CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Para assinar, clique aqui!

EMPREENDEDOR: Dicas (II)

É ilógico esperar sorrisos dos outros
se nós mesmos não sorrimos.

Dalai Lama


_____________________________________________________
Resumo:
- “O mercado tá feio!”
Você já ouviu isso de alguém?
O que é o mercado?
Como agir no mercado?
_____________________________________________________


Uma assinante me procura, e fala comigo sobre as dificuldades pelas quais passa.

Ela é uma pequena comerciante de roupas – revendedora – e diz que, nos últimos meses, houve um decréscimo muito grande no volume de vendas da sua loja.

Seguiram-se algumas perguntas e respostas, o que dá uma boa idéia do quanto os nossos empreendedores vivem situações semelhantes, não importando o tamanho do seu negócio, nem ao menos o seu ramo de atividade.

Eu aproveitei o papo com ela e repasso para vocês alguns dos conselhos mais buscados e também pouco compreendidos.


3º) DICA: O mercado é a realidade.

O que saltou aos olhos é que à constatação de que o volume de vendas estava caindo, nada se seguiu, ela esperava, atrás do balcão da sua loja, que o mercado voltasse a ficar “normal”, ou em outros termos, comprador.

As pessoas continuam precisando se vestir, ir trabalhar, pelo menos os que ainda trabalham ou tem empregos, a máquina da sociedade continua a girar, pode ser em ritmo mais lento, mas a economia não parou.

Se o mercado mudou, você pode ficar atrás do balcão, ou da escrivaninha, ou na frente do computador, esperando que o mercado mude, lamentando-se:

- “O mercado tá feio!”

É exatamente isso que a assinante fez: lamentava-se.

Você, você mesmo, como você reage frente uma situação destas?

Leia o BES anterior PROBLEMÁTICA ou SOLUCIONÁTICA?


Você fica se lamentando também, ou você vai atrás dos seus clientes e pergunta:

- o que eles querem?

- o tipo de roupas que eles compram mudou?

- se mudou, qual é a nova preferência?

- condições especiais de pagamento ajudariam?

- quais seriam as condições de pagamento ideais?

Ou tenta verificar que “outras coisas” o mercado está necessitando? Brechó, o tal do mercado de roupas usadas? Roupas populares, mais baratas?

O mercado nunca está errado!

O mercado também nunca está feio, o que a gente chama de mercado é a realidade.  O mercado nada mais é do que a realidade do conjunto das ocorrências de trocas, comerciais ou não, que se estabelecem na nossa sociedade.

Você, sua empresa e as suas ofertas fazem parte desse mercado.

As suas ofertas ao mercado também fazem parte desse conjunto e, em comparação com as outras ofertas feitas pelos seus concorrentes, pode ser considerada atrativa pelos seus clientes.

Ou não!

Como é o caso da pequena comerciante de roupas com a qual falamos.

Se os clientes deixaram de vir é porque a sua oferta não mais os atende.

E você, sentado? Esperando que algo mude...?


4º Dica: Jamais brigue com o mercado, adapte-se.

Falar que o mercado está feio, e não fazer nada é ser apático, é só reclamar... Não resolve absolutamente “nadica” de nada... Por mais que você reclame, o mercado nem ao menos ouve um pequeno sussurro da sua reclamação. O mercado não está nem aí para a sua reclamação.

Ao invés de reclamar - o que nada resolve e nada muda -, aja.

Eu sei, eu sei, você, me pergunta:

 - “Agir fazendo o quê? Mudar o quê e para onde?”

Calma que o mundo não foi feito da noite para o dia...

Leia o BES anterior DIVERSIFICAR OU FOCAR?

Você já tem fornecedores e já se relaciona com eles há algum tempo. Pergunte a eles se:

- eles passam por dificuldades nas vendas,

- houve alguma mudança no volume de vendas,

- houve uma mudança no perfil dos clientes que compram as roupas que eles produzem ou vendem;

- eles mudaram algo na oferta deles?

Note que até agora eu pedi para você fazer perguntas com os seus clientes e com os seus fornecedores.

- “Você sabe o nome disso?”

O nome sofisticado disso chama-se Pesquisa de Mercado, ou se defrontar com a realidade.

Sabendo já mais detalhes, tanto dos seus clientes, como uma avaliação do mercado dos seus fornecedores, você tem condições de agir, mais e melhor do que antes.

Lembre-se, você estava parado, esperando que o mercado fica-se novamente comprador...

Então, caso a sua oferta não venda mais como antes, caso o mercado esteja “feio”, você tem dois únicos caminhos a seguir:

- ou você muda de clientes e mantém a oferta,

- ou você muda de oferta e mantém o mercado.

Com isto, o que eu quero dizer para você é que não adianta mudar tudo, e enfrentar desafios totalmente novos. Vá com calma e aproveite a sua experiência.

A sua chance de sucesso aumenta quando você trabalha com “coisas” que você já conhece e domina, ao invés de jogar fora toda a sua experiência anterior.

E a sua empresa? Como está a sua empresa? Ela briga com o mercado ou com os concorrentes? Ela compete?

Caso você precise competir com os concorrentes e adaptar a sua oferta às necessidades do que o seu mercado busca, a Merkatus pode ajudar.

Contate-nos diretamente, ou ainda leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços:

calfaria@merkatus.com.br ou
0 XX 47 3369-2465 ou
MSN: cafaria@merkatus.com.br

Construa uma semana excelente.


Carlos Alberto de Faria
Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes.
Merkatus ONLINE - Resolvendo os seus problemas.
_________________________
Nós teremos o prazer de atendê-lo, caso você queira saber mais sobre estas e outras estratégias de marketing de serviços, ou ainda comentar algum aspecto deste Boletim Eletrônico Semanal. Não hesite em contatar-nos:

Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes

contato@merkatus.com.br ou

047 3369-2465

Se você quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavra DESCADASTRAR.
______________________


Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
.Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, para fins não comerciais, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br.

© Copyright 2009, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.