COMO CHEGAR LÁ?

Quando nós o fizermos, 
nós o teremos. 

Malcolm Forbes

Resumo:
Encontrar o seu problema, saber quais respostas resolvem o problema, ter a aptidão para encontrar caminhos que conduzam à resposta, escolher um caminho que seja realizável, são passos para que você resolva os seus problemas de forma sistêmica.
Quer saber mais? Leia este Boletim.

Uma das dificuldades que você, e os empreendedores de uma forma geral, têm é encontrar soluções ou estabelecer caminhos para chegar aos resultados desejados, ou objetivos buscados.

Nós já tentamos trazer para você algumas luzes sobre a solução de problemas em alguns artigos anteriores:


PBOBLEMAS: O Que É Isso E Como Resolvê-los?

PROBLEMÁTICA OU SOLUCIONÁTICA


TESTE DE AUTOLIDERANÇA


O QUE É PLANEJAMENTO?


mas as dúvidas persistem…

Como, de uma forma sistemática, você pode se organizar para resolver os problemas com que você se defronta, no seu dia a dia?

O Boletim de hoje apresenta uma proposta sistemática, bastante correlacionada com os artigos anteriores apontados acima. Esta proposta tem por objetivo facilitar a sua vida apresentando uma forma genérica e prática para você lidar com problemas.

Vamos à solução proposta:

1º Passo: 
Identifique o Problema 
Muitas vezes você está perdido, e nem sabe direito o que acontece, exatamente pelo trabalho estafante do dia a dia, que mais parece enxugar de gelo: quanto mais você trabalha, mais trabalho há a fazer.

Nestes casos há a necessidade de parar e, cuidadosamente, verificar o que está acontecendo, ou você chegará rapidamente em algum ponto no qual você não saberá direito onde está, porque estálá e quais resultados ele trará.

Se o que você leu acima tem algo que diga respeito ao seu trabalho ou a você, leia o Boletim anterior:

A LIDERANÇA E A XÍCARA CHEIA

É necessário analisar a sua empresa, o seu trabalho, o trabalho dos seus empregados, os concorrentes, o que os seus clientes demandam, e as oportunidades que se apresentam no mercado.

Todo empreendedor sério tem que se dar tempo para analisar constantemente estas condições, sob pena se não sabendo para onde está indo, nem para onde deveria estar indo, chegar em um ponto no qual não queria estar, podendo ser inclusive, com alguma freqüência, a falência.

Trabalhe analisando o que você quer, e como você ultrapassará os obstáculos que se antepõem a você encontrar tempo para analisar os objetivos pretendidos e as soluções que você busca e a sua empresa precisa.

2º Passo: 
Estabeleça objetivos ou resultados esperados:
O que você quer alcançar ou mudar? Qual o seu propósito? Continuando este trajeto que você está tomando, você chegará onde pretende? O que você pretende obter?

Qual é o seu sonho?

O que você quer alcançar?

Visualize o seu sonho realizado e, você, satisfeito por haver conseguido. Você nunca alcança algo que você não enxerga antes.

Se o seu sonho, ou objetivo, ou solução for demorado ou difícil de ser alcançado, estabeleça resultados intermediários que permitam você identificar que está chegando, paulatina e consistentemente, na direção do que você pretende alcançar.

3º Passo:
Encontre os caminhos
Os gringos chamam esta etapa de “brainstorm”, que numa tradução literal seria tempestade de cérebros, mas que os “mineirim” , muito apropriadamente, traduziram por “toró de parpite”.

Neste passo você analisa quais os caminhos e condições que podem levar você à consecução dos resultados do seu sonho.

Esta é a hora de identificar possíveis soluções, sem criticá-las, mas anotando todos os caminhos possíveis.


4º Passo:
Analise as opções e avalie consequências
De que formas e jeitos você pode fazer isso? O que pode acontecer? Quais opções você tem e quais as mais viáveis, sob os mais diversos pontos de vista?

Pode não parecer, mas há diversas maneiras para você escolher entre as diversas opções que você encontrou para resolver o seu problema. Mas isso é o próximo passo.

5º Passo:
Escolha o seu caminho
D epois de você encontrar as diversas opções que levam à realização do seu sonho, levantadas no passo anterior, há que se escolher uma, para concentrar os seus esforços humanos, financeiros e materiais.

Para você decidir qual é a melhor escolha para você, há diversos critérios; veja alguns aqui.

6º Passo:
Chegou a hora de você ir à luta!
Escolhida uma opção pelo critério que mais lhe agradou, dadas as condições em que você e a sua empresa se encontram, chega a hora da verdade, a hora em que você tem que colocar o seu bloco na rua, por as mãos na massa e partir para fazer acontecer o seu sonho.

Esta é a hora de percorrer a caminho planejado da opção escolhida, e ir ajustando a sua direção e sentido, de acordo com as condições encontradas, encontrar os melhores pontos para travessias de rios, destruir, contornar ou subir obstáculos, na busca cada vez mais perto do seu sonho.

Muitos dizem que a arte e a finalidade estão no percurso do caminho, não no ponto de chegada, que é a simples coroação dos esforços.

7º Passo:
Aprenda na medida em que caminha.
Avalie constantemente os resultados obtidos, a cada etapa.

Você chegou lá? 

Está mais próximo? 

O planejado está funcionando? Por quê?

O que você aprendeu ou está aprendendo? 

O que você aprendeu muda algo planejado anteriormente? 

É necessária correção de rota? 

Por que é necessária essa correção? 

O que você tem que fazer para não existir correção nas próximas jornadas?

Esta é a etapa mais importante, pois é nela que você mostra e demonstra que ainda está vivo, você aprende com a sua vida. Aprender constantemente é um dos sintomas de vida.

E a sua empresa, está viva? Ela resolve os problemas que enfrenta? Ou vive enxugando gelo? Caso sua empresa precise de ajuda para encontrar soluções para os problemas dela, contate-nos diretamente, sem compromisso, ou ainda leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre como podemos atender as suas necessidades.


Construa uma semana excelente.

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que: 1. mantida a autoria; 2. divulgado o autor; e 3. divulgado o endereço do site www.merkatus.com.br

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