A Lei Da Sapataria

Quando se abre um negócio temos que pensar no mercado que vamos atender.

Não importa o que você gosta, o que importa é o mercado que você vai atender. 

Você tem que focar, antes de abrir o seu negócio, o que você gosta, e abrir seu negócio com algo que seja agradável para você. Leia o nosso Boletim Eletrônico Semanal “O SEU FOCO PESSOAL”. Mas depois de abrir, não importa mais o que você gosta, o que vale é o que o cliente quer, o que o mercado demanda!

Eu apresento a A Lei do Sapataria:

A LEI DA SAPATARIA: Para abrir uma sapataria é necessário que se tenha SAPATOS!

Lei da Sapataria reflete essa realidade translúcida, que muitos se esquecem, em um comportamento míope: sem sapatos não como abrir uma sapataria. Esse comportamento, frequentemente, é fatal para a sobrevivência do negócio.

Esta também é uma lei inexorável!

Portanto para:

  • cada número de sapato que você não tenha;
  • para cada tipo de sapato que você não tenha;
  • para cada cor de sapato que você não tenha;
  • para cada acessório que você não tenha;

o cliente vai buscar no concorrente! 

Cada vez que o cliente vai buscar no concorrente porque não encontrou na sua loja:

  • o seu lucro diminuiu,
  • diminui a percepção favorável do seu cliente quanto à variedade da sua loja,
  • aumenta a satisfação do seu cliente com o concorrente,
  • melhora a propaganda boca a boca do seu concorrente (e piora a sua),

e esse conjunto de fatores faz com que seu negócio, ao longo do tempo, possa definhar, desaparecer, sumir. 

Pode parecer absurdo, mas a realidade nos informa seguidamente que, enquanto na natureza:

Jaboticabeira só dá jabuticaba!

No mundo dos negócios:

Nem sempre padaria tem pão, nem sempre churrascaria tem carne!

E o seu negócio, como você vai montar o seu negócio?

O seu negócio tem o que deve ter? 

O seu negócio tem o que o mercado demanda? 

O seu negócio tem o que os seus clientes querem, buscam ou desejam? 

Até uma próxima oportunidade!