Quando se abre um negócio temos que pensar no mercado que vamos atender.
Não importa o que você gosta, o que importa é o mercado que você vai atender.
Você tem que focar, antes de abrir o seu negócio, o que você gosta, e abrir seu negócio com algo que seja agradável para você. Leia o nosso Boletim Eletrônico Semanal “O SEU FOCO PESSOAL”. Mas depois de abrir, não importa mais o que você gosta, o que vale é o que o cliente quer, o que o mercado demanda!
Eu apresento a A Lei do Sapataria:
A LEI DA SAPATARIA: Para abrir uma sapataria é necessário que se tenha SAPATOS!
A Lei da Sapataria reflete essa realidade translúcida, que muitos se esquecem, em um comportamento míope: sem sapatos não como abrir uma sapataria. Esse comportamento, frequentemente, é fatal para a sobrevivência do negócio.
Esta também é uma lei inexorável!
Portanto para:
- cada número de sapato que você não tenha;
- para cada tipo de sapato que você não tenha;
- para cada cor de sapato que você não tenha;
- para cada acessório que você não tenha;
o cliente vai buscar no concorrente!
Cada vez que o cliente vai buscar no concorrente porque não encontrou na sua loja:
- o seu lucro diminuiu,
- diminui a percepção favorável do seu cliente quanto à variedade da sua loja,
- aumenta a satisfação do seu cliente com o concorrente,
- melhora a propaganda boca a boca do seu concorrente (e piora a sua),
e esse conjunto de fatores faz com que seu negócio, ao longo do tempo, possa definhar, desaparecer, sumir.
Pode parecer absurdo, mas a realidade nos informa seguidamente que, enquanto na natureza:
Jaboticabeira só dá jabuticaba!
No mundo dos negócios:
Nem sempre padaria tem pão, nem sempre churrascaria tem carne!
E o seu negócio, como você vai montar o seu negócio?
O seu negócio tem o que deve ter?
O seu negócio tem o que o mercado demanda?
O seu negócio tem o que os seus clientes querem, buscam ou desejam?
Até uma próxima oportunidade!
SERVIÇOS: As Expectativas Dos Clientes
SERVIÇOS: As Expectativas Dos Clientes
SERVIÇOS: As Expectativas Dos Clientes
DEFINIÇÃO DE MARKETING, OBJETIVO DO MARKETING
COMO PRECIFICAR SERVIÇOS?