CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
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Equipamento Para O FuturO

Há 3 coisas que não voltam atrás:
- a flecha lançada,
- a palavra pronunciada, e
- a oportunidade perdida.
Provérbio chinês

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Resumo:
Quais características um empreendedor deve ter?
E um empregado excelente?
E um cidadão responsável?

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O que o cidadão, o empregado e o empreendedor deve saber, conhecer, estar habilitado tanto competir na selva do mercado? Como cooperar para que seus pares, as empresas e a sociedade atinjam resultados esperados?

Estas perguntas eu já trago comigo há alguns anos e tenho obtido e encontrado algumas respostas.

Na semana passada, pesquisando a Internet sobre um assunto que a princípio nada tinha a ver com isso, deparei-me com o que lhes apresento abaixo, uma excelente contribuição e aproximação para a resposta que eu busco.

Desenvolveu-se na década passada, nos EUA, um projeto denominado:

 EFF - "Equipped For the Future"-

que buscou integrar a pessoa na pele do cidadão, buscando propiciar a estas pessoas o conhecimento, as ferramentas e o discernimento para que elas possam viver e interagir proativamente na sua sociedade.

O projeto se propõe a desenvolver o cidadão através de 4 categorias:

1. Competências em comunicação
2. Competências em Tomada de Decisão
3. Competências Interpessoais
4. Competências de aprendizagem ao longo da vida


divididas essas em 16 competências, mostradas abaixo.

Há um expressão usual: analfabetismo funcional, que significa que a pessoa com essa deficiência sabe ler, portanto está alfabetizada, porém não consegue interpretar o que lê, não entende aquilo que está escrito.

O projeto preparou material de excelente qualidade de aprendizagem para os alunos, e de apoio para os professores.

O conteúdo proposto é uma tentativa de resgate do "não cidadão funcional".

NÃO CIDADÃO FUNCIONAL:
é uma pessoa, já com certo tempo de estudo, com alguns anos de escola, mas ainda incapaz de exercer a sua cidadania plena, por falta de competências para encarar o mundo de frente, proativamente.

Para a verificação das suas competências como pessoa responsável pelo seu próprio caminho na vida, como :

- cidadão,
- patrão,
- empreendedor
- empresário,
- pai ou mãe,
- marido ou esposa,
- amigo ou empregado,

eu recomendo que você leia atenciosamente o que se segue, pois é de extrema valia para a sua pessoa, para os que o cercam, e para a sua empresa e empregados.

A tradução cometida por mim pode conter falhas...

1. Competências em comunicação

·  Ler com entendimento

o Encontre o propósito da leitura
o Selecione estratégias de leitura apropriadas para o propósito
o Acompanhe a compreensão e ajuste as estratégias de leitura
o Analise as informações e reflita sobre o seu significado subjacente
o Integre essas informações com o conhecimento anterior para alcançar o propósito.

·  Transmitir idéias por escrito

o Encontre o propósito da comunicação
o Organize as informações que sirvam ao propósito, ao contexto e à audiência
o Esteja atento às normas do uso da Língua Portuguesa, inclusive a gramática, ortografia e estruturas das frases para aumentar a compreensão do leitor
o Busque ou solicite "feedback" para revisar e melhorar a efetividade da sua comunicação

·  Falar para que outros entendam

o Determine o propósito da comunicação
o Organize e transmita informações para servir eficazmente ao propósito, ao contexto e ao ouvinte
o Esteja atento às convenções da comunicação oral em Português, incluindo gramática, escolha de palavras, a entonação, o ritmo, e os gestos para aumentar o entendimento do ouvinte
o Busque ou solicite "feedback" para revisar e melhorar a efetividade da sua comunicação

·  Ouvir ativamente

o Preste atenção às informações orais
o Esclareça o propósito de ouvir e use estratégias adequadas para este propósito
o Acompanhe a compreensão, ajustando as suas estratégias de escuta para aumentar a compreensão
o Integre as informações ouvidas com o conhecimento anterior para alcançar o propósito.

·  Observar criticamente

o Esteja atento às fontes de informação visual, incluindo a televisão e outros meios de comunicação social
o Encontre utilidade e propósito nas observações e use estratégias apropriadas para o propósito
o Acompanhe a compreensão e ajuste as estratégias
o Analise o rigor, a parcialidade, e a utilidade da informação
o Integre as informações com conhecimento prévio para alcançar o propósito da observação

2. Competências na tomada de decisão

·  Usar a matemática para resolver problemas e se comunicar

o Compreenda, interprete e trabalhe com imagens, números e informações simbólicas
o Aplique o conhecimento de conceitos matemáticos e de procedimentos para descobrir como responder a uma pergunta, resolver um problema, fazer uma previsão, ou realizar uma tarefa que tem uma dimensão matemática
o Defina e selecione os dados a serem utilizados na resolução de problemas
o Determine o grau de precisão exigido por cada situação
o Resolva problemas utilizando procedimentos quantitativos adequados e verifique se os resultados são razoáveis
o Comunique os resultados usando uma variedade de representações matemáticas, incluindo gráficos, mapas, tabelas, modelos algébricos.

·  Resolver problemas e tomar decisões

o Antecipe ou identifique problemas
o Use informações de diversas fontes para se chegar a um entendimento mais claro do problema e suas causas principais
o Gere soluções alternativas
o Avalie os pontos fortes e fracos das alternativas, incluindo os riscos potenciais e os benefícios de curto e longo prazo
o Escolha a alternativa mais adequada para a meta, o contexto, tendo em vista os recursos disponíveis
o Estabeleça critérios para avaliar a eficácia da solução ou decisão

·  Planejar

o Estabeleça e priorize metas
o Desenvolva uma abordagem organizada de atividades e objetivos
o Execute o plano ativamente
o Acompanhe o andamento do planejado, considerando as necessidades de ajuste à realidade
o Avalie a efetividade no alcance das metas.

3. Competências interpessoais

·  Cooperar com os outros

o Interaja com outras pessoas com tato, de forma amigável e cortês, demonstrando respeito pelas suas idéias, opiniões e contribuições
o Procure nas colocações dos outros a compreensão das ações e reações dele
o Ofereça colocações claras sobre seus próprios interesses e atitudes para que os outros possam entender as suas ações e reações
o Ajuste as suas ações levando em consideração as necessidades dos outros para que a tarefa seja cumprida

·  Defender-se e influenciar

o Defina o que se está tentando alcançar
o Avalie interesses, recursos e a possibilidade de sucesso
o Colete fatos e informações de apoio para construir uma visão que leve em conta os interesses e as atitudes dos outros
o Apresente um panorama claro, utilizando uma estratégia que leve em conta os propósitos e a audiência
o Reveja, se necessário, tendo em vista comentários recebidos

·  Negociar e resolver conflitos

o Reconheça a existência de conflito
o Identifique as áreas de acordo e desacordo
o Gere opções de solução do conflito que tenham potencial "ganha-ganha"
o Empenhe-se na tentativa de chegar a um acordo de uma forma que possa satisfazer as necessidades e os interesses de todos
o Avalie os resultados dos esforços e reveja abordagem, se necessário

·  Orientar os outros

o Avalie as necessidades dos outros e da sua própria capacidade de orientar
o Utilize estratégias para fornecer orientação que leve em conta as metas, as tarefas, o contexto e os estilos de aprendizagem dos outros
o Encontre oportunidades de aprendizagem construídas sobre os pontos fortes do aprendiz
o Busque "feedback" sobre a utilidade e os resultados da sua orientação

4. Competências de aprendizagem ao longo da vida

·  Assumir a responsabilidade pela aprendizagem

o Estabeleça metas de aprendizado que sejam baseadas na própria compreensão de suas necessidades atuais e futuras
o Identifique as próprias forças e fraquezas como aprendiz e procure oportunidades de aprendizagem que o ajudem a construir o seu próprio conceito de aprendiz
o Familiarize-se com uma variedade de estratégias e meios de aprendizagem para adquirir e reter conhecimentos
o Identifique e use estratégias adequadas aos seus objetivos, tarefas, contexto e aos recursos disponíveis para a aprendizagem
o Monitore o seu progresso em direção às metas e modifique as estratégias ou outras características da situação do aprendizado necessárias para alcançar os seus objetivos
o Teste novas possibilidades de aprendizado encontradas na vida real.

·  Refletir e avaliar

o Analise onde você está: avalie o que você já sabe e a importância do conhecimento
o Faça inferências, predições e julgamentos baseados nestas reflexões.

·  Aprender através da investigação

o Proponha uma pergunta para ser respondida ou faça uma previsão sobre assuntos ou eventos
o Utilize múltiplas linhas de investigação para coletar informações
o Organize, avalie, analise e interprete os resultados

·  Usar tecnologias da informação e comunicação

o Use computadores e outras ferramentas eletrônicas para obter, processar e manipular informação
o Utilize ferramentas eletrônicas para aprender e praticar competências e habilidades
o Utilize a Internet para explorar temas e coletar informações


O quanto o Brasil precisa caminhar em sua educação, partindo do analfabetismo e chegando no cidadão?

A sua empresa têm esse tipo de profissional?

Você tem todas estas competências?

Se a sua empresa busca empregados competentes, saiba que a sociedade igualmente precisa de cidadãos competentes.

E o cidadão competente vem antes do empregado competente.

A sua empresa tem dificuldades de encontrar empregados competentes, ou você próprio de obter a sua própria competência? A Merkatus pode ajudá-lo.

Contate-nos, sem compromisso, ou leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços:

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Construa uma semana excelente.


Carlos Alberto de Faria
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