CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:

BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Assinar o BES, clique aqui!

 

MARKETING PESSOAL

1. A PRÁTICA DO MARKETING PESSOAL, NA PRÁTICA

 

Como fazer o marketing pessoal? Como funcionaria isso na prática?

Estas são indagações que freqüentemente ouço. Abaixo você encontra respostas práticas e simples para estas indagações.

Primeiramente um esclarecimento: o objetivo do marketing é obter e manter clientes. Se você tem dúvidas sobre esta afirmação, leia o nosso artigo:

Dado este objetivo do marketing, a aplicação do marketing com fins pessoais, profissionais e, acima de tudo, individuais, ocorre com a intenção, com o fim precípuo de manter a pessoa ou o profissional em atividade, ou seja, encontrar sempre quem precise de seu trabalho. Pode até ser o emprego tradicional, mas não necessáriamente.

Os 5Rs, que eu utilizo, - você pode ver uma explicação em nossa página Os 5Rs - são uma ferramenta simples, tanto de fácil compreensão, como prática. A grande vantagem desta ferramenta é que ela força, por concepção, quem trabalha com ela, voltar-se aos seus clientes.

Esta visão focada no cliente - atual e potencial - é crucial para o sucesso.
Então vamos à utilização dos 5Rs no marketing pessoal.

1. RELEVÂNCIA

Informação:

encontrar os produtos e serviços que seu cliente quer.
Ação:

ser uma fonte de benefícios e soluções para seu cliente.


Com a Relevância temos o grande diferencial, básico para o marketing pessoal, aquele que é condição "sine qua non": você precisa produzir resultados com o seu trabalho, resultados estes que seus clientes querem, desejam, necessitam e almejam. É aqui que você tem que "botar o ovo", você tem que gerar resultados esperados e acordados.

Não adianta quem você é, que grau de instrução você tem, ou qual o seu sobrenome. Você é e sempre será avaliado pelos resultados que você produzir. E esses resultados precisam ser Relevantes para os seus clientes.

Um ponto que salta aos olhos, como conseqüência, é que você deve focar-se naquilo que você é melhor. Aprimore-se, à exaustão, naquilo que você tem facilidade e gosta. Aprimorar-se nos pontos fracos demanda mais tempo, esforços e você nunca vai ser bom nos seus pontos fracos. Invista no seu diferencial, naquela característica sua - e somente sua! - que devido ao seu perfil único garante que você se sobressaia, se destaque dos demais. Esse é o seu grande diferencial competitivo, o que pode garantir Relevância ao seu trabalho!

Mas gerar resultados esperados e acordados uma vez só não basta, você tem que se certificar - constantemente, diariamente, a cada trabalho - primeiramente, que você entendeu quais são os resultados esperados do seu trabalho. Depois deste entendimento resta a você executar seu trabalho, de forma a, no mínimo, apresentar os resultados acordados.

Lembre-se que a satisfação do cliente não é suficiente. É aqui que você encanta seu cliente. Para maiores e melhores informações sobre como encantar seu cliente leia nosso artigo:


2. RECONHECIMENTO

Informação:

ser único para seu cliente.
Ação:

criar razões para que seu cliente compre de você e não dos concorrentes.

Uma vez que o R da Relevância garante o "ovo", o resultado, resta, neste R do Reconhecimento, ajudar a criar, em seus clientes atuais e clientes potenciais, a percepção de que você é único na entrega de resultados de valor, esperados e acordados. Ou seja, você tem que entregar um resultado do seu trabalho que encante o seu cliente, que mostre que você tem qualidades únicas desejadas por ele.
Em outras palavras:
Prometa menos - exatamente o que o seu cliente pediu -, e entregue mais.
Surpreenda favoralvelmente o seu cliente.

Somente com uma ressalva, pesquise junto ao cliente o que ele gostaria ou precisa receber e não pediu. Esse é o algo a mais que você deve entregar a ele. Não adianta você entregar algo que você julgue necessário, entregue necessariamente algo que o seu cliente valorize, algo que o encante. Lembre-se: o cliente é o único padrão.

Para saber com encantar o cliente, leia o artigo

aqui mesmo em nosso "site".

Para criar esta percepção, calcado e alicerçado fortemente na entrega dos resultados de valor produzidos por você, especialmente para os seus clientes atuais, é importante demonstrar que você produz bons "ovos", e já que o "ovo" está "botado", é necessário depois "cacarejar".

Mas, cuidado com esse "cacarejo"! Para a galinha, o cacarejo serve para anunciar que o resultado esperado, o ovo, chegou.

A propaganda boca a boca é a melhor, no caso do marketing pessoal e, na maior parte dos casos, suficiente; portanto faça o seu trabalho bem feito, sob a ótica de quem vai recebê-lo e utilizá-lo. Isto, na maioria dos casos, é suficiente.

Mas - há sempre um mas ...- há "chefes" que escondem tanto os resultados, como quem os produziu, para evitar assédio e continuar "de posse" de quem produz estes resultados. Portanto há condições e ocasiões onde você tem que "cacarejar" - mostrar e demonstrar - as suas realizações. A sua sensibilidade é que vai dizer a hora e a forma adequadas a cada par ocasião-condição.

Então: como você anuncia, mostra e demonstra os resultados alcançados, os resultados esperados e acordados do seu trabalho?

Essa atividade de "cacarejar", no seu serviço atual, é mais fácil! Os seus clientes estão mais visíveis e mais ao alcance dos resultados de valor, que você produz com seu trabalho; mas já para clientes potenciais pode ser um pouco mais difícil, principalmente para aqueles externos à organização que você presta serviços atualmente.

Eu entendo como clientes potenciais todos aqueles possíveis utilizadores do seu trabalho, tanto internamente como externamente, à organização que você atualmente presta serviços.

O seu foco sempre deve ser o mercado (clientes atuais + clientes potenciais), diferentemente do que prega a mídia em geral, dizendo ser necessário focar o cliente; mas isso é assunto para um outro Boletim.


3. RECEPTIVIDADE

Informação:

encontrar o seu cliente
Ação:

gerar aproximação com seu cliente.
Para alguém fazer negócios com você, o primeiro mandamento é ser conhecido. Portanto, identifique os seus clientes atuais e potenciais: aqueles que precisam dos seus serviços... Quem são os seus clientes atuais? Quem são os seus clientes potenciais? Internamente à sua organização e externamente à ela. Que lugares eles frequentam? Onde eles almoçam? Eles participam de alguma associação? Eles têm algum trabalho voluntário? Eles pertencem a algum clube de serviços? Você tem amigos, colegas de trabalho ou profissão, em comum, que possam apresentá-lo?

Palestras, reuniões, atividades comunitárias e participação em entidades de classe são outras opções.
Vá à luta! E aproxime-se dos seus clientes! E torne-se conhecido deles.


4. RESPONSIVIDADE


Informação:

fazer contato inicial com o seu cliente.
Ação:
gerar respostas do seu cliente.
Faça contato com seus clientes potenciais.

Estabeleça diálogo.

Fale o que você faz bem feito.

Comente as suas realizações, seus pontos fortes, a sua unicidade.

Você é o único ser humano com as suas características, não existe outro igual.

O melhor é que seus clientes potenciais tenham ouvido falar bem de você, através da propaganda boca a boca, mas isso nem sempre acontece ou nem sempre é possível. Então mostre os benefícios que o seu cliente potencial pode obter com suas características pessoais únicas.

Mostre a sua unicidade e como ela pode ser importante para o seu cliente potencial.

Gere um primeiro e único trabalho e "arrebente a boca do balão".


5. RELACIONAMENTO

Informação:

fazer de cada cliente um cliente para toda a vida
Ação:

manter relacionamento com o seu cliente.

Considere todos e quaisquer trabalhos como o primeiro e único trabalho e, seguida e continuamente, "arrebente a boca do balão".

Esse é o segredo para ter clientes para toda a vida: não existe um cliente, só existe o cliente, e o cliente é sempre aquele que está a sua frente, aqui e agora!

E você ter clientes para toda a vida, um a um, a cada instante, conquistados pelo encantamento, significa SUCESSO!

O entendimento de como se constrói o sucesso, através dos 5Rs, é simples, mas a execução não é fácil.
Por este motivo a semana que vem vamos tratar dos Fatores de Sucesso dentro do Marketing Pessoal, para que você possa se sair melhor e agir com mais segurança.

Dúvidas de como fazer o seu marketing pessoal? Contate-nos:
calfaria@merkatus.com.br ou
0 XX 47 3369-2465 ou
MSN: cafaria@merkatus.com.br

Para ler o 2º artigo da série, clique aqui.

Construamos uma excelente semana.

Carlos Alberto de Faria
Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes.

Merkatus ONLINE - Resolvendo os seus problemas.

_________________________

Se você quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavra DESCADASTRAR.
______________________

Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br
.

© Copyright 2003, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.