AUTOLIDERANÇA: O Conceito

“A qualidade de um líder reflete-se nos padrões
que ele estabelece para si próprio.”

Ray Kroc, o homem por detrás do MacDonald

RESUMO: 
A autoliderança é a arte e a prática de liderar a si próprio.
Como se consegue liderar a si próprio?
Nesta série de artigos traremos as respostas.”

Autoliderança é liderar a si mesmo. E muitos não conseguem…

Eu costumo dizer que autoliderança é o seu processo pessoal de caminhar, consistentemente, na direção dos seus sonhos e desejos, conectado fortemente à realidade.

Essa realidade envolve dois aspectos, ou mundos, que precisam agir de forma integrada: a realidade externa à sua pessoa e a realidade interna da sua pessoa.

Na realidade interna, há que ser considerado quem você é, a sua pessoa, que é o primeiro e único “instrumento” que o conduz na direção dos seus sonhos e desejos (ou não!).

Mas tem que ser considerado também a sua percepção interna de onde você se localiza, onde você se encontra dentro da realidade externa, ou seja, há que se ter respostas às seguintes perguntas:

– Quem eu sou?

– Onde eu estou?

Na resposta à segunda pergunta – onde eu estou? – há que se considerar:

– o mundo exterior, e também
– o espaço compreendido entre a sua pele, e o que está abaixo dela, até encontrar outra pele que dê acesso ao seu mundo exterior.

A resposta à pergunta – onde eu estou? – inclui, numa visão integrada:

– física: a sua carne , os seus ossos, o seu esqueleto, a sua pele, os seus órgãos sensores e tudo o mais, e

– psíquica:as suas emoções, os seus sentimentos, a sua história, as suas contingências e circunstâncias. 

Ainda dentro da realidade interna há mais uma pergunta a ser feita, e ela é com relação aos sonhos e desejos que você persegue:

– Onde eu quero chegar? 

É necessário desenhar mentalmente o sonho, para caminhar no sentido de obtê-lo, afinal ninguém alcança algo que não consiga enxergar.

Como você já sabe o seu ponto de partida – onde você está – e conhece o seu ponto de chegada – onde você quer ir -, e conhece o seu único e particular instrumento – quem você é -, basta planejar o seu caminho entre esses pontos; portanto a quarta pergunta da autoliderança é:

– Eu planejo a minha caminhada?

O seu planejamento é necessário para garantir o rumo na direção do seu sonho.

Eu recomendaria que você fizesse uma pausa, neste momento, e lesse estes 2 artigos:

PROBLEMA: O Que É Isso E Como Resolvê-lo?

O QUE É PLANEJAMENTO?

Uma vez planejada a sua caminhada, não lhe resta outra alternativa do que a de se por a caminho. E a quinta pergunta é:

– Eu vou à luta?

pois não bastam as respostas às perguntas anteriores, há que se colocar o bloco na rua, dar o primeiro passo, a cada momento, e empreender a jornada rumo aos seus sonhos e aos seus desejos.

A princípio, a maioria das pessoas crê que termina aqui a série de perguntas, resumindo-se nestas 5 perguntas a tal da autoliderança:

1º) Eu sei quem eu sou?

2º) Eu sei onde eu estou?

3º) Eu sei onde quero ir?

4º) Eu sei planejar a caminhada?

5º) Eu vou à luta?

mas há a sexta e última pergunta, que não só termina, como amarra o conjunto:

6º) Eu aprendo caminhando?

Esta última pergunta pode ser dividida em várias, mas, essencialmente, ela coloca a pessoa com autoliderança como aprendiz eterno, pois, constantemente, a pessoa, enquanto caminha:

– aprende mais sobre ela mesmo;

– aprende a ler e se colocar melhor no ambiente em que se encontra, inclusive consigo própria;

– aprende a definir e focar melhor os seus sonhos e desejos;

– aprende a planejar melhor a sua caminhada;

– aprende tanto a usufruir da sua caminhada na direção dos seus sonhos e desejos, como a usar a força do ímpeto e da retidão, sabendo usar cada um a seu tempo, em doses adequadas;

– aprende, humildemente, que aprender é o caminho e o objetivo da vida.

A autoliderança conduz a pessoa a ser um eterno aprendiz das suas incontáveis inter-relações com o mundo, de tal forma que seja:

– responsavelmente independente e 

– eficazmente interdependente, 

a fim de alcançar objetivos que valham a pena para si próprio, para a sua família, para a sua empresa e para a sociedade.

Convido-o a conhecer, baixar e fazer o Teste de Autoliderança Merkatus(o acesso ao Teste é livre, mas a análise do seu Teste, caso você se interesse, é paga).

Comece pelo começo, pois ninguém lidera outros sem primeiramente liderar a si próprio. 

Interessado na autoliderança? Na semana que vem continuaremos.

Se você quer ou precisa aprimorar a sua liderança, ou a liderança dos seus empregados, a Merkatus pode ajudar. Contate-nos.

Lidere, junto aos próximos, a experiência de uma ótima semana.

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que: 1. mantida a autoria; 2. divulgado o autor; e 3. divulgado o endereço do site www.merkatus.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.