CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:

BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Assinar o BES, clique aqui!

PESQUISA

3. QUEM DEVE FAZER A PESQUISA?

Hoje, mais uma vez, vamos de pesquisa, respondendo ...

Quem deve fazer a pesquisa?

O ser humano tem algumas características interessantes. Algumas delas refletem-se diretamente sobre as pesquisas e a forma como devem ser planejadas as pesquisas.

As pessoas preferem tecer elogios, e até elogios falsos, na frente das pessoas elogiadas. As pessoas têm receio de conflitos e possíveis reações na comunicação direta de um erro ou falha cometida por alguém.

Fraquezas, quem não as tem? Erros, quem não os comete?

Eu uso duas frases que dizem:

Só não erra quem não faz nada!

Fale com as pessoas, não das pessoas.


Mas, vamos lá, o assunto hoje é pesquisa e o ser humano pesquisado.

A frase do 2º parágrafo, acima, diz mais ou menos o seguinte:

O ser humano, em geral, sente-se melhor comentando sobre fraquezas e erros com terceiros e até desconhecidos, do que com os autores dos erros e possuidores dessas fraquezas.

Note que eu estou colocando estas informações sem julgamentos de valor ou quaisquer outros tipos de julgamentos.

A afirmação acima é generalista, reconheço que há umas poucas pessoas que falam sobre os erros e falhas, direto, a quem de direito. A grande maioria, não! A grande maioria prefere falar com terceiros. É o que a cultura popular chama de "falar pelas costas". Podemos até não gostar de que façam isto com a gente, mas ignorar este fato, em pesquisa de mercado, é suicídio!

Lembre-se das duas frases do Boletim anterior sobre pesquisa "Pesquisar... Por Quê?":

Ninguém vem, espontaneamente, dizer o que está errado com você!

O seu cliente não vem, espontaneamente, dizer o que está errado com o seu negócio!


Estas duas frases acima, somadas ao fato de que as pessoas sentem dificuldade, muita dificuldade de falar de erros, problemas e falhas com quem as cometeu ou com quem representa a entidade que as cometeu, fazem com que você tenha que se precaver.
  Por essa razão é SEMPRE melhor que alguém, de sua confiança e de fora da sua empresa, faça pesquisas.
  Por essa razão é SEMPRE melhor que alguém, de sua confiança - e NÃO você! -, faça pesquisas sobre você ou seu negócio!
  Portanto, na hora de fazer pesquisas, contrate, terceirize!

É só por hoje, mas ainda voltaremos ao assunto.

Até a próxima semana!

E.T.: a Merkatus não faz pesquisas. A Merkatus pode orientar na elaboração do conteúdo de pesquisas, mas não faz parte do nosso negócio a realização de pesquisas.
__________________________
Nós teremos o prazer de atendê-lo, GRATUITAMENTE, caso você queira saber mais sobre estas e outras estratégias de marketing de serviços, ou ainda comentar algum aspecto deste Boletim Eletrônico Semanal. Não hesite em contatar-nos:

Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes

contato@merkatus.com.br ou

047 3369-2465

Se você quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavra DESCADASTRAR.
______________________


Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br


© Copyright 2003, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.