CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
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TRADIÇÃO VENDE?

"Aquele que gosta da prática sem teoria é
como o navegador que embarca sem leme e bússola e
nunca sabe onde pode ir parar."
Leonardo da Vinci, (1452-1519)

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RESUMO:
"A tradição pode ser uma arma poderosa para a concretização de negócios?
Ou pode ser uma arma na mão dos concorrentes modernos?

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Esta foi uma pergunta interessantíssima dirigida a mim na semana passada, que vale a pena colocar para fazermos o nosso par reflexão-ação.

A resposta à pergunta é bastante elucidativa do que acontece no mercado... e como acontece.

Toda a compra é feita seguindo alguns princípios básicos:

- As pessoas só compram de empresas conhecidas.

Esta é a razão pela qual há que se informar ao mercado que abrimos as portas!

Empresas com tradição de mercado não são obrigadas a informar que estão de portas abertas, pois os usos e costumes do tempo já fizeram com que o conhecimento de sua atuação no mercado fosse repassado de pai para filhos desde 1800 e pedrinhas.

Ponto para a empresa tradicional, ela já é bastante conhecida no mercado.

- As pessoas compram de quem se apresenta a elas.

É necessário e recomendável , na grande maioria dos casos, apertar a mão do seu cliente potencial, pois aquela propaganda que diz que você abriu as portas é ineficiente, sozinha, para o seu cliente potencial decidir comprar da sua empresa.

Não adianta ser somente conhecido, há que ir à presença do seu cliente potencial, apresentar, colocando-se a disposição do cliente como fonte de benefícios e soluções dos problemas dele.

Neste aspecto a empresa com tradição no mercado pode começar a desejar, desprezando clientes novos ou deixando de se apresentar a novos participantes do mercado, deixando escapar oportunidades que concorrentes mais jovens e ativos aproveitam.

- As pessoas compram de quem lhes inspire confiança.

Esta é a razão pela qual as marcas que caem na boca do povo como ruins, como por exemplo, uma que o vulgo diz ser: conserta, conserta e estraga, não consegue se firmar no mercado. Tanto que esta fábrica tem uma série de outras marcas, para esconder ou camuflar o nome mal visto no mercado.

A empresa tradicional pode não levar vantagem alguma aqui, pois depende do conceito criado e cultivado ao longo do tempo de sua existência.

A empresa sempre colhe os frutos que plantou:

- amargos se não desenvolveu relacionamentos confiáveis,

- doces se estabeleceu uma percepção no mercado de seriedade e
confiança.

- As pessoas só compram de quem lhes dê segurança.

Ninguém coloca o seu rico e suado dinheirinho nas mãos de pessoas ou empresas nas quais não sinta segurança de receber o que foi prometido.

Se a empresa tradicional investiu, durante toda a sua vida e atualmente continua investindo, na construção destes 4 itens, a resposta é:

- SIM, a tradição pode fazer a diferença.

mas isso não quer dizer que ela possa dormir de toca, ficar tranqüilo. Como sua atuação é exemplar, a concorrência pode vir e trabalhar, mas não consegue criar o estigma que poderia ser acoplado à tradição, de loja ou empresa ultrapassada, velha, sem velocidade.

- NÃO, quando a empresa tradicional não investiu na construção do seu posicionamento e na sua apresentação como empresa atuante, confiável e segura. E a concorrência cresce, deixando a empresa tradicional para trás.

Portanto a resposta à pergunta inicial é: DEPENDE.

A tradição só vende, se o que ela construiu é buscado pelo mercado. Normalmente, empresas tradicionais inspiram maior confiança. O básico para inspirar confiança é ser confiável, prometer o que cumpre, ou melhor, exceder o combinado.

A sua empresa é tradicional? Use a tradição para tirar proveito dessa condição tão rara hoje em dia.

Sua empresa é nova? Comece a construir a tradição de excelência em serviços.

A Merkatus pode ajudá-lo nos dois casos. Contate-nos:

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Faça uma semana excelente.

Carlos Alberto de Faria
Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes.

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