CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:

BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Assinar o BES, clique aqui!

 

OUTRAS DICAS PARA O SEU SITE EMPRESARIAL


 

"As organizações não são mais construídas na força,
mas sim em confiança,
o que não significa que um gosta do outro,
mas que pode haver confiança mútua."

"...as instituições precisam focalizar oportunidades,
matar de fome os problemas e alimentar as oportunidades."

"... qualquer comprometimento de recursos presentes
para expectativas futuras é o que significa estratégia."

"... o objetivo é chegar, por meio de melhoramentos passo a passo,
a um produto,
um processo ou serviços radicalmente diferente em poucos anos.
O objetivo é fazer uma diferença. ...
Não se trata de "lampejo de gênio", mas de trabalho duro."

Peter Ferdinand Drucker, (1909 - 2005)

Sim, eu sei que você quer clientes. Clientes que comprem. Clientes que voltem a comprar seguidas vezes, de preferência por toda a vida. Clientes que contem para os amigos e parentes dele sobre a sua empresa.

Os clientes são a pedra filosofal das empresas, muito embora muitos empresários se enganam e julgam ser o lucro a pedra filosofal. Lucro é conseqüência de cliente e só através de clientes é que as empresa obtém lucros. Mas essa é outra história...

O "site" da sua empresa também pode e deve ajudar a sua empresa a obter mais e melhores clientes.

Eu posso dizer que você quer isso mesmo, não é mesmo? Ou eu estou errado? Eu acho improvável.

Na semana passada vimos duas dicas práticas para que o "site" da sua empresa possa fazer parte do seu processo de vendas, para fazer parte do processo de encontrar e converter clientes potenciais em clientes, fazer com que o "site" da sua empresa venda, ajude a vender ou, no mínimo, diminua o tempo de venda.

Foram estas as duas dicas práticas da semana passada, que você pode ler aqui:

1º Dica:
O conteúdo deve ser dirigido aos seus CLIENTES, não à sua empresa.

2º Dica:
Obtenha a ATENÇÃO do seu cliente potencial.

Continuando:


3º Dica:
Capture o INTERESSE do seu cliente potencial.

Mostre de imediato, de forma clara e objetiva, que você atende às necessidades do seu cliente potencial. Se você não mostrar, por que ele continuará a navegar ou ler a sua página?

Você tem que providenciar informações úteis e uma navegação amigável. Estas são as condições mínimas para que os seus clientes potenciais permaneçam e naveguem no seu "site", e isto é manter o INTERESSE.

Uma observação importante: se você está querendo vender, e quer encontrar clientes que queiram comprar, tenha o foco neste processo: você vende, eles compram. As pessoas que estão querendo comprar precisam encontrar as informações que elas necessitam e que encaminhem à decisão de compra, fácil e rápida, com confiança.

Este parágrafo anterior é dirigido para a tentação de se colocar conteúdo que promova diversão ou entretenimento aos seus clientes potenciais, como se isso fosse capturar o interesse.

Há clientes que querem diversão e entretenimento; sim, e muitos; mas somente e sempre que eles estejam em busca de diversão e entretenimento. E se for isso que você esteja querendo vender.


4º Dica:
Estimule o DESEJO do seu cliente potencial.

Esta etapa é importante, principalmente, para a área de serviços, [Name]. Dada a característica de intangibilidade do serviço, o estímulo ao DESEJO corresponde fazer o cliente potencial vivenciar, no mundo virtual do seu "site", a fruição do seu serviço.

É como se você fizesse o cliente salivar, mostrando o prato, o cheiro e os sons de um filé sendo assado, tudo pela Internet, de forma virtual. Esta imagem criada serve para mostrar o estímulo do DESEJO de saborear um bom filé. Impossível com a tecnologia de hoje, mas não muito longe da realidade.

Esse é o tipo de experiência virtual que você deve transmitir aos seus clientes potenciais, isto é transmitir DESEJO.

Ou como se diz nos EUA, numa churrascaria você não vende filé, você vende o cheiro do filé. O cheiro do filé estimula o DESEJO...


5º Dica:
Conduza o seu cliente potencial à AÇÃO.

O passo final, sob o ponto de vista de transformar o seu cliente potencial em cliente, é terminar o seu processo de compra e venda. Mas nem sempre é assim...

Conduzir à AÇÃO é sempre ir ao próximo passo. A AÇÃO desejada pode e deve ser dividida em pequenos passos, sempre que necessário, decompondo a ação maior em micro-AÇÕES. A ida para uma conexão ('link") é uma micro-AÇÃO, por exemplo.

O próximo passo, ou o grande passo, pode ser a compra - a sua tão desejada venda - ou um clique para continuar um processo que conduz o cliente potencial, de uma forma lógica, fácil e amistosa, para a próxima etapa, que pode culminar com:

- a própria venda, ou

- assinar uma "newsletter", ou

- pedir informações adicionais, ou

- doar algo, ou

- solicitar algo, ou

- contatar, ou

- etc.

Esta etapa, a AÇÃO, é a que culmina com o processo que você montou no seu "site" para ajudar e conduzir o seu cliente potencial - de uma forma que faça sentido para ele -, puxando ou empurrando-o para a AÇÃO que você deseja que ele tome.

Afinal o objetivo do "site" da sua empresa é:

- persuadir o seu cliente potencial - qualquer que seja ele -,

- a tomar uma AÇÃO - qualquer que seja ela.

Se a sua empresa quer captar mais e melhores clientes pela Internet, ou ainda aprimorar o processo atual de venda virtual, a Merkatus pode ajudar. Contate-nos:

calfaria@merkatus.com.br ou
0 XX 47 3369-2465 ou
MSN: cafaria@merkatus.com.br

Façamos uma ótima semana.

Leitura Complementar Indicada:


_____________________________________________________________________
Se você quiser assinar gratuitamente este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavr
a DESCADASTRAR.
______________________________________________________________________

Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
.Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br.

© Copyright 2005, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.