CRISE!? Cuidado redobrado!!!

Eventualmente sua empresa pode passar por uma crise. A possibilidade de crise pode desencadear o colapso, quando as causas que levam sua empresa à crise não sejam bem analisadas.

Vamos aplicar a Lei do Almoço de Graça às ações mais comuns tomadas quando de uma crise detectada, que são:

  
1.Contratar mais pessoal de vendas.
2.Aumentar as comissões aos vendedores.
3.Diminuir o preço para novos clientes.
4.Lançar novos serviços.
  

Estas 4 ações, básicas e corriqueiras, podem acelerar a ida da sua empresa ao fundo do poço, principalmente quando associados à pressa e à falta de análise da situação real do mercado e da concorrência.

Vejamos abaixo o que pode acontecer quando estas ações são tomadas:

  
1.Contratar mais pessoal de vendas.
 A sua empresa coloca na rua vendedores sem o devido perfil, sem a qualificação mínima, sem o treinamento que o capacite a representar sua empresa.
 O resultado pode ser o aumento do número de vendedores inexperientes!
  
  
2.Aumentar as comissões aos vendedores.
 Os vendedores, com o aumento da comissão e a maior inexperiência, acabam empurrando o que vendem aos clientes, em busca do aumento de seus ganhos, independentemente da necessidade real do cliente.
 O resultado pode ser o aumento dos clientes insatisfeitos!
  
  
3.Diminuir o preço para novos clientes.
 Na ânsia de vender, diminui-se o preço para o cliente final, na expectativa do aumento de vendas. A diminuição do preço obtém um novo segmento de mercado que pode ser pouco conhecido.
 O resultado poe ser mais clientes errados, clientes fora do perfil.
  
  
4.Lançar novos serviços.
 Incha-se o portfólio com a adição de novos serviços na busca de aumento de mercado para aumentar a receita.
 O resultado pode fazer com que os custos e a complexidade aumentem, diminuindo a flexibilidade!
  

Estes resultados apresentados não são obrigatórios, são somente possibilidades. Mas na hora da implantação de quaisquer ações, verifique cuidadosamente o que está causando a diminuição da receita da sua empresa. Aja sobre essas causas detectadas e verifique os efeitos das suas ações!

Lembre-se da Lei da Crença em DEUS!

Até a próxima semana!

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

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