CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:

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21 DICAS PRÁTICAS PARA O SEU "SITE"


Alguns dados, assustadores:

- em média o varejo "on-line" falha em 97% na conversão de seus visitantes para compradores, nos seus "sites" na Internet;

- pesquisas indicam que as intenções de compra são 25% maiores com os seus clientes potenciais que visitaram anteriormente seu "site";

- os clientes abandonam suas marcas, e a busca por menores preços, quando sua experiência "on-line" é frustrante; 65% dos usuários americanos não estão propensos a negociar com "sites" frustrantes, mesmo que de suas marcas favoritas; e mais, 30% dos compradores "on-line" dizem que deixam de comprar de uma loja física, se sua experiência "on-line" não atender suas expectativas;

- de acordo com pesquisa do Gartner Group, os varejistas que falham em prover excelência para seus usuários "on-line" irão sofrer um abandono de 100% da sua base de clientes a cada 5 anos.

Na Internet, a marca é a experiência e a experiência é a marca!

Portanto, cuide da experiência que seu cliente potencial terá em seu "site", cuide-se!

A seguir, 21 regras básicas, gerais e práticas, para você criar ou adaptar o seu “site” comercial, umas vindas da psicologia, outras vindas da prática e outras porque acabaram virando padrão.

Acessibilidade:
1. A sua página principal deve ser acessível na primeira tentativa.

2. “Sites” em mais de um idioma, é recomendável ter a página principal no idioma mais consultado, com opções visíveis para outros idiomas, assim que a abertura da página terminar, sem rolagem de página.

Logotipo e áudio-cartão:
3. Coloque o logotipo de sua empresa no canto superior esquerdo da tela, vindo em seguida com o seu áudio-cartão. Veja o exemplo em nosso “site”:

Merkatus
Ajudando nossos clientes a atrair clientes.

Barra de navegação:
4. Use a barra de navegação no canto esquerdo do seu “site”, em todas as páginas.

Maximize o uso das suas páginas:
5. Reduza o espaço em branco nas suas páginas. A procura feita pelo seu cliente não deve encontrar muito espaço em branco. Deixar linhas em branco para separar parágrafos e idéias é um bom princípio, no caso de páginas de conteúdo e de texto. Use menos espaços em branco do que o utilizado em papel, como regra geral.

Tamanho de Página e Rolagem:
6. O tamanho das páginas não deve exceder o tamanho de duas telas. No máximo deve ter o tamanho de 4 telas, excepcionalmente. Páginas longas podem ser permitidas para conter um texto grande previamente formatado, ou que pode ser impresso ou baixado.

7. A rolagem horizontal de páginas deve ser evitada a qualquer custo!

Tamanho das Linhas:
8. As linhas podem ter dois aspectos a serem considerados:

- o seu foco deve ser facilitar a leitura dos clientes potenciais que visitam o seu “site” comercial, portanto faça linhas de no máximo 65 caracteres por linha, aproximadamente 20 palavras por linha e 5 frases por parágrafo;

- se o seu foco é maximizar a velocidade da leitura, a linha pode ser maior, uma vez que linhas maiores garantem isso. Uma opção muito utilizada é ter a leitura na WEB com linhas reduzidas e opção para impressão com linhas normais de um documento.

Primeiro o mais importante:
9. Coloque o que for mais importante na parte superior da tela, na medida que a tela desce, decresce a importância. Colocar informações ou “links” importantes ao final da página é pedir para não ser lido o mais importante.

Títulos e subtítulos:
10. Coloque títulos específicos em todas as suas páginas, no “head” de cada documento. Isso facilita a identificação pelos “sites” de busca. IMPORTANTÍSSIMO!

11. No texto, coloque títulos e subtítulos para facilitar a procura e leitura por parte dos seus clientes. Evite textos longos, ao máximo, eles são cansativos e difíceis de serem lidos. Esta dica está fortemente correlacionada à dica nº 8.

Cores e Movimentos:
12. Utilize cores com sabedoria. Peça para ver como fica o seu “site” em um monitor branco e preto, em um monitor colorido velho. Peça para ver em um PC e em um Mac.

13. O uso de movimentos pode desviar a atenção de alguns tipos de pessoas. Se possível deixe os movimentos serem feitos pelos visitantes do seu “site”, respeitando a velocidade de cada um.

Fontes legíveis:
14. Utilize-se de uma fonte comum que não só permita, mas que facilite a leitura. A fonte deve ser igualmente lida em PCs e Mac, portanto teste as suas páginas nos dois tipos básicos de micros.

Fontes boas são as fontes serif e sans serif, mas não misture as duas, pois isso reduz a velocidade de leitura. São exemplos dessas fontes boas: Times Roman, Verdana, Tahoma, Geórgia, Helvetica, entre outras.

O acabamento das fontes Serif é suavizado (ABCabc - fonte Geórgia) ,
já as fontes sans serif tem terminação reta (ABCabc - fonte Arial).

15. Use tamanho de fonte de, no mínimo, 10 pontos (ou tamanho 2 nos aplicativos para WEB, tipo DREAMWEAVER, para visualização nos monitores), visando facilitar a leitura por parte dos usuários do seu “site”. Se o seu “site” tem público alvo com mais de 65 anos, recomendamos a utilização de tamanho de fontes de 12 a 14 pontos (tamanho 3 nos aplicativos WEB equivale, regra geral, a tamanho 12 pontos nas fontes impressas).

"Links:"
16. Utilize "links" definidos e claros, à primeira vista, de tal forma que os seus clientes não precisem ficar procurando com o “mouse”. Evite “links” gráficos, que só sejam descobertos com a passagem do “mouse” sobre eles.

17. Utilize cores e/ou sublinhado:
- para “links” não lidos use tons azuis ou violeta,
- para “links” lidos use a cor próxima do vermelho.
A cor serve para diferenciar, estas cores indicadas estão se tornando padrão. A técnica de diferenciar os “links” faz com que eles sejam encontrados 7 vezes mais rápido do que sem diferenciação de cor

Dicas Para Cuidar Do Seu Cliente
18. Coloque, em todas as páginas, o seu endereço para contato: o endereço físico, com CEP, os números de telefone e fax, e o seu “e-mail” de contato. O cliente não tem que se preocupar ou se lembrar onde você colocou, ou escondeu, os seus endereços. Facilite a vida dele: onde ele for, está lá, à disposição dele e para escolha, todas as formas de contato.

19. Mantenha o cliente potencial informado onde ele está: em todas as páginas do seu “site” mantenha um título em cada página, igual ao do menu ou barra de navegação ao lado.

20. Utilize os “links” internos dentro do “site” para mostrar assuntos correlatos ou complementares. Isto ajuda o cliente perceber mais “o todo” das informações contidas no seu “site”.

21. Você não entra numa loja de sapatos para ver um show pirotécnico. Se houver um show na loja de sapatos, e ninguém para atender, você vai embora. Na hora de comprar sapatos você quer comprar sapatos, não ver um show que você não pediu.

Com o seu cliente acontece o mesmo, ele busca informação e pode encontrar um show. Mantenha as suas páginas limpas, objetivas e claras, sem shows pirotécnicos.

Vai ser uma briga com o seu “WebDesigner”...

O cliente potencial, que visita o seu “site”, tem que entender, num segundo, a navegação, encontrar com facilidade a informação que ele busca, e fazer um pedido ou contato, sem ter qualquer formação na área de Tecnologia da Informação.
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Se você quer mais detalhes, há diversos livros que tratam da "usability", na Amazon, ou consulte o "site" (em inglês): http://usability.gov/guidelines/

E o seu "site", pelas quantas anda? Há alguma dúvida?

Não hesite em nos contatar.

Um forte abraço a todos e até o próximo BES.

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1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
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