CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
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DICAS PRÁTICAS PARA PALESTRANTES

"Eu não me importo se você não gosta de mim;
eu quero é que você aprenda;
eu não me importo se você não me aplaude,
eu quero é que você pense;
eu não me importo se você está se divertindo,
eu quero é que você aja."
Alan Weiss


O ramo de palestras é um mercado em ascensão. Como há mercado, no qual bons palestrantes ganham uma remuneração apreciável, muitas pessoas querem atacar este mercado.

Como todo mercado, o mercado de palestras tem algumas peculiaridades.

A primeira e que mais salta aos olhos é que você entra em no mercado com um produto e uma série de serviços:

- O palestrante é o produto.

- As palestras, que o palestrante profere, são os serviços fornecidos pelo produto.

Vamos citar sob a forma de dicas, algumas dessas peculiaridades e algumas características que o profissional que quer atuar deve possuir ou cuidar para entrar nesse promissor:

1. Você é o produto e esse produto tem um nome: credibilidade, o seu maior trunfo!

1.1 Use suas próprias idéias, abordagens e experiências. Você é que está sendo contratado, você deve ser a matriz das suas exposições e palestras. Utilize citações, dando o crédito devido, somente para reforçar e dar suporte, afinal você é um palestrante, e não um porta-voz. O seu cliente quer contratar a matriz, não a filial.

1.2 Você é ético com a platéia: só fala verdades e aquilo que acredita, respeitando a diversidade de credos, orientação sexual, valores, partidarismos políticos.

1.3 A percepção, que você deixa na platéia, passa a ser o que você é, portanto sincronize o seu modo de falar, o seu gestual, o seu vestir, o que você transmite, com quem você é.

1.4 Os objetivos, que o seu cliente pediu, e o envolvimento da platéia dirigem a sua palestra e o material utilizado nelas. A autopromoção e o seu ego devem ser esquecidos.

1.5 O objetivo primeiro da sua palestra, qualquer que seja ela, é promover a mudança. As pessoas só mudam quando seus comportamentos e suas atitudes mudam. A sua palestra visa promover a ação necessária que leva à mudança; você é um catalisador de mudanças.

2. A palestra é o serviço.

2.1 Conheça a sua audiência e o recado que querem que você dê para eles, personalize, entreviste o pessoal antes para colocar exemplos práticos e concretos do dia a dia da sua audiência, e que façam sentido para eles.

2.2 Você tem 30 segundos para dizer ao que veio e 1 minuto para capturar a atenção: é a sua única e última oportunidade para causar uma primeira e boa impressão.

2.3 É necessário coerência, consistência, continuidade e interligação entre os itens que compõem o assunto.

2.4 Lembre-se que é diferente "escrever para ler e escrever para ouvir":

2.5 Coloque humor, uma pitada aqui e ali. Sorria, mas não ria, eles sabem que é a milésima vez que você conta.

2.6 Uma imagem fala mais do que 1000 palavras, desde que correlacionada ao conteúdo e dentro da seqüência.

2.7 Mais dicas:

   - Abra-se, utilize suas verdades.
   - Module a voz.
   - Use expressão corporal.
   - Demonstre convicção.
   - Aja com entusiasmo.
   - Você é o líder da sua platéia: cabe a você levá-la onde você quer ir.  
   - Escute os liderados, o que falam e o que dizem em linguagem verbal e não      verbal.

A dica final:
Seja racional, não no sentido da lógica, mas no sentido da compreensão do ser humano em suas infinitas possibilidades de dar vazão e vivência às suas emoções e aos seus sentimentos, não somente para a sua própria ação como, principal-mente, para a sua percepção do seu público e da direção do que os leva à ação.

Você está querendo atuar neste mercado ou quer contratar um profissional para fazer uma palestra?

Estas dicas servem para os dois propósitos.

Façamos uma excelente semana!
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