MEDO DO MARKETING?

Você tem receio do marketing?

Marketing soa a você como uma atividade não muito ética?

Eu também tive receio do marketing. Marketing me soava como uma atividade não muito ética! E em pouco menos de 5 anos eu mudei: do receio à uma pós-graduação em marketing. 

Eu pude constatar que o marketing atual é uma atividade ética, profundamente enraizada no atendimento às necessidades das pessoas. Uma atividade que agrega valor à sociedade! Eu sinto-me participante da construção de uma sociedade mais justa e ética, trabalhando com marketing!

Se você tem os receios sobre marketing apontados acima, este artigo é para você!

O marketing de hoje é não somente ético, é também um instrumento para que as pessoas tenham suas necessidades atendidas.

Se você tem medo de aplicar conceitos de marketing, esse medo leva você a se distanciar do mercado. E esse preconceito prejudica não somente você, mas prejudica também o mercado que fica privado dos seus excelentes serviços.

Hoje o marketing abandonou o foco na oferta e tem um enfoque oposto: o marketing atual parte das necessidades do cliente (mercado) para definir o que vai ser produzido. O foco hoje é a demanda, o que a sociedade deseja e necessita. O marketing atual tem foco na demanda!

O marketing de hoje trata de descobrir as necessidades do mercado (ou parte deste) e atendê-las. O marketing de hoje centra-se nas necessidades do mercado, não no que você ou sua empresa fazem.

E o marketing não tem fórmula mágica, nem tampouco varinha de condão, que transforme seu negócio, da noite para o dia, em um sucesso retumbante. É necessária inspiração e muita transpiração!

Os conceitos do marketing são simples, mas não são tão fáceis suas aplicações.

ESTE É O SEU FOCO
A melhor idéia de marketing que eu posso transmitir aqui e agora, já, é: o foco é o que o seu cliente quer, deseja, necessita, almeja. Isso representa uma solução ou a satisfação de uma necessidade ou desejo.
O QUE VOCÊ NÃO PODE FOCAR
O foco do marketing não é, definitivamente, o que você produz ou faz! Esta forma representa o velho marketing, representa custos e despesas. Os seus possíveis clientes fogem de despesas e custos. Você fica parecido com os vendedores antigos, que empurravam o que tinha sido fabricado.

Mas vamos dar uma receita, que vai exigir esforços e suor. Faça o seguinte: 

1Escolha um resultado que você quer alcançar, por exemplo: aumentar as vendas em 10% ou aumentar o número de clientes em 15%. A escolha é sua. Mas antes de iniciar, meça como você está, o patamar onde você se encontra, para poder comparar depois. Quem não mede, não gerencia, e quem não gerencia não aprende! 
2Leia e se informe sobre marketing, em especial leia sobre o “como” obter o resultado que você escolheu. O próprio “site” da Merkatus tem vários tópicos valiosos. Obtenha o conhecimento necessário para iniciar: livros, cursos, revistas, consultoria. Aprenda e apreenda. 
3Vá à luta! Entre no mercado. Sem receios. Aplique o que você aprendeu. Trabalhe duro. O método mais antigo de aprendizagem é a tentativa e o erro. O erro propicia a experiência. Seja humilde para aprender com os erros. Experimente.
4Meça o novo patamar alcançado. Qual o resultado alcançado? 
 Analise o que deu certo e o que deu errado. Lembre-se: 
5 a – celebre os resultados positivos, aumentando os esforços no que deu certo, e 
b – aproveite os resultados negativos como uma excelente e única oportunidade de aprendizagem. 
 Volte à etapa 1. 

Entre em contato conosco e relate as suas experiências e os resultados obtidos. Tire suas dúvidas sobre as estratégias para obter e manter mais e melhores clientes.

Até a próxima semana!

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que: 1. mantida a autoria; 2. divulgado o autor; e 3. divulgado o endereço do site www.merkatus.com.br

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