CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
 
ARTIGO
 
MONITORAÇÃO DE MERCADO
POR SERVIÇO x SEGMENTO
 UMA PROPOSTA DE ESTRUTURA DE RELATÓRIO

1. SÍNTESE


Resumo sintético do relatório de monitoração de mercado (máximo de 1 página)
Qual o resumo do Mapa de Valor para o Cliente ?
Como está a participação no mercado ?
Como está a correlação Valor X Participação
Quais os dados do ambiente interno e externo relevantes ?
Quais as necessidades e dificuldades relevantes ?
Quais os atributos que necessitam maior atenção ?
Por que ?
 
2. DADOS DA PESQUISA QUALITATIVA

Apresentação dos dados levantados na pesquisa qualitativa com os clientes da MERKATUS e dos concorrentes:
  Novos atributos
  Quais os novos atributos levantados em pesquisa qualitativa ?
  Atributos mantidos
  Quais os atributos se mantém com relação à última pesquisa ?
  Atributos invisíveis
  Quais os atributos que são pouco ou não são mais verbalizados ?
  Necessidades e dificuldades dos clientes
  Quais foram as necessidades ou dificuldades relatadas ou detectadas,   explícitas ou latentes, capturadas durante a realização das pesquisas ?
 
3. DADOS DA PESQUISA QUANTITATIVA

Apresentação dos dados quantitativos com os clientes da MERKATUS e dos concorrentes:
  Importância ou ponderação relativa dos atributos pelos clientes
  Dentre os atributos levantados, qual a importância relativa entre eles ?
  Qual a ponderação de cada um (base 100 para as somas das   ponderações)?
Notas da satisfação do cliente
  Quais as notas de satisfação dos clientes da MERKATUS, nos atributos   levantados ?
  Quais as notas de satisfação dos clientes dos concorrentes, nos mesmos   atributos levantados ?
 
4. ANÁLISE DOS DADOS

Apresentação da análise dos dados coletados nas pesquisas qualitativas e quantitativas:
  Posição relativa da MERKATUS frente aos concorrentes por atributo
  Comparação relativa, por atributo, da posição da MERKATUS frente aos   concorrentes
Apresentação dos gaps positivos e negativos
  Posição relativa da MERKATUS nos atributos de maior importância para o   cliente
  Comparação relativa dos atributos de maior ponderação entre MERKATUS   e concorrentes
  Análise dos gaps nesses atributos
  Posição relativa da MERKATUS nos atributos que resultam em gaps   negativos
  Comparação relativa dos atributos com gaps negativos para a MERKATUS
  Análise dos gaps negativos, seus respectivos atributos e ponderação
  Posição relativa da MERKATUS nos atributos que resultam em gaps   positivos
  Comparação relativa dos atributos com gaps positivos para a MERKATUS
  Análise dos gaps positivos, seus respectivos atributos e ponderação 
 
5. ANÁLISE DA POSIÇÃO RELATIVA MERKATUSXConcorrentes

Apresentação da posição relativa da MERKATUS X concorrentes, no gráfico do Mapa de Valor para o Cliente:
  Gráfico do Mapa de Valor para o Cliente
  Análise da posição relativa da MERKATUS no gráfico e seu histórico
Discussão da efetividade das ações passadas
Acompanhamento da correlação: valor para o cliente X participação no mercado
Estado atual da participação no mercado: dados e histórico
Evolução da correlação entre Valor X Participação no Mercado
 
 
6. ACOMPANHAMENTO DO MERCADO

Apresentação dos dados de acompanhamento do mercado, pela imprensa, pelos concorrentes, pelos consultores, pelas pesquisas, etc.:
  Novas realidades
  Quais aspectos - oportunidades e ameaças externas e forças e fraquezas   internas - podem estar apresentando novas realidades que afetem o   segmento X serviço em análise
Necessidades objetivas e latentes
Quais necessidades foram levantados no segmento X serviço
Dificuldades objetivas e latentes
Quais dificuldades foram levantadas no segmento X serviço

Esta proposta deve ser considerada como uma primeira aproximação, podendo e devendo ser adaptada às características peculiares de cada empresa e de cada mercado. Mas sem dúvida é um bom ponto de partida.

Bom proveito e até um próximo artigo!


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