CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
 ARTIGO 


SÓ HÁ 3 ESTRATÉGIAS!


Este artigo é dedicado a duas pessoas que não sabem, mas foram cada uma delas, responsáveis pela elaboração de 2 artigos, Ademar Orsi, da JVS Consultores, e Rogério Martins, da Persona Consultoria & Eventos, colegas de primeira hora da Lista de RH. O último por me solicitar um artigo que me obrigou a escrever sobre estratégia, e o primeiro por me facilitar a leitura de um livro imprescindível para estratégia de consultores. A eles muito obrigado!


Um crescente número de pessoas fala em planejamento estratégico. E, efetivamente, o planejamento estratégico é vital para a sobrevivência das empresas, nestes tempo de concorrências chegando por todos os lados.

Toda e qualquer estratégia, na realidade, pode ser colocada em uma única caixa, com três divisões:

 
 
Estratégia
Apelido
1
Seguidor de mercado Eu também!
   
2
Desbravador de mercado Evolucionária
   
3
Descobridor de mercado Revolucionária
     


Estas três estratégias podem ser explicadas assim:

 
1 Seguidor de mercado
É aquela empresa que atua em um mercado consolidado, seguindo o líder. Numa analogia com uma corrida de fundo, é um corredor do bloco intermediário.
2 Desbravador de mercado
É a empresa líder em um mercado consolidado. Na analogia com uma corrida de fundo, é um corredor de ponta.
3 Descobridor de mercado
É a empresa que descobriu um novo mercado. A melhor analogia é que este competidor, subverte a tradição da competição e apresenta uma nova forma de fazer o que se fazia antes, com resultado significativamente melhor e impossível de ser alcançado pelos competidores tradicionais.

Mas há uma obrigatoriedade de esclarecimento: toda a estratégia adotada acarreta custos, e não há estratégia sem custos. Veja uma explicação melhor na tabela que se segue, em azul está a explicação da estratégia e em vermelho possíveis custos da adoção da estratégia.

 
1

Estratégia do "eu também"

Esta estratégia significa fazer como todos fazem, seguindo e acompanhando os líderes de mercado. Você não faz inovações, copia os líderes e normalmente pratica preços abaixo dos líderes. Você não se diferencia, você copia.

A conseqüência da adoção desta estratégia é que ela praticamente condena a você ficar no bloco inferior.

   
2

Estratégia evolucionária

Esta estratégia implica em continuamente lançar ofertas ao mercado de acordo com as necessidades latentes do mercado, o que implica em pesquisa e atualização constantes, para alinhar os seus produtos às necessidades desse mercado.

Seus custos são mais altos, sua equipe é maior e você vê um bloco de concorrentes lambendo seus calcanhares, esperando uma fraquejada, torcendo para o seu fracasso!

   
3

Estratégia revolucionária

Esta estratégia exige de você fazer algo que subverta os conceitos aplicados até agora, criando um novo modelo, uma nova ação, uma nova abordagem, uma cultura que produza uma revolução nos conceitos vigentes no mercado. Este modelo deve ser difícil de ser copiado para evitar que os concorrentes mais próximos simplesmente adotem a idéia e se igualem a você rapidamente. Você é o único, na frente de todos os demais concorrentes. O sucesso é pleno e seu, só seu!

Você faz com que o mercado, como um todo, dirija os olhares e a atenção para você. Esses olhares dos clientes é tudo o que você pediu. Já as ações dos concorrentes, que vêem sua fatia de mercado diminuir vão visar uma rápida resposta para manter a fatia deles e desestabilizar a sua estratégia revolucionária. Todos os concorrentes ficam contra você, e vão lutar contra você!

Uma outra forma de ver estas 3 estratégias, sob o ponto de vista da qualidade, é apresentada abaixo:

A Melhoria Incremental ou Cópia é a estratégia utilizada pela empresa "Eu também!".

A Inovação é a estratégia utilizada pela empresa Evolucionária.

A Invenção é a estratégia utilizada pela empresa Revolucionária.

E como fica aplicação, na prática, destes conceitos? O que é isso de que cada estratégia ter um custo?

Realmente, qualquer escolha que você, obrigatoriamente, você assume custos. Esta é a Lei do Almoço de Graça, que você deve ler.

Até mais!
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