CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Assinar o BES, clique aqui!



ADEUS MARKETING VELHO,
FELIZ MARKETING NOVO!

Eu verifico, a cada dia, como o discurso de "foco no mercado" está presente em todas conversas. Basta abrir qualquer revista especializada, e lá está escrito FOCO NO MERCADO, PENSAR CLIENTE!

No entanto, parece-me que o uso do cachimbo deixou a boca torta! Todos ainda falam nos 4Ps do marketing, uma ferramenta reconhecidamente ultrapassada, pois tem enfoque interno, foco na empresa, e muito voltada para produtos, mesmo neste novo século onde a área de serviços é maior e não para de crescer.

A "coisa" está mais ou menos assim: o foco é no mercado, mas eu continuo a cuidar do meu produto, eu estou centrado naquilo que eu faço, naquilo que eu produzo: "o meu produto serve para você como uma luva" - e os fiéis vendedores dizem isso para todos os clientes!

Na prática há uma dissociação forte entre o discurso e essa prática. Continua-se a produzir o que sempre se produziu, com algumas adaptações a estes tempos bicudos...

Ou numa outra linguagem, de "business to business":

- "Há a necessidade no mercado, mas o empresariado ainda não está preparado, não está maduro para isto que eu faço!"

O erro não está no empresariado, o erro está em nós, está na maneira de apresentar nossos serviços e produtos. O remédio para isso chama-se empatia e A Lei Da Expectativa Negociada!

Você e sua empresa não devem, em hipótese alguma, se apresentar como fonte de custos, sumidouro de recursos, mas sim como fonte de solução, como fonte de resolução de problemas, solução de desafios e de preocupações.

Você e sua empresa não captam a atenção do seu cliente, seja ele empresário ou não, se você se apresenta como uma fonte de custos, como um sumidouro de recursos.

Você e sua empresa só poderão captar a atenção dos seus clientes se você falar no que o seu cliente quer, deseja, necessita, se você apresenta soluções para os seus - dele, o cliente - problemas e desafios!

O fabricante de geladeiras não está no negócio de geladeiras. O fabricante de geladeiras está no negócio de conservação de alimentos.

E o seu negócio, qual é o seu negócio?

Para facilitar a sua vida, e a vida da sua empresa, apresentamos abaixo uma tabela onde colocamos o antigo foco no produto versus o novo foco na demanda do mercado.
  NOVO VELHO
  O Cliente Eu, minha empresa
 

Problemas, desafios, medos, preocupações, desejos, interesses do cliente

O que eu produzo ou minha empresa produz
  Demanda Oferta
  Educacional, ajuda para entendimento Promocional, divulga características
  Resultados provados, soluções Promessa de resultados, características
  Relacionamento Transação
  Preço por valor Preço por tempo
  Cooperativo, colaborativo Competitivo
  5 Rs 4 Ps
     

Embora possa se falar que o uso das ferramentas antigas - tipo 4Ps - ainda sirva, mesmo assim, é como se eu falasse que eu quero mudar, mas não muito, eu quero mudanças que eu não perceba, eu quero mudanças que não mudem nada!

Veja como a utilização dos 5Rs tornam muito mais claro e objetivo o que deve ser feito para obter e manter mais e melhores clientes, com o foco voltado ao mercado, pela própria concepção desta nova e revolucionária ferramenta.

Para que se tenha uma idéia do que estas mudanças de abordagem resultam na prática do dia a dia, vamos supor que eu esteja em uma agência do Correio e, num papo descontraído com o pessoal da fila, acabam perguntando para mim o que eu faço, qual é o meu negócio. Abaixo as diferenças de colocação entre o NOVO e o VELHO modelo:
  NOVO VELHO
  Meu nome é Carlos Alberto de Faria, e eu ajudo meus clientes a atrair mais e melhores clientes. Meu nome é Carlos Alberto de Faria, e eu sou consultor de marketing.
  Eu ajudo meus clientes a fazerem mais e melhores negócios. Eu trabalho com as mais modernas e atualizadas ferramentas de marketing.
     

Qual destas aproximações acima fala em sintonia com as necessidades dos meus clientes?

Qual tipo de apresentação causa impacto? Qual tipo de apresentação obtém a atenção do meu cliente?

Vamos imaginar imaginar qual seria o negócio de um arquiteto de interiores e de uma vendedora de terrenos de alto padrão.Qual seria o negócio de cada um deles? Como eles poderiam se apresentar?

E no seu negócio, como você se apresentaria? Se você tiver dificuldades, não hesite em nos contatar.

Você está interessado? Se sim, contate-nos diretamente, ou ainda leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços:

calfaria@merkatus.com.br ou
0 XX 47 3369-2465 ou
MSN: cafaria@merkatus.com.br

Um grande abraço a todos e até a semana que vem!

Carlos Alberto de Faria
Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes.
Merkatus ONLINE - Resolvendo os seus problemas

__________________________
Nós teremos o prazer de atendê-lo, caso você queira saber mais sobre estas e outras estratégias atrair mais e melhores clientes, ou ainda comentar algum aspecto deste Boletim Eletrônico Semanal. Não hesite em contatar-nos:

Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes

contato@merkatus.com.br ou

047 3369-2465

Se você quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavra DESCADASTRAR.
______________________
Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
.Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br.


© Copyright 2003, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.