A Lei Do Retrovisor

Você batalhou um tempão e conseguiu o sucesso: colocar sua empresa no mercado como uma das melhores. Agora, você crê, pode pendurar as chuteiras e desfrutar.

Engano, grande engano.

Há um ditado popular que diz que o preço da liberdade é a eterna vigilância. Com o sucesso não é nem um pouco diferente.

Para continuar com o sucesso é necessário trabalho, muito trabalho. E é necessário aprender, aprender muito.

O que trouxe você até aqui, as suas ações que lhe permitiram o sucesso, já são conhecidas, o mercado já conhece, os concorrentes já copiaram, os clientes já se acostumaram. O que trouxe você, e a sua empresa até aqui, envelheceu! Leia nosso artigo “O Seu Serviço Envelhece?

Uma das atitudes mais difíceis de serem incorporadas e tomadas, pelo empreendedor de sucesso, é o abandono do que deu certo. Não é o orgulho – saudável – por haver triunfado no mercado, que causa esta dificuldade. 

Essa dificuldade de abandono do que deu certo vem, fortemente, dos sentimentos ligados, ou próximos, da humildade, da disposição em aprender, da disposição em apreender as novas facetas que se apresentam a cada momento neste mundo que muda pelas nossas próprias ações, e pelas ações de todos os participantes da vida, pessoas e organizações.

Não é a toa que a definição que eu uso de competência é– prontidão ou capacidade de resposta às necessidades organizacionais: desenvolvimento, comprometimento e obtenção de resultados desejados ou acordados. 

Competência é estar pronto – capacitado em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes – a dar respostas às necessidades mutáveis da sua empresa – já que o mundo à sua volta está em constante mudança -, em termos de desenvolvimento, comprometimento e obtenção dos resultados desejados.

O que trouxe você até aqui, só vai deixar você aqui. E ficar aqui quer dizer ficar parado, estagnado!

A LEI DO RETROVISOR: Dirigir olhando o retrovisor 
não nos leva para frente.

Esta Lei é um caminho percorrido, com relativa freqüência, por empreendedores como você: o sucesso, que justificadamente dá orgulho, não pode tirar a humildade do aprendizado contínuo.

O seu sucesso, como empreendedor, agiu e modificou:

  • o empreendedor: você,
  • as pessoas que trabalham com e para você;
  • o seu mercado de atuação,
  • os seus concorrentes,
  • os seus clientes e
  • os seus clientes potenciais.

Com todas estas mudanças, esperar que o que deu certo no passado continue dando certo hoje e amanhã, é o mesmo que acreditar em Papai Noel, gnomos, etc. e tal.

Esta Lei serve para exigir uma leitura constante do ambiente onde a sua empresa atua e a correspondente ação: adequação da sua ação estratégica sobre o mercado às novas condições encontradas, a cada passo, sempre.

Manter estratégias não deixa você e sua empresa parados, ficar parado significa ficar para trás, a menos que você atue num mercado estagnado, sem competição.

A cada instante, uma nova batalha. Deitar na cama do sucesso é esperar a morte; certa!

Há um corolário desta Lei:

Corolário da LEI DO RETROVISOR: Os erros de hoje foram provocados pelas ações do passado. Repetir as ações do passado só faz aumentar os erros.

E você? 

Você está lendo o ambiente onde sua empresa atua e compete?

Você está deitando na cama do sucesso?

Até um próximo artigo!