CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
 BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Assinar o BES, clique aqui!



O PLANEJAMENTO E AS PESSOAS

"Quando você quiser começar alguma coisa,
comece pelo princípio e
o princípio será qualquer lugar
onde você começar."

Wolber de Alvarenga,
in "Bola de Gude - Poesias e Toques",
Editora do Autor.

________________________________________________________
RESUMO:
Qual é a direção dos seus esforços de planejamento?
________________________________________________________

Há algumas semanas fomos argüidos sobre sermos contra os planejamentos. Isso se deveu a um artigo onde nos insurgimos contra os planejamentos adjetivados, tipo planejamento estratégico, como se a característica de estratégico conferisse algo a mais a este tipo de planejamento.

Nossas idéias sobre planejamento podem ser encontradas aqui:

- noções básicas e práticas:

O QUE É PLANEJAMENTO?;

- porque planejamento é necessário e o que ele tem a ver com a sua liberdade:

PLANEJAMENTO E LIBERDADE;

- o planejamento é um indicativo do caminho, é um simples mapa e jamais substitui o caminho:

PLANEJAMENTO: Mapa Ou Caminho?;

- para que se fazem planejamentos? Aqui você obtém a resposta:

PLANEJAMENTO E RESULTADOS.

Hoje vamos dar uma idéia do que entendemos por planejamento, e o que o faz dar os resultados desejados.

Todo o planejamento empresarial visa obter um determinado resultado no mercado, frente aos concorrentes, através dos seus esforços e recursos.

1º Constatação
O planejamento é um conjunto de propostas de estratégias, táticas e ações que visam nortear esforços e recursos de uma forma produtiva, numa briga dinâmica com os concorrentes, dentro do mercado, que exige constantes adaptações à realidade construída e modificada pelas ações dos múltiplos participantes do mercado.

2º Constatação
Os resultados, que a maioria das empresas busca, estão fora dela, estão no mercado.

3º Constatação
Na disputa pelos clientes, que ocorre no mercado, você e a sua empresa precisam de recursos humanos, financeiros e materiais, utilizados da forma mais produtiva possível.

4º Constatação
Os esforços da sua empresa, na direção dos resultados desejados, do sucesso pretendido, serão feitos, executados e implementados, no mínimo, por estas pessoas:

- os empregados da sua empresa,

- pelos seus fornecedores,

- pelos seus agregados e

- pelos seus clientes.

Com este ponto de vista, vemos claramente que o uso dos recursos materiais e financeiros, com a finalidade de produzir os resultados desejados, através do caminho apontado pelo planejamento, depende tanto das pessoas como do uso produtivo, coordenado, conjunto, comprometido e dirigido, que depende das pessoas...

As pessoas, todas as pessoas envolvidas listadas acima, podem trabalhar a favor, ao atrapalhar os resultados que se pretende atingir.

E, portanto, o planejamento, após ter sido feito pelas mais variadas formas, pois há infinitos jeitos e caminhos para se chegar ao planejamento, restam:

- os objetivos e resultados pretendidos;

- os recursos financeiros e materiais e

- as pessoas que se encarregarão de sair daqui (onde estamos) e chegar lá onde estão os resultados pretendidos!

E chegamos neste ponto, onde independentemente do processo utilizado para se chegar ao planejamento, ou do nome ou adjetivação usado no planejamento, chegamos às pessoas.

A execução do planejamento, qualquer que seja ele, o fazer acontecer, o sucesso tem como chave do seu sucesso as pessoas. Se as pessoas envolvidas não quiserem, se elas não estiverem dispostas, será, frequentemente, muito difícil fazê-las executar o planejado; e se for executado será com baixa produtividade.

Portanto, todos e quaisquer esforços que buscam o sucesso do planejamento acabam tendo uma ênfase muito grande na cultura, no clima ou ambiente da empresa, na liderança e na gestão da mudança, enfim na administração das pessoas.

Note que de nada adiantam inovação, criatividade, foco no mercado, se a empresa não tiver a capacidade de fazer acontecer. A competência mais difícil e a que dá consistência quaisquer empresas é a sua capacidade de fazer acontecer aquilo que ela planeja que aconteça.

Quando afirmamos o que dissemos acima, não estamos menosprezando outras áreas como as de finanças, tecnologia, incluída aqui a TI, todas são necessárias, sem a mínima dúvida, mas somente que o capital, o conhecimento e a tecnologia, estão disponíveis no mercado, mas:

- a força de vontade,

- o comprometimento,

- a unidade de propósitos

- o trabalho em equipe,

- o senso de destino comum,

- os olhos atentos diariamente à realidade mutável,

- a postura de aprender sempre,

- o pegar o touro à unha, a cada dia

é que fazem diferença entre:

- os que atingem os resultados e celebram o sucesso, e

- a grande maioria que fica pelo meio do caminho.

Caso o assunto tenha despertado o seu interesse, contate-nos diretamente, sem compromisso, ou ainda leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre como podemos atender as suas necessidades:

calfaria@merkatus.com.br ou
0 XX 47 3369-2465 ou
MSN: cafaria@merkatus.com.br


Carlos Alberto de Faria
Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes
Merkatus ONLINE: Resolvendo os seus problemas à distância

_____________________________________________________________________
Se você quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavr
a DESCADASTRAR.
______________________________________________________________________
Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
.Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br.

© Copyright 2003-2008, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.