A 1º Lei da Competição

A 1º LEI DA COMPETIÇÃO é conhecida, na sua essência, por praticamente todos os empreendedores.

A grande maioria, quando defrontada com esta lei, diz conhecê-la!

Mas, é aquela história, sempre tem um mas! Mas é a mais esquecida das leis. E o custo do esquecimento desta lei é sua empresa ficar parada. Hoje, quando uma empresa não progride, fica comendo poeira das que estão, em disparada, disputando seu pedaço de fatia do mercado. Ficar parado significa ficar para trás!

Vamos a A 1º LEI DA COMPETIÇÃO:

1º LEI DA COMPETIÇÃO: Sem vantagem competitiva não há competição!

Pois é isso mesmo, ou você tem um diferencial percebido pelos seus clientes ou você está fora da luta pelo participação no mercado.

E o mercado é cruel, a empresa que não agrega valor a acionistas, clientes e empregados está com os dias contados, morreu e só falta enterrar, se já não estiver enterrada. Sem vantagem competitiva quaisquer empresas estão fadadas à morte!

E a A 1º LEI DA COMPETIÇÃO tem um corolário que serve de alerta a vários empreendedores adormecidos:

Corolário da 1º LEI DA COMPETIÇÃO: Sem vantagem competitiva sua empresa não compete, sobrevive!

Este corolário diz que sobreviver, fechar as contas por mais um dia, não resolve.

É necessário que sua empresa agregue valor para:

– os empregados, pois estes produzem o que seus clientes compram (vide a LEI DO ESPELHO); 

  • os clientes, é necessário agredir o mercado com ofertas que o mercado deseja, almeja, necessita, clama … 
  • os acionistas, sob a forma de retorno do capital, que traga lucro para o acionista, afinal lucro é o sangue de qualquer empresa (lucro não é de forma alguma o objetivo final, mas muitos o consideram assim!); 
  • a sociedade, como um membro desta, co-participante da construção de um mundo melhor!

Portanto, encontre vantagens competitivas, algo que não seja facilmente reproduzido ou copiado pelos seus concorrentes, algo que sua empresa esteja capacitada a fazer, algo que o mercado busca e quer, e entre na luta por aumentar sua participação neste mercado, entre na competição!

Até uma próxima!

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

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