CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Assinar o BES, clique aqui!



OS REFÉNS DO DIA A DIA

"Pensar lentamente,
agir rapidamente."
Provérbio grego


_________________________________________________________________
RESUMO:
"Você está cansado de trabalhar e os resultados não aparecem?
Há mais suor do que resultados em sua empresa?
Aqui apresentamos um diagnóstico do problema e da solução da 'Arte De Enxugar Gelo'."
__________________________________________________________


Um sonho na cabeça e muito boa vontade.

Esta é a receita utilizada por muitas pessoas: os empreendedores, os empresários, os galgados à condição de administradores públicos, muitos administradores (diplomados ou sem diplomas) e outras, muitas outras pessoas.

E com todo ímpeto da certeza de propósitos, da vontade e determinação da busca do sonho e da realização, você caminha rápido para a construção do seu castelo.

Os dados do SEBRAE sobre a mortalidade das empresas brasileiras são um indicativo do que acontece ( 60% das empresas não sobrevivem ao quarto ano de vida).

Clique aqui para ler o relatório do SEBRAE com maiores detalhes.

Com os administradores públicos a mortalidade não acontece, pois municípios têm que responder à Lei de Responsabilidade Fiscal, e não precisam ir ao mercado, pois a venda dos seus serviços é paga de maneira impositiva, razão pela qual se dá o nome de "impostos". Mas não fogem ao papel do desastre na condução da administração municipal, estadual e federal: muita falação e justificativas e pouquíssimo resultado.

O principal motivo é a sua ação diária. A vida que se apresenta a você traz fatos novos a cada jornada, e não há escapatória, você tem que tomar decisões, e as toma, pois a outra solução seria ser atropelado pelos fatos.

Essas suas decisões nem sempre são guiadas, ou amparadas, por uma visão da construção de algo maior, ao longo do tempo, algo que, passo a passo, construa o seu sonho, um pouco a cada dia.

A decisão precisa e deve ser tomada, mas é necessário coerência e coesão entre as diversas decisões tomadas, pelas diversas pessoas que as tomam, para que os esforços sejam na direção única do seu sonho.

Em muitos casos as decisões são tomadas ponto a ponto, pela experiência de cada um, sem a percepção da construção de algo maior.

Uma figura que eu trago para você, neste momento, é todos puxando, mas não puxam todos na mesma direção. Os esforços de uns são anulados pelos esforços de outros, e ao final do dia, extenuados, voltam para casa com a satisfação do dever cumprido. E os resultados não aparecem...

Parece que o empreendimento, a empresa, o município, o estado e o país não saem do lugar. É como se você se desse a tarefa de enxugar gelo. Você enxuga direitinho, mas amanhã lá estará mais uma pedra de gelo pra você enxugar.

Você já sentiu, vivenciou ou se percebeu em uma situação semelhante? Sendo um mero refém do seu dia a dia?

Esta situação ocorre com muita freqüência, e muitas vezes as pessoas nem percebem que são reféns do dia a dia, que "enxugam gelo".

Como deixar de enxugar gelo, na sua empresa, no seu município, no seu empreendimento?

A solução é simples, mas nem sempre fácil:

- é ter o sonho na cabeça;

- é se propor a planejar e traçar um caminho na direção do sonho;

- é necessário comunicar e compartilhar esse caminho e o sonho;

- o sonho precisa ser coletivo;

- é necessário você transmitir confiança aos que ajudam na construção do seu sonho;

- é necessário que os que ajudam se sintam comprometidos na busca do sonho comum;

- é necessário pregar o sonho sem esmorecer;

- é necessário dirigir os esforços diários e individuais na busca e na direção do sonho;

- é necessário cobrar e exigir coesão;

- é necessário apontar, premiar e celebrar os resultados intermediários;

- é necessário corrigir, apontando o caminho;

- é necessário estar por inteiro nesta atividade, hora a hora, dia a dia.

Não querendo justificar, mas entendendo a situação, estas pessoas, os empreendedores, os empresários, os administradores públicos, antes de serem "culpados", são vítimas de uma falta de cultura e da educação formal e informal no nosso país.

Se não há disponibilidade do repertório de conhecimentos, habilidades e atitudes que faculte o pensar num sonho, planejar o sonho e persegui-lo, como "culpar" quem tem pelo menos a boa vontade de tentar?

Só que ao mesmo tempo "o inferno está cheio de boas intenções"...

O pensamento (planejamento) só serve para dar suporte, consistência e direção à ação, mas a ação sem planejamento é errática e de resultados indefinidos.

Para que você saia deste estado letárgico de muito suor e poucos resultados, um resumo da receita acima é:

- ter a disciplina do planejar e
- ter a disciplina do executar.

Nem mais, nem menos.

A sua empresa, o seu empreendimento, o seu município, o seu estado e o seu país estão reféns do dia a dia ou têm a disciplina do planejamento e da execução?

Se você precisa se sente refém do seu dia a dia, busca resultados necessários para a sua empresa, ou busca o sucesso no seu papel de empreendedor e empresário, eu e a Merkatus pode ajudá-lo. Contate-nos já:

calfaria@merkatus.com.br ou
0 XX 47 3369-2465

Construa uma excelente semana, dia a dia.

Carlos Alberto de Faria
Merkatus
Ajudando nossos clientes a atrair clientes.

_____________________________________________________________________
Se você quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavr
a DESCADASTRAR.
______________________________________________________________________

Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
.Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br.

© Copyright 2003-2006, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.