CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Assinar o BES, clique aqui!



SEUS E-MAILS SÃO LIDOS? (III)

Quando um homem responsabiliza os outros pelos seus fracassos,
é bom começar a responsabilizá-los também pelos seus sucessos.
Mark Twain


Nos artigos anteriores sobre como escrever "e-mails" que sejam lidos, vimos:

1º - O mais importante: o gatilho que dispara a leitura
2º - O número máximo de caracteres da isca
3º - O tom do item "Assunto"
4º - Como redigir o gatilho do item "Assunto"?

Hoje, dando continuidade, o assunto é a redação do corpo do "e-mail". O que não é pouco.

5º - Como redigir o corpo do seu e-mail?

Então, você redigiu um "e-mail" que foi aberto. E agora?

5.1- Personalize:
Inicie o corpo do seu "e-mail" com algo que mostre ao seu cliente potencial que o seu "e-mail" foi feito para ele. Inicie, por exemplo, com um:

"Caro José:"

Não há nada mais aproximativo do que perceber que há alguém do outro lado, que conhece você e trata você pelo seu nome. Você pode utilizar a personalização até na linha "Assunto", mas isso toma espaço...

Utilize a personalização na primeira linha e no resto do texto também, mas cuidado, não exagere, pode soar falso. Este é dos casos onde menos é mais e melhor.

5.2 Linguagem:
Use linguagem simples e corrente para o seu público alvo. Seja amistoso e use termos que o aproximem do seu cliente potencial. Escreva como se estivesse falando com ele ao seu lado.

5.3 A primeira linha:
Aqui você deve redigir uma frase ou declaração inicial que conduza o seu cliente potencial até o fim do seu "e-mail".

Para tanto você tem que redigir essa frase ou declaração que inicia o corpo do seu "e-mail" de tal forma que mantenha a atenção desses seus clientes potenciais.

Vejamos alguns exemplos de frases iniciais, seguindo alguns dos exemplos utilizados na semana passada:

"SOU FILHO DO DONO! E Agora?"
A empresa do seu pai é um sucesso! E você vai recebê-la inteirinha para você. Pronta! Você só não sabe o que fazer... A seguir estão as orientações que você precisa, e não encontra.

"QUE CURSO EU FAÇO?"
Você acorda toda manhã com a dúvida que martela a sua cabeça... Você precisa decidir e não sabe como. Estas dicas práticas e lógicas que se seguem facilitam e dirigem as suas escolhas.

"ERREI! E Agora?"
Errar todo mundo erra. Dar a volta por cima e aprender com o erro é atitude de vencedores: uma receita para transformar erros e falhas em oportunidades.

"COMO PRECIFICAR SERVIÇOS?"
Você tem dúvidas em como colocar preços nos seus serviços, que você sabe serem superiores aos dos seus concorrentes. Mas você tem receio e dúvidas sobre como agir para capturar o valor real do que você entrega...

Você, a esta altura, já percebeu um padrão. Uma continuidade do conteúdo da linha "Assunto" trazendo mais dados para promover e sustentar a continuidade da leitura.

5.4 Qual é o segredo?
Este segredo é conhecido como um dos mais bem guardados segredos dos serviços de "sexo por telefone":

- "O grande segredo é simplesmente manter os clientes ligados."

Não é diferente com você, quando você está querendo que o seu cliente potencial leia todo o seu "e-mail", não é mesmo?

5.5 Coloque paixão no seu "e-mail":
Você não tem a oportunidade de estar frente a frente com o seu cliente potencial para observar os seus gestos, para decifrar a linguagem corporal dele. Então você tem que escrever para inspirar paixão, para mostrar mais do que entusiasmo.

5.6 O corpo do seu "e-mail":
O que o seu cliente compra não é aquilo que você vende. O que seu cliente compra é o benefício que ele obtém com o que você vende.

Lembre-se que a percepção de benefícios para o seu cliente potencial é o que provoca o interesse, é o que provoca ele se manter ligado. Sempre fale dos benefícios, jamais do que você faz.

Lembre-se do caso do fabricante de geladeiras que fala sobre conservação de alimentos, jamais de compressores ou isolantes... Fale dos benefícios que geram interesse, que produzam emoção, e não de coisas ou características que geram custos.

O segredo aqui é redigir com algo que vá direto ao coração do seu cliente potencial. Para mantê-lo ligado, você tem que escrever para ele, sob o ponto de vista das necessidades e desejos dele.

Mostre, portanto, dois ou três benefícios - aqueles mais gerais, mais abrangentes - que o seu cliente potencial obtém quando ele compra o que você vende. Não mostre todos os benefícios, pois:

- O seu "e-mail" é o primeiro passo do seu processo de facilitação de compras, portanto torne-o pequeno, conciso e direto o suficiente para gerar o interesse dele ir para o próximo passo.

- Após o seu "e-mail", na seqüência, você vai ter outros encontros como o seu cliente potencial, nem que seja via o seu sítio na "Web", pessoalmente ou até por telefone, onde você terá que mantê-lo ligado mais uma vez, e para isso você precisará dos outros benefícios.

O seu "e-mail" pode contar uma história. Conte uma história que indique um caminho desejado. As histórias conduzem à compra. Histórias vendem!

Mais duas lições que devem ficar muito bem guardadas:

I - O cliente compra pelas razões dele, nunca pelas suas.

II - Toda compra é uma compra emocional.

Na semana que vem teremos o último Boletim Semanal desta série, abordando:

6º - A largura da linha do corpo do "e-mail"
7º - O número de linhas por parágrafo
8º - A seqüência dos parágrafos
9º - O chamamento à ação
10º - Para quem mandar o seu e-mail?

Para fazer com que seus "e-mails" sejam meios de obtenção de novos clientes é necessário fazer com que eles não só sejam abertos, mas também que sejam lidos. Caso você queira saber como redigir "e-mails" que ajudam a trazer novos clientes, nós podemos ajudar. Para maiores detalhes, contate-nos:

calfaria@merkatus.com.br ou

047 369-2465

Construa uma semana feliz.
__________________________
Se você quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavr
a DESCADASTRAR.
______________________

Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
.Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br.

© Copyright 2005, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.