A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A PADRONIZAÇÃO

Um dos assuntos que causa mais comoção é a padronização, o pessoal fica olhando de lado. Esta palavra PADRONIZAÇÃO traz junto com ela, pela nossa cultura, o conceito de amarras, de algo imutável, de uma estrutura rígida, de falta de flexibilidade. Afinal nós somos e nos vangloriamos de ser o país do jeitinho, não é?

Este é um conceito deturpado da padronização, pois a padronização exige sim o rigor de se estabelecer como as coisas precisam ser feitas. Mas embutido na padronização está também o conceito de que se deve aplicar a melhoria contínua: enxergando formas melhores ou mais efetivas de se fazer, o que quer que seja. Então essa nova forma de fazer é testada, e se aprovada, torna-se o novo padrão.

A padronização traz consigo a liberdade de criar, deixa para trás o receio e o medo de errar, pois indica exatamente o que deve ser feito e como deve ser feito, possibilita o desenvolvimento das pessoas e dos processos e, conseqüentemente, das empresas.

Vejamos cada um destes itens em separado:

1. O Fim Do Receio E Do MedoA padronização exige que se escreva o que se produz, como se produz e para quem se produz. Este conjunto de descrições informa, aos que executam as atividades de produção desse bem ou serviço padronizado, exatamente o que tem que ser feito, ou seja, informa o que se espera que ele faça e como devem fazer. Sem dubiedade e sem mudanças de humor de chefes e supervisores.Com a padronização o resultado esperado do empregado é descrito de forma a não haver dúvidas, eliminando os receios e mal entendidos tão comuns em nossas empresas.O empregado sabe e conhece o que deve fazer, e pelo que será cobrado, eliminando ansiedade, receio e o medo.
2. O Desenvolvimento Da PessoaComo o empregado sabe perfeitamente o que se espera dele e sabe elaborar ou executar a sua atividade, ele pode e deve ser investir o seu tempo e capacidades, não somente na sua atividade, mas também no aprimoramento do processo de produção ou elaboração. Com isto o empregado deixa de ser mão de obra, e age com mais inteireza, mais ativamente, questionando o processo, propondo e testando melhorias. Isto coloca cada empregado mais próximo da sua realização profissional, ele é um ser humano pleno em uma atividade produtiva, onde ele pode fazer a diferença.
3. O Desenvolvimento Dos ProcessosCom o questionamento do processo, a proposição e teste de alterações que possibilitem ganhos, os processos também evoluem, aprimoram-se. Este aprimoramento tem o nome de melhoria contínua. Este aprimoramento de processos tem um único caminho e um único nome: aumento de produtividade.
4. O Desenvolvimento Da EmpresaA empresa também melhora como reflexo:- dos empregados plenos e ativos;
– dos empregados que sabem o que se espera deles;
– dos processos padronizados e em constante otimização;
– da produtividade crescente; e
– dos “benchmarkings” internos, ou disseminação de melhores práticas.

Mas até agora você só falou de padronização, e a gestão do conhecimento? O que tem uma a ver com a outra?

Pois é, a padronização é uma das ferramentas básicas da gestão do onhecimento.

A padronização garante, que na ausência de qualquer empregado, por qualquer motivo, haja um padrão que define o que deve ser feito e como deve ser feito. Com isto o conhecimento permanece na empresa, e não somente na cabeça de uns poucos empregados, servindo também de base para o treinamento de novos empregados. Ajuda e alavanca a comparaçãao e a disseminação do conhecimento, internamente à empresa.

O histórico da padronização, registrando a evolução de como as coisas foram sendo feitas, ajudam a dar uma visão da evolução do processo de elaboração ou confecção, não permitindo que se volte atrás, com proposições já testadas e abandonadas.

Portanto a padronização é um dos instrumentos básicos da Gestão do Conhecimento: – a padronização ajuda a tornar perene e disponível o conhecimento testado e aprovado na empresa, 

– registra a evolução do conhecimento, 

– dissemina o conhecimento e 

– alavanca comparações, ajudando a estabelecer melhores práticas (“benchmarking”).

A sua empresa administra o conhecimento? Padroniza o conhecimento?

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que: 1. mantida a autoria; 2. divulgado o autor; e 3. divulgado o endereço do site www.merkatus.com.br

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