CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:

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O MARKETING PESSOAL

2. OS FATORES DO SUCESSO

Caso você não tenha lido o Boletim Semanal Eletrônico anterior, onde tratamos d´A Prática Do Marketing Pessoal Na Prática, leia-o agora, clicando aqui.

Cada um dos 5Rs, analisados anteriormente, são etapas necessárias e suficientes para atingir o sucesso, por esse motivo eu os chamo de Fatores Chave do Sucesso. Qualquer que seja sua atividade profissional, no marketing pessoal, os 5Rs são as etapas que precisam ser executadas, TODAS e SEMPRE:

- Relevância,
- Reconhecimento,
- Receptividade,
- Responsividade e
- Relacionamento.

Os Fatores Chave do Sucesso são as etapas para o sucesso, mas a ausência de quaisquer um deles provoca, inevitavelmente, o fracasso!

Novamente, eu os chamo de Fatores Chave do Sucesso, porque são necessários, cada um desses 5Rs, para que se concretize o sucesso. Mas há alguns que possuem mais peso do que os outros, os dois primeiros Rs... ah!, os
dois primeiros !!!


Os Fatores Críticos De Sucesso

Dentre os Rs com mais peso para que o sucesso venha, (são também os mais esquecidos) na maioria dos empreendimentos, balcões de atendimento, help-desks, lojas, escritórios, pizzarias, padarias, serviços de consultoria, etc., estão os dois primeiros: Relevância e Reconhecimento.

Esses dois Rs são básicos, essenciais, imprescindíveis! Porisso eu os chamo de Fatores Críticos de Sucesso.

Por que?
Porque vi, vivi, li e escutei muitos casos de carreiras e de empresas que resultaram em sucesso.


Porque vi, vivi, li e escutei muitos casos de carreiras e de empresas que resultaram em fracasso.

Empresas abertas por pessoas, por exemplo, com um amplo círculo de amizades. Essas pessoas entram de cabeça em um negócio, com somente um dos 5Rs fortes - neste exemplo o Relacionamento -, e dão com os burros na água.

A grande causa do fracasso das empresas é negligenciar ou descuidarem de algum dos aspectos dos 5Rs. Alguns descuidam-se de 4Rs, por terem facilidade em somente um dos Rs!!!

A grande maioria esquece dos dois Rs iniciais: Relevância e Reconhecimento. Para não ir longe, pergunte a quaisquer proprietários de um desses disk-pizza, abertos nesta época de de falta de postos de trabalho:

- "Por que o cliente vai comprar a sua pizza e não a de um concorrente?"
A grande maioria não sabe responder esta pergunta. Se souber, pergunte mais esta:

- "Quando o seu Pizzaiolo faltar, quem vai fazer as pizzas?"

A primeira pergunta acima trata sobre Reconhecimento e a segunda sobre Relevância.

RELEVÂNCIA: O Primeiro Fator Crítico De Sucesso
No primeiro Fator Crítico de Sucesso, a Relevância, as empresas precisam montar estruturas, estabelecer processos e recrutar pessoas para dar suporte à consecução do serviço.


Analogamente, no seu marketing pessoal, você precisa ter conhecimento e habilidades (estrutura), você precisa de metodologia (processos) e você precisa de obter informações (rede de contatos e atitudes) para dar substância e veracidade ao seu trabalho, permitindo que você produza resultados com valor, resultados esperados e acordados, sob a ótica do cliente, que não só satisfaça o seu cliente, mas que o encante.

Reconhecimento: O Segundo Fator Crítico De Sucesso
No segundo Fator Crítico de Sucesso, o Reconhecimento, é necessário gerar a propaganda boca a boca, a melhor, a mais barata e a mais eficaz propaganda para o seu marketing pessoal.

Caso não seja possível ainda por você ser recém- formado, está se estabelecendo agora, exponha-se, dê visibilidade ao seu trabalho e a você, divulgue-se de outras formas: dê palestras, escreva artigos, participe de reuniões e de debates, ajude a colegas de outras áreas, converse nos corredores e durante o almoço com pessoas de outras áreas, seja voluntário, faça publicações para os murais da empresa, participe em grupos e eventos, etc.

Com estes Fatores Críticos de Sucesso, com estes dois Rs - Relevância e Reconhecimento - constrói-se a melhor vantagem competitiva, aquela vantagem que todas as pessoas, empregados e empresas almejam: ter ou fazer serviços ou produtos que seu cliente quer, deseja, necessita, almeja e ser reconhecido como único por seus clientes.

Se o seu negócio é uma pizzaria, você precisa produzir uma pizza RELEVANTE, de qualidade ímpar e SEMPRE, sob a ótica do seu cliente - de cada um deles! - e gerar, com esta qualidade, a propaganda boca a boca, ou seja, gerar o RECONHECIMENTO.

Leia o artigo "A Pizzaria E O Valor Para O Cliente".

Estes dois Fatores Críticos de Sucesso necessitam estar implantados, operacionais e em constante monitoração, visando produzir aquilo que encanta os clientes e gera propaganda boca a boca, antes de se iniciar a prática dos outros 3 Rs:Receptividade, Responsividade e Relacionamento.

As empresas de sucesso, as carreiras de sucesso tem seus alicerces em um trabalho coerente e consistente com os todos, e cada um, dos 5Rs!

As empresas de sucesso, as carreiras de sucesso tem seus alicerces em um trabalho coerente e consistente com os todos, e cada um, dos 5Rs! Mas apoiados e suportados pelos Fatores Críticos de Sucesso - Relevância e Reconhecimento - que formam a base do seu sucesso e de quaisquer sucessos no mundo dos negócios.


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Para ler o 3º artigo da série, clique aqui.

Construamos uma excelente semana.

Carlos Alberto de Faria
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