CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:

ARTIGO

 

EMPREENDEDORES:
O Sumo Do Resumo Da Administração



Há um conjunto de informações grande, muito grande, circulando, disponível. Acho que todos nos sentimos perdidos no meio de tantas informações.

O nosso objetivo, com este artigo é disponibilizar algo prático, na linguagem do dia a dia, que esclareça o que é, o que se pode fazer e alguns porquês, é dar um panorama visto da ponte para os empreendedores que iniciam sua jornada e para os demais interessados.

Este artigo não tem a pretensão de esgotar nenhum assunto. Seu objetivo é coletar e colocar, resumidamente, em um único local, e sob uma mesma linguagem, várias informações dispersas e aparentemente desconexas.

O QUE É ESTRATÉGIA?
Estratégia é o caminho escolhido para posicionar a sua empresa, através de vantagens competitivas sustentáveis, que visam garantir a perenidade da empresa.

QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS?
Há somente 3 estratégias possíveis:

- "Me too!", ou “Eu também!”, para os seguidores de concorrentes;

- estratégias evolutivas (basicamente melhoria contínua), sempre na frente dos concorrentes, ou, no mínimo, se destacando dos concorrentes;

- estratégias revolucionárias: aquelas que subvertem o mercado, um exemplo clássico é a indústria dos plásticos com a indústria siderúrgica.

Quer saber mais?"Só Há 3 Estratégias".

POR ONDE COMEÇAR?
Comece sempre do começo. E o começo é o ponto onde você escolheu iniciar.

QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA PARA QUE EU E O MEU NEGÓCIO CRESÇAMOS?
Aprender, a humildade de aprender; SEMPRE.

O básico, sempre, é defrontar-se com os fatos.

Acredite em Deus, mas feche a porta da casa e do carro. Peça dados e fatos a todos os que não forem Deus. Percepção e boa vontade são ótimas entre amigos; já profissionais trabalham com dados e fatos observáveis, e observados.

E SE EU ERRAR?
Errar faz parte do jogo.

Aproveite sempre a oportunidade do erro para aprender. Por isso que o ponto inicial é aquele que você escolher: poderia ser outro, mas na dúvida, comece já e meça. Acertou, vá em frente. Errou, verifique as razões, aprenda e reinicie.

O importante, o mais importante é a atitude de humildade para a percepção do erro. A percepção do erro cria a oportunidade do aprendendizado.

Já acertar e persistir no acerto conduz à excelência.

Gostou? Quer mais?

ERREI! E Agora?

Aprenda sempre, no erro e no acerto.

COMO EU MONTO A MINHA EQUIPE?
Você lembra da estratégia que falamos acima?

Pois é, a estratégia é um mapa.

Para percorrer o caminho físico, o caminho real indicado no mapa, você vai precisar de pessoas que possam levar e ajudar você, e sua empresa, no percurso real.

Quais as características, quais as competências, qual o perfil dos profissionais que facilitarão e darão a velocidade e a certeza de que você, e a sua empresa, chegarão lá?

Gestão por competência nada mais é do que garantir que você tenha as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) em sua empresa para empreender a jornada, para percorrer o caminho escolhido da estratégia, no prazo certo.

Leitura complementar:

Montando Equipes Que Funcionam!

MAS SE EU MONTO A EQUIPE COM ESSES PROFISSIONAIS, EU TENHO A CERTEZA DO RESULTADO?
Não!

Para que as pessoas trabalhem, e trabalhem com bastante vontade, é preciso colocar uma cenoura à frente, e uma tocha acesa atrás. A pessoa corre para pegar a cenoura. E corre também para fugir de queimar o rabo.

Na psicologia comportamental, isso se chama o reforço positivo (eu trabalho para obter o que eu quero e gosto) e o reforço negativo (trabalho para evitar algo que eu não quero, o que me causa dor).

EXPLICA MELHOR ESSE NEGÓCIO DE CENOURA E TOCHA ACESA?
A cenoura são as coisas boas, as recompensas dos que têm desempenhos diferenciados.

Os prêmios ou recompensas devem ser sempre absolutos, ou seja, deve-se premiar a todos que atingirem um patamar.

Deve-se ter patamares diferentes para premiar diferentemente, desempenhos bons (cenouras), dos desempenhos excelentes (picanha ou chocolate).

Evite premiar somente o melhor, pois a grande maioria, como não pode ser “o melhor” , desanima. Mas premie os melhores também.

Premie o melhor que ensina "os caminhos dele" aos não tão bons.

Premie o desempenho do terço superior! Use, preferencialmente, avaliações 360º, onde todos que se relacionam profissionalmente sejam avaliados.

A tocha acesa serve para indicar às pessoas que têm desempenho próximo do mínimo, ou mesmo abaixo deste, o seguinte: ou elas mudam ou deixarão de participar da caminhada!

Afinal, não se faz uma empresa de qualidade, com pessoal meia-boca!

Punição não resolve, já se provou em psicologia. Na ausência do organismo punidor, o comportamento aparece novamente. Por este motivo, meu amigo, crie as suas cenouras e acenda a sua tocha.

Ah, mais uma barbada! Evite ao máximo premiar ótimos desempenhos com ausência de trabalho (férias, folgas, descanso). A mensagem transmitida é que ausência de trabalho é boa, e isto não é bom para qualquer empresa, mesmo que ela seja de turismo!

Relacione um conjunto de prêmios que tenham a ver com trabalho. Você pode até dar um liquidificador, mas que seja numa ocasião onde muitos outros vejam e aplaudam, pois serve de exemplo (para os outros) e incentivo e reconhecimento (para os premiados).

Adote o hábito de premiar pelo menos uma pessoa por dia. Mantenha o foco no lado positivo, nas coisas boas.

Por exemplo: crie um “pin” do bom desempenho.

Cace, na sua empresa, alguém que faça algo – pode ser simples, mas que seja bom – e dê um “pin” a ela.

Informe a ele, que se ele, o recebedor do “pin”, vir outro empregado fazendo algo bom, ele pode e deve dar o “pin” para essa pessoa, e vir buscar outro.

Deixe esta corrente se estabelecer em sua empresa. Depois que o “pin” estiver em 50% dos empregados, comece a premiar os fregueses, os fornecedores, os vizinhos, sempre por algo de bom.

Não gostou da idéia do “pin”, faça um bóton. Ou outra qualquer, mas reconheça e premie o lado bom.

Crie uma corrente positiva, uma corrente de alto astral. Esse é o segredo: pessoas com auto-estima elevada têm maior produtividade.

Ignore o lado ruim, sempre que não ferir a ética e os valores da sua empresa.

Erros corrigem-se com treinamento e orientação.

A persistência no erro corrige-se com substituição do empregado por outro que saiba aprender.

Quando ferir a ética e os valores da emrpesa, puna ou demita. Seja implacável com o respeito aos valores e à ética, e se coloque como exemplo, praticando o que diz e dizendo o que pratica. Isto ajuda a criar um senso de moralidade que eleva os patamares de desempenho de todos.

Estabeleça a Missão, Visão e Valores da sua empresa para facilitar a vida de todos os empregados, no dia a dia. Esse conjunto é o "Manual de Cego" para todos e quaisquer empregados; em caso de dúvida, consulta-se ou recorre-se a este Manual.

Mantenha o pessoal constantemente enfrentando desafios realizáveis.

Isso o pessoal chama de motivação. Mas não acredite nisso, motivação é uma chave que abre por dentro de cada pessoa.

Se você tiver interesse, leia o livro "Atitudes favoráveis ao ensino", de Robert F. Mager. Transporte o conteúdo do livro, que é para escola, para a sua empresa e crie o "Atitudes favoráveis ao trabalho na minha empresa".

ISSO É SUFICIENTE?
Não.

Há que se padronizar! A padronização é necessária para reter o conhecimento, para possibilitar a melhoria contínua, conservar o histórico para aprender com o passado e não repetir erros no futuro! Novamente o aprendizado.

A padronização é boa para o empregado, pois ele sabe o que esperam dele. A padronização é boa para o empreendedor, pois é mais fácil treinar e gerenciar sobre um padrão estabelecido.

Algo deu errado? Ou a padronização está errada ou foi falha de desempenho.

Corrija-se a padronização, ou treine-se o empregado, ou ainda arrume outro empregado, quando a falha foi repetida (lembre-se: ninguém faz uma empresa de qualidade com pessoal meia-boca).

Leitura complementar:

A Gestão Do Conhecimento E A Padronização

E ESSE TAL DO FOCO NO CLIENTE?
Essa é uma tendência irreversível: não adianta pensar no que você produz! O que você produz,na sua essência, é cliente satisfeito!

É isso ou o insucesso!

É mais ainda, é o cliente encantado que compra da sua empresa e volta para comprar sempre.

Com isto estamos querendo dizer que, se a necessidade do mercado que você atende muda, o que você produz deve mudar também. Não atender isto é sinônimo de fracasso.

E o foco deve ser mais amplo do que o cliente, o foco deve ser o mercado:

- A quem você, ou sua empresa, podem atender?

Com pequenas adaptações no seu serviço-produto, quais novos segmentos de mercado poderiam ser atacados?

- Onde você poderia encontrar novos clientes?

Deixar de ter este foco no mercado – e não exclusivamente nos clientes – pode deixar escancarada a porta para a concorrência se sobressair e abocanhar o mercado que poderia ser seu, ou da sua empresa. Portanto, lembre-se...

O foco da sua empresa é o mercado, e o que você produz é encantamento dos seus clientes, ou seja, seu foco é atender o mercado para encantar cada vez mais e melhores os seus clientes.

POR QUE FALAM TANTO DE TRABALHO EM EQUIPE?
A razão do trabalho em equipe é simples. Um apanhado de pessoas tem, cada um, um objetivo.

Já uma equipe trabalha e luta por um único objetivo, uma equipe tem um foco definido e único para dirigir os seus esforços e alocação de recursos, sob sua responsabilidade.

POR QUE FALAM TANTO DE PROCESSOS, TAMBÉM?
Trabalhar por processos ajuda a definir o valor agregado de cada trabalho executado, em cada parte, e a qualquer tempo, dentro da empresa.

Significa fazer entrar na empresa, a voz do mercado, pois o início de todos os processos é escutar o que o cliente quer.

Os demais processos só fazem levar esse desejo para dentro da empresa, para as providências de sua produção. Portanto, trabalhar por processos significa enxergar sempre quem recebe o seu trabalho como seu cliente, sendo ele, o seu cliente, quem diz o que quer de valor agregado ao que você produz.

Os processos também ajudam a tornar a empresa mais horizontal, ou seja, com menos níveis hierárquicos. Há uma tendência, nas empresas de ponta, ao trabalho por processos e com equipes.

DIGA UMA COISA, E ESSA TAL DE LIDERANÇA, O QUE É? TODO MUNDO PODE LIDERAR?
Liderar é obter dos seus empregados os resultados que você julga importantes, mas por vontade própria destes mesmos empregados. Há líderes natos e líderes que aprenderam a liderar.

A grande característica do líder é ter seguidores. Se há seguidores é porque há um líder. As pessoas só seguem quem elas confiam. A confiança é a base da liderança.

Leitura complementar:

Definição De Liderança

A Principal Característica Da Liderança


Outras Características Da Liderança


O Teste De Autoliderança

SÓ ISSO?
Não, não é só isso.

Como o título diz, isto é o SUMO DO RESUMO, portanto para ficar um RESUMO efetivo, paramos por aqui.

Leia também o artigo complementar a este:

EMPREENDEDORES: O Sumo Do Resumo Dos Negócios.

Parece simples, e é. Mas não é fácil!

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Carlos Alberto de Faria
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