INSTRUÇÕES PARA O SUCESSO

“A chave do sucesso nos negócios é reservar
oito horas por dia para o trabalho e
oito horas para dormir, e
ter a certeza de que não são as mesmas”

Autor desconhecido

RESUMO:
“O SUCESSO é algo perseguido por inúmeras pessoas, que vivem sonhando, esquecendo-se de colocar a mão na massa. O sonho é necessário, mas a ação de ir em busca do sonho é essencial.
Como perseguir, na prática, a realização do seu sonho de SUCESSO?
Aqui você encontrará a resposta analisada passo a passo.” 

A fórmula mágica do seu sucesso é simples, direta: “é ter conseguido resultados excelentes no passado, que encadeados e somados, permitam a construção de algo que lhe garanta reconhecimento, hoje.” 

Portanto, para você ter sucesso, basta montar um plano consistente, e fácil de ser seguido, que o ajude a conseguir estes excelentes resultados, ao longo do tempo.

Vendo desta forma o sucesso é uma sucessão de boas escolhas alinhadas e levadas a cabo com um plano original fácil de ser seguido (pode não ser simples!).

Desta forma, o sucesso, qualquer que seja a sua definição individual dele, pode ser seguido e perseguido, bastando compreender como ele acontece.

Vamos nos ater à nossa primeira frase, do primeiro parágrafo: “Sucesso é ter conseguido resultados excelentes no passado, que encadeados e somados permitam a construção de algo que lhe garanta reconhecimento, hoje.”

Vamos dissecar para você cada um dos componentes da frase acima:– conseguir resultados excelentes no passado;

– que encadeados e somados;

– permitam a construção de algo;

– que lhe garanta reconhecimento;

– hoje.

1º – CONSEGUIR RESULTADOS EXCELENTES NO PASSADO
O bter resultados excelentes no passado significa fazer escolhas do que deve ser feito – escolher o que fazer corresponde também a escolher o que deve ser abandonado – e, em cada uma das escolhas, partir para a luta da obtenção dos resultados esperados.

Obter resultados esperados não significa obter de imediato esses resultados, mas ter a persistência e a determinação para perseguir os resultados que se deseja obter, e aprender com o que der errado, em cada uma das tentativas que resultarem insucesso.

Este componente do sucesso exige tanto a inspiração da escolha do que deve ser tentado e feito, como a transpiração do empenho na obtenção do resultado esperado, desejado e necessário.

2º – QUE ENCADEADOS E SOMADOS
O s resultados não podem ser aleatórios, mas sim fazer parte de um todo coerente, previamente planejado, e que encaminham, se dirijam, quando somados, ao alvo que você se propôs a atingir em seu plano original.

3º – PERMITAM A CONSTRUÇÃO DE ALGO
O s resultados excelentes, encadeados e somados, representam algo planejado, perseguido e significativo para o que você se propôs.

4º – QUE LHE GARANTA RECONHECIMENTO
E stes resultados planejados, perseguidos e significativos para alguém têm que lhe permitir o seu reconhecimento pela sua consecução, para permitir a celebração do seu feito.

Este reconhecimento pode ter origem:

– interna: você se considera um sucesso, pois obteve o sucesso no seu planejamento; ou 

– externa: quando você é reconhecido, por uma pessoa ou uma coletividade, pela significância dos resultados que você alcançou.

Estas duas origens de reconhecimento não são excludentes.

5º – HOJE
Este pequeno detalhe, o HOJE, permite a você se defrontar com a mais crua das realidades: o sucesso no passado, quando passado, não mais garante o SUCESSO de hoje.

Você tem que persistir, a cada momento, na obtenção dos resultados esperados, mesmo quando o SUCESSO já chegou, para garantir o SUCESSO de amanhã, antes que ele se torne uma simples lembrança.

Nós percebemos que estas cinco instruções podem ser consideradas por você, como insuficientes para o sucesso, pois as escolhas que você faz podem ser determinantes na obtenção do sucesso. 

Lembre-se que os resultados não aparecem, obrigatória e naturalmente, na sua primeira tentativa.

Após cada tentativa pode ter havido o acerto ou o erro. Ambos fazem parte da sua experiência única.

Acertar é humano. Persistir no acerto é competência.

Há que se persistir no acerto, até obtê-lo:– tendo a humildade de aprender, 
– confrontando-se com a realidade,
– submetendo o seu sonho à realidade do seu caminho,
– fazendo novas e seguidas escolhas (inspiração) e
– partir em busca dos resultados esperados (transpiração), 

num ir e vir constante, até a obtenção, parcial, através dos resultados intermediários, e total, o objetivo final, aquilo que você busca e você define como SUCESSO.

Mas tenha a certeza de uma verdade: o sucesso sempre estará dentro de você. A sua determinação, a sua vontade e a sua persistência é que permitirão você alcançar o sucesso. Ou o fracasso, com todos os pontos intermediários.

Para perseguir o seu sucesso há outras características necessárias:1. Você saber quem você é;

2. Você saber onde você está;

3. Você saber onde você quer ir;

4. Você planejar a sua caminhada;

5. Você ir à luta;

6. Você aprender caminhando;

que é a base da autoliderança.

Faça o TESTE DE AUTOLIDERANÇA.

Se você quiser saber mais sobre estes seis Comportamentos, Habilidades e Atitudes (os CHA) necessários ao seu sucesso, recomendamos a leitura do artigo:

O CHA Do Empreendedor

que, em conjunto com este artigo de hoje, dão uma excelente base para a construção do seu SUCESSO.

Se os seus esforços na construção do seu SUCESSO (naquilo que sucesso significar para você) não têm obtido os resultados desejados, a Merkatus pode ajudar. Contate-nos já.

Construamos, a cada semana, uma semana de sucesso.

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

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