CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:

BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Para assinar, clique aqui!



Lidando com pessoas difíceiS (I)


Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior
 sem o seu consentimento.
Eleanor Roosevelt

______________________________________________________
Resumo:
Todos estamos sujeitos a encontrar pessoas de difícil trato. O que fazer nestas ocasiões.
Aqui você encontra as atitudes e comportamentos necessários para que você faça a diferença.
______________________________________________________

Todas as pessoas que trabalham com o público sabem, que vez por outra, aparece uma pessoa com a qual é difícil trabalhar. São as ditas pessoas difíceis.

Você, com certeza já vivenciou isto em algum momento da sua vida, já se deparou com uma pessoa com que teve dificuldades de conversar ou chegar a um acordo viável.

Como lidar com estas pessoas? O que fazer? Como agir?

De uma forma não direta, já respondemos estas perguntas no primeiro BES deste ano:

SINTONIA COM VOCÊ

Hoje seremos diretos nessas respostas.

Permita-me copiar aqui uma parte do texto desse BES:

“O primeiro passo para trabalhar com emoções não construtivas, suas ou de outras pessoas, minimizando ou eliminando os seus efeitos, é você se manter calmo, senhor de si mesmo.

 Manter a calma é a sua primeira e necessária habilidade para você manter: 

- o prumo, ou seja, manter-se no controle da situação, manter-se no controle das suas próprias emoções, evitando o tão comum auto-sequestro emocional; 

- o rumo, ou seja, conservar-se na direção da realização dos seus sonhos, e não dar espaço para os interlocutores divagarem sobre o caminho inicial ou pretendido da conversa, reunião ou debate, levando você e sua agenda com eles.”

Nos BES do ano passado, sobre assertividade, demos uma breve explicação sobre os comportamentos passivo, agressivo, manipulativo e assertivo. Se você não se recorda, leia-os, pois é básico para entender o que se segue:

ASSERTIVIDADE (I)

ASSERTIVIDADE (II)

Bem, vamos ao que interessa: o que você deve fazer para lidar com pessoas difíceis?

1º) Manter o prumo:

- Mantenha a calma sempre:
Não é a sua pessoa que está fora de controle, ou teve um dia difícil e não consegue ser senhor de si; é a pessoa do outro que está à sua frente. Recuse-se a assumir o desespero ou o despreparo do outro em lidar com as emoções dele. Releia a frase com que se inicia este BES.

- Seus princípios e crenças são a sua bússola:
O que ajuda a você ser o que você é, sempre, são os seus princípios e crenças. Eles iluminam e dirigem as suas ações. Jamais abdique da liberdade de ser quem você é, sempre. Reagir ao outro e agir ou pagar na mesma moeda é entregar a sua liberdade de ser o que você é, demão beijada, e virar umA simples marionete nas mãos dos outros.

- Inspire-se, economize-se:
O que inspira as suas ações, os papéis que você assume, dependem de quem você é. Aproveite este instante e leia este artigo interessante – pelo menos é a minha opinião -, se ainda não o fez:

O ALINHAMENTO PESSOAL

Grande parte das pessoas faz tudo o que tem para ser feito, são devoradores de tarefas e compromissos, consomem seu tempo indiscriminadamente; isso é ser eficiente. Vivem ocupados com os afazeres e lhes falta sintonia própria.

Faça muito bem feito o que deve ser feito, o que está sob a sua responsabilidade, e ao seu tempo; seja eficaz. Economize-se!

2º) Manter o rumo:

- Mantenha os seus objetivos e seus sonhos:
Você se permitir um autosequestro emocional – deixar ou permitir que o outro afete ou altere as suas emoções, faz com que você deixe de caminhar na direção dos seus sonhos, dos seus objetivos.

A consistência do caminho na busca e realização dos seus sonhos é que definirá se e quando você os irá atingir.

- Trate bem o próximo, independente do próximo:
Aproveite oportunidades de fazer o bem às outras pessoas, independente de quem sejam elas e do estado emocional que estiverem, em cada momento de contato com a sua pessoa, em cada Hora da Verdade.

A soma de cada interação que você tem com as pessoas, ao longo da sua existência, será a sua imagem construída no mercado chamado VIDA.

Pense de maneira diferente ao lidar com uma pessoa difícil: eu estou colocado no caminho dessa pessoa para fazer a diferença, para dar a essa pessoa o carinho e a compreensão que eu tenho, pois se este trabalho fosse fácil, não precisaria da minha pessoa aqui; qualquer um faria!

Veja o gráfico abaixo:


O que você conclui olhando e pensando no que ele tem a dizer? A semana que vem falaremos sobre o que nos ensina esse gráfico.

V ocê tem dificuldade de lidar com pessoas difíceis? A Merkatus pode ajudá-lo. Faça os nossos cursos à distância, pela Internet. Consulte nossa página inicial.

Ou nos contate diretamente, ou ainda leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços:


calfaria@merkatus.com.br ou
0 XX 47 3369-2465 ou
MSN: cafaria@merkatus.com.br

Construa uma semana excelente.

Carlos Alberto de Faria
Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes.
Merkatus ONLINE - Resolvendo os seus problemas.
_________________________
Nós teremos o prazer de atendê-lo, caso você queira saber mais sobre estas e outras estratégias de marketing de serviços, ou ainda comentar algum aspecto deste Boletim Eletrônico Semanal. Não hesite em contatar-nos:

Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes

contato@merkatus.com.br ou

047 3369-2465

Se você quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavra DESCADASTRAR.
______________________

Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
.Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, para fins não comerciais, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br.

© Copyright 2009, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.