CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta: 

BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Assinar o BES, clique aqui!

 

O FIM DO COMEÇO


"Só há um caminho...
para fazer com que outra pessoa faça algo.
E este caminho é fazê-la querer fazer
o que deve ser feito."
Dale Carnagie

Apresentamos duas perguntas no Boletim Eletrônico Semanal anterior, intitulado "Começando Do Começo":

1. O que você vai entregar aos seus clientes, sob a ótica deles?

2. Quem são os seus clientes?

Hoje finalizaremos o assunto com a última pergunta:

3. Como fazer para persuadir esse público alvo a comprar o que você está produzindo, fazendo, representando, etc.?

Com esta terceira pergunta podemos afirmar que cobrimos, de forma ampla, todo o espectro do conhecimento e técnicas utilizadas em marketing.

Não importa o que você esteja fazendo, se você faz algo que pode ser visto ou encarado como uma atividade de marketing, então ela pode ser encaixada como uma atividade que está respondendo a uma destas perguntas, ou subconjunto delas. Não há escapatória.

Marketing é isso: o que você entrega (serviço ou produto), para quem você entrega (público-alvo) e como fazer para persuadir, cada pessoa deste público-alvo, a comprar o seu serviço.

É extremamente simples de entender, mas não é fácil a sua aplicação para muitas pessoas, pois temos muitos hábitos arraigados e falta de visão e conhecimento de como compor um todo coerente para o nosso negócio.

Mas vamos à terceira pergunta de hoje. Esta pergunta refere-se a um processo – um conjunto de atividades ou tarefas ordenadas e coordenadas para a obtenção de um determinado resultado - que podemos chamar também de processo de vendas, ou também algo que desemboca ou culmina no processo de vendas.

Eu defendo a tese de que marketing é tudo que se faz antes, durante e depois da venda, para vender mais e melhor, sempre. Há correntes que dizem que a etapa de vendas não é marketing. Eu discordo.

O processo de vendas é onde a empresa ou empreendimento acontece no mercado, é onde ela obtém o respaldo – ou não – para continuar a sua existência, é esse processo que deve produzir ou fazer acontecer as trocas do seu serviço de valor pelo dinheiro que representa esse valor em temos monetários.

Este processo de vendas, [Name], é extremamente dependente da preparação e cuidado tomados nas duas outras etapas, apontadas pelas duas primeiras perguntas, feitas na semana passada, mas também dependente do que se faz no pós venda, o chamado marketing de relacionamento.

Mas vamos nos deter em considerações à resposta da pergunta de hoje.

Todo processo de venda encontra, do outro lado, o processo de compra do seu cliente. Ou seja:

- você vende,

- o seu cliente compra.

Esta simples constatação serve para chamarmos a atenção do extremo cuidado que as empresas dão ao seu processo de vendas. E toda empresa tem um processo de vendas, ou um sistema de vendas, não importando se ela venda plataformas marítimas ou lanches no boteco da esquina.

[Name], este foco interno, foco no processo de venda, esquece frequentemente que do outro lado há um processo de compra.

O seu processo de vendas, ou o seu sistema de vendas, busca persuadir o seu público-alvo a comprar o que - não por acaso - você oferece ao mercado.

É certo que alguns sistemas de vendas são mais efetivos do que outros, mas toda empresa tem o seu.

Esse processo de vendas culmina com o que se convencionou chamar de "fechamento", que é "conclusão" do processo de vendas, é quando o seu cliente desembolsa uma quantia em troca do que você lhe oferece.

Eu coloquei conclusão, propositalmente, entre aspas porque a idéia de fechar algo transmite uma percepção de encerramento, o que de forma alguma é verdade, pois esse “fechamento” deve seu o início de um relacionamento, é o início de uma outra etapa.

Mas preste atenção: o seu processo de vendas é uma "entidade" absolutamente interna à sua empresa, muito embora os seus vendedores saiam travestidos dele, a cada dia. Mas é algo interno e característico da sua empresa, somente se refere aos seus objetivos profissionais e aos objetivos empresariais.

Para o cliente pouco importa qual o seu processo de vendas. Aliás, diríamos que ele está se “lixando” para isso.

O que importa para o seu cliente é o seu processo próprio de compra. É o que a experiência e as percepções do seu cliente julgam apropriados ele desempenhar, ou se cuidar, sempre que vai trocar o seu dinheiro por algo que tenha despertado a atenção dele, e criado a necessidade da troca.

A compra pode ser decidida num momento, num piscar de olhos ou demorar meses. A compra pode ser decidida por uma única pessoa, ou por uma cadeia inteira de comando de uma organização.

A compra pode levar em conta alguns fatores, entre outros:

- relevância;

- diferenciação;

- confiança;

- segurança.

E o que vale, ao final das contas, é o quanto o seu processo de vendas ajudou o processo de compras do seu cliente – não importando quem seja esse seu cliente – a se decidir pela compra do que você oferece.

O seu processo de vendas, [Name], deve ser persuasivo e flexível o suficiente para facilitar e se encaixar ao processo de compras de cada um dos seus clientes para facilitar a decisão de compra pelo que você lhe oferece.

Resumindo: o marketing trata de montar o seu negócio através das respostas a estas três perguntas:

1. O que você vai entregar aos seus clientes, sob a ótica deles?

2. Quem são os seus clientes, quem é o seu público-alvo?

3. Como fazer para persuadir esse público-alvo a comprar o que você está produzindo, fazendo, representando, etc.?

Você, [Name], tem estas três perguntas muito bem respondidas para a sua empresa?

Se você tem, ótimo!

Caso a resposta seja não, você ainda não montou o seu negócio – mesmo que ela já esteja operando – você trabalha com boa vontade e isto, muitas vezes, mas muitas vezes mesmo, não é suficiente!

É muito diferente empresa em operação de negócio montado.

Se a sua empresa precisa definir o negócio dela, ou ainda melhorar o seu jeito de fazer negócios, a Merkatus pode ajudá-lo. Contate-nos:

calfaria@merkatus.com.br ou

047 3369-2465

Transformemos esta semana numa boa semana.


_____________________________________________________________________
Se você quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavr
a DESCADASTRAR.
______________________________________________________________________
Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
.Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br.


© Copyright 2005, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.