Dicionário de Marketing

J-O

Key AccountConta chave, conta importante para uma empresa
Key Account ManagerGerente de contas chave, diferentemente do gerente de produto, o foco deste é a na manutenção e no desenvolvimento do relacionamento comercial com o cliente. Ver Trade Marketing.
Macroambiente:Os ambientes sociais considerados na elaboração do plano de marketing, a saber: demográfico, econômico, natural, tecnológico, político e cultural.
Marca:
Um nome, sinal, design, símbolo ou quaisquer outras características que sirvam para diferenciar de forma distinta os produtos dos demias produtos dos concorrentes.
Marketing concentrado:
Estratégia de ataque a um mercado, no qual se busca conquistar uma grande participação em um ou mais segmentos, com um único composto de marketing.
Marketing de nichoEstratégia de ataque a uma parte do mercado, através de uma segmentação bastante estreita, visando atender um grupo pequeno desse mercado, com um composto personalizado e específico para o nicho.
Marketing de relacionamento:Marketing, que ao invés de “fechar uima venda” aproveita a oportunidade da primeira compra para iniciar um relacionamento duradouro, objetivando obter dados sobre as necessidades e desejos do cliente, ao longo do tempo, e partilhar o poder de compra do cliente ao longo de sua vida.
Marketing diferenciado:Estratégia de marketing de ataque no qual se busca atingir o mercado como um todo, ou parte deste, através de seus vários segmentos com ofertas diferentes para cada um desses segmentos – o composto de marketing é específico para atender as necessidades de cada segmento. 
Marketing direto:Um sistema utilizado pelas empresas comunicando-se diretamente com os seus clientes potenciais de forma indiscriminada, buscando uma resposta ou uma transação.
Marketing indiferenciado:Estratégia de ataque a um mercado no qual se busca atingir vários segmentos do mercado com uma única oferta.
Marketing:Definição: o estudo das trocas no mercado.
Objetivo: (1) obter e manter clientes.
             (2) regular a oferta com a demanda.
Matriz BCG:Matriz para análise de portfólio criada pelo Boston Consulting Group. Nesta matriz os produtos podem ser classificados como ‘Vaca Leiteira’, ‘Abacaxi’, ‘Estrela’ ou ‘Ponto de Interrogação’.
Matriz de Ansoff:Matriz que ajuda a posicionar ou lançar produtos novos e atuais em mercados novos ou atuais. 
Maturidade (CVP): Fase em que um produto atinge o pico de vendas e estas tendem a declinar.
Mercado alvo:Sub-conjunto de integrantes do mercado que fazem parte do grupo que a empresa decidiu atender.
Mercado:Conjunto de clientes e não clientes atuais e futuros.
Migração do valor:Conceito instituído por Adrian J. Slywotzky, em seu livro homônimo, mostrando como o valor para os clientes migra ao longo do tempo, e como isso afeta os concorrentes, que surgem de lugares não imaginados.
Mix:Ver COMPOSTO.
Moda:Um estilo, em um dado campo de consumo, que seja, atualmente, popular ou aceito.
Motivação:Desejo, força, necessidade ou outra característica interna à cada pessoa que a leva a buscar a sua satisfação.
Necessidades:Bens ou serviços que os clientes necessitam para sobreviver.
Nicho:Um segmento pequeno que demanda uma oferta específica de produto ou serviço.
Objetivos do marketing:Os objetivos do marketing referem-se sempre a dois aspectos: produto (composto) e mercado (participação).