CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
 BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Assinar o BES, clique aqui!




DESEMPENHO EFETIVO

“A diferença entre o que fazemos
e o que somos capazes de fazer resolveria
a maior parte dos problemas do mundo.”
Mahatma Gandhi

_______________________________________________________

RESUMO:
Qual é a direção dos seus esforços de comercialização?
_______________________________________________________


O nosso tema de hoje é sobre o marketing pessoal: a oferta que VOCÊ coloca no mercado, quando procura emprego.

Todas e quaisquer pessoas, quando se colocam à disposição no mercado de trabalho, estão ofertando o seu desempenho efetivo, em troca de um conjunto de benefícios, entre os quais um que se chama salário.

Para uma parte da população, alguns que possuem:

- um diploma universitário, ou até mesmo

- um diploma de pós-graduação,

os possuidores desses “canudos” se crêem no direito de assumir posições, como se o mercado lhes devesse um emprego, simplesmente por terem se esforçado nesse intento que, grosso modo, os distingue dos não diplomados.

Assim também é para os que têm diplomas de escolas técnicas, de 2º grau, do ensino básico, chegando aos semi-alfabetizados.

Para o seu patrão não adiantam promessas, diplomas e medalhas, interessam os resultados. Só resultados.

Diferentemente daquelas expectativas do pessoal formado, a realidade do mercado de trabalho é bem diferente. O mercado não está à disposição dos que estudaram.

Para você saber qual é a realidade do mercado, leia atentamente este artigo:

MERCADO DE TRABALHO: Realidade e Recomendações

As empresas, que procuram profissionais, procuram pessoas que sejam capazes de auxiliá-las na busca de resultados que elas têm que construir no mercado.

Uma pessoa apta a assumir um posto de trabalho é uma pessoa que tenha desempenho efetivo, aquelas que transmitiram confiança aos seus patrões de que teriam a competência de transformar a esperança em realização, e que, efetivamente, atingirão os resultados a que se propuseram.

Lembre-se que competência é promessa, e desempenho efetivo é obtenção de resultados desejados e acordados.

E o que seria um desempenho efetivo?

Vamos primeiramente analisar o que é efetividade.

Nós já discutimos em artigos anteriores as diferenças entre eficiência, eficácia e efetividade, à luz da administração moderna. Resumidamente, uma pessoa:

- uma pessoa eficiente faz certo as “coisas”;

- uma pessoa eficaz é aquela que faz certo as “coisas” certas;

- uma pessoa efetiva é aquela que faz certo as “coisas” certas, com qualidade.

Para saber mais e melhor sobre essas definições, leia aqui.

Para aumentar e melhorar a sua competência, não são necessários “diplomas”, muito embora estes sejam um primeiro indicativo de que você se preparou.

O que é necessário para melhorar o seu desempenho efetivo e os seus resultados obtidos, o seu repertório de atuação?

A necessidade é sempre se atualizar, constantemente estudar, treinar, se dedicar para estar capacitado a enfrentar novos desafios, para crescer enquanto profissional e pessoa.

E há uma grande diferença entre preparação e aumento da sua capacidade pessoal, e a efetividade dos resultados que você produz para quem o contrata.

A diferença chama-se FAZER ACONTECER, e isso não se aprende na escola, é a sua vontade e a sua deterrminação de enfrentar, a cada momento, o touro à unha, em busca dos resultados.

O gráfico abaixo, a Matriz Nível de Desafio X Capacidade Pessoal mostra que quanto mais você se capacita, mais você cresce, mais e melhor preparado você se torna para enfrentar novos desafios.


E este é o grande segredo dos dias de hoje: não basta o sonho de felicidade, de sucesso ou de realização. Há que se aprimorar constantemente, pois quem fica parado não permanece no mesmo lugar, fica invariavelmente para trás, pois os outros lhe passam à frente.

A palavra FLUXO foi utilizada propositalmente pois indica mudança constante, você precisa, todo dia, aprimorar as suas capacidades pessoais, pois o mundo evolui.

Você precisa sempre aumentar as suas capacidades que lhe permitem assumir desafios crescentes, dentro do seu campo de atuação, em sintonia com a realidade mutável.

O ônus de sair de sintonia com a realidade é ser, ou ficar, ultrapassado.

Para se criar o FLUXO basta fazer a conjunção equilibrada de nossos conhecimentos, habilidades e atitudes, com a finalidade de alcançar aprendizado e desempenho superiores, continuamente.

Ter um FLUXO é juntar a emoção, a informação e a ação para, harmoniosa e constantemente, dar cabo das tarefas a que você se propõe no passado, no presente e no futuro, para obter o tão desejado desempenho efetivo.

E você, o seu desempenho é efetivo?

O desempenho efetivo da sua empresa só pode vir do desempenho efetivo dos empregados da sua empresa. Os empregados da sua empresa têm desempenho efetivo?

O desempenho da sua empresa pode ser melhorado? Contate-nos, a Merkatus pode ajudá-lo. .

calfaria@merkatus.com.br ou
0 XX 47 3369-2465 ou
MSN: cafaria@merkatus.com.br

Construa uma semana excelente.

Carlos Alberto de Faria
Resolvendo também os seus problemas “on-line”.
Merkatus
- Ajudando nossos clientes a atrair clientes.

_____________________________________________________________________
Se você quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavr
a DESCADASTRAR.
______________________________________________________________________

Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
.Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br.

© Copyright 2003-2008, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.