EMPREENDEDORES: A Lição Esquecida (I)

“A era do progresso começou com a esperança – 
e termina com ansiedade.”

Gary Hamel, in ‘Liderando A Revolução’,
Editora Campus, 2000.

RESUMO:
Empreender é a palavra da atualidade. Ensina-se EMPREENDEDORISMO
decompondo o “todo” em comportamentos, atitudes, habilidades e processos necessários ao empreender. Isto é bom e necessário. Na decomposição perde-se a noção do todo. Este artigo dá uma contribuição à recuperação deste “todo”, qualquer que seja a decomposição adotada.

Há inúmeros livros, cursos e apostilas que trazem os milagres e as soluções mágicas para os empreendedores. É o elixir da longa vida ou a pedra filosofal do início século XXI.

Os empreendedores deixam de aproveitar A Lição Esquecida, que é de uma clareza e de uma verdade tão cristalina, tanto que se assemelha a um ovo de Colombo.

Todos falam em Comportamentos, Habilidades, Atitudes (CHA), dentro da taxionomia de Bloom, ou até de Gagnè, e de Processos, mas escorregam, frequentemente, em um conjunto de perfi que confunde jabuticaba com ouriço do mar, juntando-os para fazer parte da mesma “cesta de cereais”!

Para quem quiser, leia o BES anterior:

O CHA Do Empreendedor

Uma crítica pouco ouvida é a decomposição ou o desdobramento do empreendedorismo em uma série de características, com o foco nas pessoas dos empreendedores realizados ou de sucesso. Como se o todo fosse somente a soma das partes, o que não é verdade, mas, reconheçamos, é efetivamente é um bom começo.

O que, raramente, se enxerga, é que há “A Trilha Menos Percorrida”, que é mandatória, obrigatória, essencial a todos e quaisquer negócios, aquilo que faz com que o empreendimento seja um sucesso, faz com que o empreendedor se sinta realizado.

Eu sei que você deve estar curioso. Eu também estaria. Mas se esta introdução não fosse feita para mostrar a necessidade premente de se passar a informação, contida em uma única frase que junta de uma forma justa todos os perfis e processos, a todos os empreendedores, a frase passaria em branco.

Ela é simples, relativamente comum. Só que poucos percebem e perceberão a veracidade e o alcance do conteúdo da frase. E muito poucos, pouquíssimos, a aplicam.

Você, aliando o conhecimento desta frase com a sua aplicação nas decisões e ações, pode ter um diferencial sobre a maioria dos seus concorrentes.

Sem mais delongas, a frase, a essência de todos e quaisquer negócios, inclusive o seu, a frase que responde às seguintes indagações:

– Qual o segredo do sucesso?

– Como eu faço para ter sucesso no meu empreendimento?

– O que eu faço para conservar o sucesso do meu empreendimento?

Note que o empreendimento pode ser:

– uma carrocinha de cachorro quente ou um hospital de primeiríssima linha;

– uma padaria nos arredores de uma cidade pequena ou uma grande rede mundial de lanchonetes;

– o segredo de obter e manter um emprego ou a estratégia de uma corporação multinacional.

Esta frase simples responde a cada uma destas perguntas:

– “Qual a missão do meu empreendimento?”

– “Qual é o objetivo do meu empreendimento?”

– “Que estratégia eu devo usar?”

– “O que eu devo fazer para alcançar o sucesso?”

O segredo do seu sucesso e da sua realização, e de todos e quaisquer empreendedores, é um processo assim definido:

“A habilidade de satisfazer os desejos e as necessidades dos meus clientes, melhor que os meus concorrentes, sempre.”

Repetindo, este é o segredo do sucesso e da realização profissional de micros, pequenas, médias e grandes empresas, e das grandes corporações multinacionais, bem como dos indivíduos, pessoalmente:

“A HABILIDADE DE SATISFAZER OS DESEJOS E AS NECESSIDADES DOS MEUS CLIENTES, MELHOR QUE OS MEUS CONCORRENTES, SEMPRE.”

Na semana que vem explicaremos a essencialidade de cada um dos componentes existentes nesta frase-estratégia. 

Se a sua empresa precisa focar a essencialidade do seu negócio, a arte de obter e manter clientes, a arte de fazer mais e melhores negócios, a Merkatus pode ajudá-la. Contate-nos já.

Lembremo-nos de construir ativamente uma excelente semana!

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que: 1. mantida a autoria; 2. divulgado o autor; e 3. divulgado o endereço do site www.merkatus.com.br

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