E-MAIL MARKETING: VANTAGENS

“Uma coisa é a sua empresa acreditar
que está fazendo o melhor pelos seus clientes, 
outra completamente diferente é o seu cliente acreditar nisso!”

In “Value-Based Marketing For Bottom-Line Success”,
de J. N. De Bonis, E. Balinski, e P. Allen , 2002, McGraw Hill.

RESUMO:
Quais as vantagens do marketing feito por e-mail?
Apresentamos 10 razões para você utilizar esta ferramenta.” 

O marketing feito por e-mails é uma das mais poderosas ferramentas para construir rapidamente o seu negócio, aumentar a sua participação no mercado. Tudo isso a custos muito baixos. No entanto esta ferramenta é pouco utilizada e, quando utilizada, frequentemente, é mal utilizada.

Como em todas as nossas atividades, somos partidários da utilização ética do marketing por e-mail. O envio de e-mails não solicitados, ou “spam”, é prática no mundo virtual e uma praga que assola as caixas postais de qualquer pessoa neste mundo que se encurtou.

A utilização responsável do marketing por e-mail é também uma prática pouco conhecida e difundida e, por isso, várias pessoas e empresas, sem saber, estão fazendo “spamming”, cujos resultados não só não ajudam, como atrapalham e provocam a morte de alguns empreendimentos que se utilizam dessa prática.

Mas quais são as vantagens do marketing responsável por e-mail?

1. É muito mais rápido que uma correspondência, e tão rápido quanto um telefonema.

2. Você não precisa ficar confuso com os fusos horários para dar telefonemas, pois a Caixa de Entrada funciona como uma secretária eletrônica, armazenando os e-mails, tanto no provedor, como no próprio micro do cliente.

3. O seu cliente não é obrigado a ler quando, ou enquanto, estiver ocupado com outros afazeres, portanto incomoda menos que um telefonema, pois respeita o tempo do seu cliente potencial. A isto se chama interatividade com respeito.

4. O custo do envio de e-mail é praticamente nulo, principalmente tendo em vista o elevado potencial de ganhos: obtenção e manutenção de clientes ativos.

5. Você pode começar a receber contatos e pedidos minutos depois do envio.

6. Você elimina os custos de impressão e postagem para colocar a sua oferta junto aos seus clientes.

7. As dúvidas, e os respectivos esclarecimentos, podem ser trocados rapidamente, sem custos adicionais, e a uma velocidade muito maior do que o envio de correspondência física.

8. É uma maneira rápida de se manter em contato permanente com os clientes, numa comunicação aberta para ambos os lados, permitindo cultivar um relacionamento de longo prazo, mantendo viva a relação comercial: você entendendo as mudanças nas demandas dos seus clientes e eles tendo acesso às suas ofertas.

9. Você envia os seus e-mails a uma clientela que já se manifestou o seu interesse em receber as suas ofertas (lista “opt-in”).

10. A sua comunicação pode e deve ser personalizada, tratando o cliente pelo nome.

Uma lista “opt-in” é uma relação de e-mails e outros dados dos seus clientes potenciais que é utilizada para o envio das suas ofertas. Essa lista é conhecida por “opt-in” porque todas as inclusões são feitas exclusivamente com a permissão de cada cliente potencial.

Esta é a principal diferença entre um e-mail responsável – aqueles que as pessoas optaram por receber de livre e espontânea vontade – e o “spam”, que recebemos como uma intromissão em nossas caixas postais: batem à nossa porta, entram e nunca se apresentaram.

Sob o ponto de vista de marketing é a diferença entre ser bem recebido ou ser considerado um intruso. Convenhamos, em termos de RECEPTIVIDADE, isto faz toda a diferença!

Na semana que vem traremos dicas de como montar uma lista “opt-in” para a sua empresa iniciar o marketing por e-mail. 

Leitura complementar:

Os Seus “E-mails” São Lidos? (I)

Os Seus “E-mails” São Lidos? (II)

Os Seus “E-mails” São Lidos (III)

Os Seus “E-mails” São Lidos (IV e último) 

A Atenção E O Marketing (I)

A Atenção E O Marketing (II)

A Internet E A Atenção

Se sua empresa precisa lançar pontes para chegar e se manter em contato com os seus clientes e clientes potenciais, de forma rápida, eficaz e barata, a Merkatus pode ajudá-la. Contate-nos já.

Vamos construir, dia a dia, uma semana melhor! 

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que: 1. mantida a autoria; 2. divulgado o autor; e 3. divulgado o endereço do site www.merkatus.com.br

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