Dicionário de Marketing

A-C

4 CsO composto do marketing, visto sob a ótica do cliente, a saber, a definição do valor para o Cliente, do menor Custo, da Conveniência e da Comunicação.
4 PsO composto do marketing, visto sob a ótica do vendedor, a saber, a definição do Produto, do seu Preço, Promoção e da Praça.
Adoção:Processo pelo qual uma pessoa ou organização inicia o uso de um produto ou serviço.
Adotantes iniciais:Aqueles que seguem ou imitam os inovadores e são importantes para a adoção pelos demais grupos.
Adotantes inovadores:O primeiro segmento da população a adotar um novo produto ou serviço. 
Adotantes maioria inicial:Um grande grupo que segue os Adotantes iniciais.
Adotantes maioria tardia:O outro grande grupo que segue os adotantes da maioria inicial.
Adotantes retardatários:A última parte da população a adotar.
Análise de mercado:Atividade que visa obter a direção das mudanças que provavelmente vão afetar os mercados e a demanda de produtos e serviços de uma empresa. Ver Macroambiente.
Análise de portfólio:O processo feito para se detectar as diferentes contribuições dos componentes de um portfólio sob o ponto de vista da satisfação dos clientes, do nível de concorrência, da participação no mercado ou segmento. 
Auditoria de marketing:A análise do macroambiente: do produto, dos clientes, do mercado e dos concorrentes para elaboração do plano de marketing
Benefícios:Atributos ou conjunto destes que represente atendimento a desejos de um segmento ou mercado ou, ainda, o atributo que motiva o comportamento de compra.
Canais de distribuição:Meios que são utilizados para fazer com que os produtos e serviços saiam do produtor e cheguem a cliente final. São os meios utilizados para se definir o P Praça (um dos 4 Ps do marketing).
Ciclo de vida do produto (CVP):Descreve qual o estágio ou a fase em que um produto se encontra. Ver Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.
Cliente:Aquele que compra bens ou serviços, para si ou para presentear.
Comercialização:Estágio em que um novo produto ou serviço inicia suas vendas no mercado ou segmento.
Commodity: Mercadoria de consumo geral, sem diferencial.
Comportamento do consumidor:Processo pelo qual as pessoas ou os grupos de pessoas passam para selecionar, comparar, usar, utilizar, dispor de produtos, serviços e experiências para satisfazer suas necessidades e desejos.
Composto de marketing:A definição do composto abrange definir os 4 Ps do marketing, a saber: Produto, Preço, Promoção e Praça. O mesmo que “mix” de marketing. Ver também 4 Cs e 4 Ps.
Consumidor:Aquele que faz uso dos bens ou serviços, adquiridos por si ou por outros.
Crescimento (CVP):Fase em que um produto começa a aumentar rapidamente suas vendas.