CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:

 BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Assinar o BES, clique aqui!

A PRIMEIRA IMPRESSÃO


"Sorte é quando a oportunidade
encontra a preparação."
Lair Ribeiro


Muito bem! Seu sonho se realizou e você montou a sua empresa.

Parabéns!

Para que você se apresente ao seu mercado, você e a sua empresa necessitarão colocar-se frente a este mercado.

Quais materiais você tem disponíveis para que a apresentação da sua empresa, e a sua própria apresentação, sejam coerentes com a sua proposta de negócio?

Você terá um cartão de visitas? Não! E como você fará para deixar o seu contato para um cliente potencial que você acaba de conhecer?

Você e a sua empresa terão um prospecto ou "site" na Internet? Que materiais você tem para apresentar e promover a sua empresa? Em quais lugares e quando você promove a sua empresa?

As suas notas fiscais, a sua apresentação pessoal (a sua aparência e a aparência dos seus empregados), enfim, tudo o que é tangível e visto pelo mercado é assimilado como um indicativo da sua empresa.

Freqüentemente o seu material é a linha de frente que envia sinais de quem você e a sua empresa são. Estes sinais devem reforçar as mensagens que você está passando para o mercado. Algumas vezes estes sinais podem estar trabalhando no sentido contrário à sua intenção.

O material, os tangíveis da sua empresa, estão coerentes com o seu público-alvo. E com a Missão da sua empresa? E com os Valores ou Princípios?

Esses materiais tangíveis têm que ser tanto coerentes com o perfil da sua empresa, como coerentes e adequados entre si. Todos devem apontar numa mesma direção, e serem integrados na sua comunicação com o mercado.

As pessoas, o seu público alvo, que olham o seu material, os seus tangíveis, criam uma percepção do que é a sua empresa através desses indicativos. Essa percepção vem da leitura do seu material ou também de ouvir você.

Não adianta querer fechar negócios com empresas médias, com faturamento anual em torno de R$ 100.000.000,00, e ter um cartão de visitas feito numa impressora jato de tinta!

A identidade visual da sua empresa, e de todo o material tangível visto e percebido pelo seu mercado alvo, devem ajudar a compor e reforçar a sua identidade corporativa.

O próprio nome da sua empresa tem que estar adequado ao seu mercado e ao seu negócio. Para o nome da sua empresa há uma corrente muito forte, hoje, dizendo que ele deve ser simples e fácil de ser lembrado.

Eu proponho uma percepção diferente: o nome da sua empresa tem que ajudar a identificar a sua empresa, o seu ramo de trabalho e o posicionamento da sua empresa para o seu público alvo.

As empresas de telefonia celular, com nomes fáceis, curtos e de fácil lembrança, servem muito bem para a massificação do serviço para o público em geral, amplo. Já uma empresa como a sua:

- qual o mercado que ela atende?
- qual o público alvo da sua empresa?
- o que ela faz?
- quem procura o que a sua empresa faz, procura quais benefícios?

Lembre-se: o que você faz é diferente do que o seu cliente busca! O fabricante de geladeiras faz geladeiras, o mercado alvo procura conservação de alimentos. O que se faz são geladeiras, mas o benefício procurado é conservação de alimentos.

Eu teimo em divulgar este princípio ou conceito, pois frequentemente eu me deparo com empresários muito preocupados em divulgar o que eles fazem, e não os benefícios que os clientes procuram. É um diálogo maluco entre um cego (falo o que faço) com um surdo (só escuto aquilo que eu tenho interesse!).

Esse conjunto dos tangíveis (o "site" necessário da sua empresa na Internet, incluso), que transmite para o mercado o que a sua empresa é, não basta ser agradável, ter boa aparência. Esses tangíveis precisam ser também certos, apropriados e sintonizados com a sua empresa, o seu mercado e o seu ramo de atividade. E isto não é coisa para amadores...

Invista em uma identidade corporativa para a sua empresa, para que essa identidade tenha a "cara" do que sua empresa é, e que seja percebida pelo seu público alvo como em sintonia com a sua proposta de atuação.

Isto não é despesa, é um pequeno investimento, pois pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso. E esta diferença é valiosíssima para você, não é?

Afinal, está em suas mãos aproveitar a primeira e última oportunidade de causar uma primeira e boa impressão!

E a sua empresa é vista como profissional?

Ela está aproveitando todas as oportunidades que o mercado coloca à sua porta para uma comunicação em sintonia com a sua proposta de atuação, e com os benefícios do seu público alvo?

Se a sua empresa de serviços precisa melhorar a comunicação com o mercado, a Merkatus pode ajudá-lo. Contate-nos:

calfaria@merkatus.com.br ou

047 369-2465

Construamos, durante esta semana, uma ótima semana.
_____________________________________________________________________
Se você quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavr
a DESCADASTRAR.
______________________________________________________________________

Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
.Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br.

© Copyright 2005, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.