CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
ARTIGO

A PADARIA
1. Como Obter Novos Clientes?

Quando se pensa em aumentar os clientes estamos pensando em como trazer uma quantidade maior de clientes para a nossa padaria.

Pense que, em uma padaria, os possíveis clientes não são somente os que moram próximos, são também os que passam próximo da padaria.

Os primeiros você quer que venham, ou você vai até eles. Já os segundos você quer que eles parem e comprem na sua padaria.

Para obter novos clientes é importante:

 
Tenha um bom produto e um bom serviço

Ter um bom produto ou serviço é mais do que importante, é necessário para que a propaganda de cliente para cliente, a chamada propaganda boca-boca, a melhor e mais barata propaganda, sirva para trazer esses novos clientes: o pão da padaria é bom?

Se for bom, os próprios clientes contam para seus vizinhos que vão experimentar, e caso constatem que realmente é bom, passam a ser clientes e contam para os seus vizinhos que ...

Forma-se um ciclo virtuoso e de prosperidade! Ou ainda, um compadre toma café na casa do seu cliente e vizinho, gosta do pão; ele passa lá todo dia na ida e volta do trabalho e você ganhou mais um cliente ...

 
Aumente os pontos de venda
Aumentar os pontos de vendas para atingir um mercado maior: a 6 quadras da sua padaria não tem concorrentes, mas tem um armazém que pode ser seu revendedor, com o qual você pode fazer até uma parceria, faça uma oferta onde você ganha pela quantidade e o dono do armazém pela qualidade do seu pão e pelo preço; não dê espaço aos concorrentes.
 
Faça promoções

Traga novos clientes aos seus pontos de venda; a isca da promoção ou de ofertas é ter um produto ou serviço bom, sob o ponto de vista do cliente, para ele seja capturado pelo valor (qualidade/custo), caso contrário, uma vez cessada a promoção, cessa a compra do novo cliente.

Um bom exemplo é a promoção "Compre 10 pães e leve 1 litro de leite". O cliente conhece o seu pão, de qualidade superior ao dos concorrentes, e torna-se freguês.

 
Aumente a circulação de pessoas na padaria e arredores
Solicite a instalação de um telefone público em sua padaria, venda cartões telefônicos, o uso do telefone traz pessoas para a proximidade da sua padaria, possíveis novos clientes que podem comprar pães, cigarros ou beber um cafezinho.
 
Torne-se mais visível
Coloque um letreiro, faça um totem em frente à padaria, coloque faixas com promoções e ofertas, ocupe uma posição na mente de todos que passam pela sua padaria.
 
Pergunte ao seu cliente se ele conhece alguém que poderia se tornar um seu cliente.
Leve um mimo, pode ser um doce, ou uma cesta de pães, à pessoa indicada, e informe que foi fulano de tal que disse que ele poderia ser um cliente dasua padaria. O segredo é esse, incicie um contato de uma forma simpática para com o seu cliente potencial.

Caso a indicação do seu cliente realmente se transforme em cliente, ofereça um mimo para ao cliente que deu a referência. Isso reconhece a parceria com o seu já cliente, e alavanca futuras indicações. Todos ganham e são reconhecidos.

___________________________________
Caso você queira discutir algum aspecto deste artigo, esclarecer aspectos do marketing de serviços ou esclarecer outras dúvidas, contate-nos já!
Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br
.

© Copyright 2003, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.