresa (posicionamento), e
– os seus concorrentes.

O nome da sua empresa já deve dar pistas, ou até mesmo definir o seu ramo de atividade, sob o ponto de vista dos benefícios que o seu cliente recebe da sua empresa. Assim, no contato com o nome da sua empresa, o seu cliente já tem informação de que o desejo dele possa ser atendido pela sua empresa.

O nome da sua empresa sempre é a primeira, grande e última oportunidade de causar uma primeira e boa impressão para os seus clientes potenciais, e uma excelente ocasião para você mostrar, em primeira mão, a sua oferta.

Eu recomendo que você leia o artigo: “O NOME DA SUA EMPRESA DE A a Z

onde você encontrará as 3 regras práticas para compor o nome da sua empresa.

Você quer um nome que reflita o seu negócio para os seus clientes?

Encontrar nomes adequados e que chamam a atenção do cliente potencial, nomes que capturam a atenção do seu cliente, que facilitam e alavancam a apresentação da sua oferta, é uma necessidade (obrigação?) para a construção do sucesso da sua empresa.

Vamos ajudá-lo, hoje, mostrando como os nomes de empresas transmitem percepções úteis e necessárias, bem como ajudam a diferenciar a sua empresa no mercado, posicionando a sua empresa frente ao seu público alvo.

Vamos apresentar uma relação de 3 ramos de atividades com 2 nomes por cada ramo, e uma breve explicação, implicações e possíveis razões para as suas escolhas. 

Vamos aos nomes:

1º) Dupla de nomes para DISK PIZZA

– 001 Disk Pizza 

O nome 001 Disk Pizza parece, a princípio, estranho. Mas pode ser um excelente nome para uma situação especial para o qual foi criado. Vejamos:- uma pizzaria para entregas, 
– localizada em um setor hoteleiro, focada no atendimento de pedidos dos hóspedes desses hotéis, que não querem sair para restaurantes, ou comer nas dependências do próprio hotel,
– essa característica exige da pizzaria chegar, por todos os modos possíveis e imagináveis, ao conhecimento dos seus clientes potenciais,
– nem todos os hotéis permitem ou entregam os prospectos da pizzaria, pois competem com os próprios restaurantes;
– alguns restaurantes entregam gratuitamente aos seus hóspedes esses prospectos da pizzaria, mas alguns só mediante um pagamento antecipado, nem sempre possível.

A colocação do disk pizza, com o início do nome com 001, faz ou possibilita que nas listas telefônicas, nas páginas amarelas, a figuração desse disk pizza esteja nas primeiras colocações, independentemente do pagamento de publicidade, o que confere uma boa visibilidade e os correspondentes resultados com essa colocação do 001 no nome. 

– DiskPizza a Jato
Este nome por si identifica uma pizzaria que promete rapidez no recebimento e na entrega dos pedidos dos seus clientes, o que o nome indica é o próprio diferencial desse disk pizza: rapidez. Simples, direto e objetivo.


2°) Dois nomes para empresas de eventos


– Haute Société Eventos

O nome em francês confere certo ar de elegância, sofisticação e de exclusividade, mesmo porque poucas pessoas dominam este idioma, que está ligado à elegância, às “coisas” refinadas. Este nome posiciona esta empresa como atingindo um público classe A, mas ao mesmo tempo afasta, ligeiramente, de eventos empresariais.

– Requinte Eventos
O nome da empresa mostra e evoca uma característica de certa sofisticação, mas não tão forte quanto o anterior, indicando um posicionamento dirigido à classe B, preferencialmente. Este nome é neutro para eventos comerciais, podendo estes eventos estar dentro de seu foco de atuação.


3º) Dois nomes para empresas de criação de software


– AntropoSoft
Este nome, pela sua origem, traz a lembrança do homem, sua saga, e o seu desenvolvimento ao longo das eras. Indica uma empresa centrada no desenvolvimento de aplicativos centrados no uso pelo homem, indicando e proporcionando a facilidade de uso ao ser humano.

– MacroSoft
Este nome se contrapões à Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de desenvolvimento de software do mundo. Este nome, por si só, já indica uma oposição aos conceitos e processos utilizados pela Microsoft, podendo ser bastante adequado a empresas que trabalham no segmento de softwares abertos e livres.

Você percebeu, pelos exemplos acima, como a escolha do nome da sua empresa ajuda a indicar e esclarecer o seu público-alvo sobre o que vai encontrar lá?

Quer saber mais? 

Quais regras os bons nomes de empresa devem seguir?

Complete o nome escolhido para a sua empresa com um bom áudio-cartão

Quer saber mais? Como se chega a alguns bons nomes? Leia este artigo.

Você e sua empresa precisam de um nome? Você obtêm o nome que você precisa e quer, através do nosso serviço de sugestão de nomes, onde você encontrará um que:- agradará a você, e 

– ficará gravado na cabeça dos seus clientes. 

A distância entre você e a solução que você precisa, busca, quer e deseja, está a um clique…

Se é isso que você busca e precisa, nomes ideais para a sua empresa, que tal conversarmos um pouco sobre isso? 

Você quer um bom nome para a sua empresa?

Veja aqui os dados que precisamos e as condições de prestação desse serviço.

Contate-nos, sem compromisso.

Leia também a nossa página de PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços.

Faça uma boa semana.

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que: 1. mantida a autoria; 2. divulgado o autor; e 3. divulgado o endereço do site www.merkatus.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.