CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:

 BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Assinar o BES, clique aqui!


QUAL É A CARA DA SUA EMPRESA?    




Toda a empresa precisa de uma identidade visual para gravar na mente do cliente, para identificá-la, torná-la única.

O logotipo mais famoso é o da Coca-Cola, e sua cor é o vermelho.

Um belo logotipo é o do Carrefour, tem uma seta em azul, à esquerda, outra seta, à direita, em vermelho, e o branco vazado representa um “C”, de Carrefour. As cores azul, branco e vermelho são também as cores da bandeira da França, país sede do Carrefour.

Você já havia percebido que o logotipo do Carrefour é um baita de um “C”, embutido em um quase quadrado? Excelente solução! Eu já vi várias crianças que, lendo o símbolo do Carrefour, mostram duas coisas: que estão se alfabetizando e o acerto da marca, pois até criança lê! Se você não se lembra do logotipo do Carrefour, clique aqui.

Quais são as cores da sua empresa?

O que essas cores representam?

Para facilitar sua escolha e a interpretação, veja, abaixo, o que cada cor representa:

Amarelo:
associa-se com calor, entusiasmo e alegria, é a mais visível das cores.
Azul:
sugere calma, pureza, serenidade, prestígio, conhecimento e segurança.
Branco:
transmite idéia de luz, leveza, pureza e frescura.
Preto:
transmite idéia de sofisticação e elegância.

Verde

é percebida como da natureza e, por associação, a coisas saudáveis.
Vermelho:
transmite vitalidade, força e vida.

O logotipo de sua empresa deve transmitir aos seus clientes uma percepção, pelo símbolos, grafia e cores utilizadas, que permita o casamento dessa percepção com o seu produto ou serviço, realçando ou dando evidência a detalhes que não são ditos, mas são percebidos.

O que o seu cliente busca?

Qual é a percepção que você quer causar em seus clientes?

Que idéia você quer transmitir?

Solidez, rapidez, segurança, confiança, sobriedade, higidez, dinamismo?

Note: o seu logotipo deve aproximar o seu cliente de sua empresa, deve ajudar a torná-la única, deve primordialmente identificá-la.

O logotipo de sua empresa é menos para você, e é mais para o seu cliente, muito embora você tenha, mais do que gostar dele, você tem que aprová-lo e viver com ele por um longo tempo!

Veja os logotipos de empresas famosas e consolidadas: McQuinsey: a maior empresa de consultoria; do Boticário, da Natura, da Amazon, da IBM, da Varig, do Google, do orkut, da TAM, da Sadia.

O que esses logotipos transmitem para você?

Lembre-se: para fechar contratos de R$ 50.000,00 você tem que ter material apropriado, quer seja um cartão de visitas, um menu de um buffet, o cardápio de um restaurante, um “folder”, ou uma proposta.

Não, não basta boa vontade e competência. No mercado, funciona a lei da mulher de Cézar:

À mulher de Cézar não basta ser honesta,
tem que parecer honesta!

Da mesma forma, à sua empresa não basta ser competente, tem que parecer competente e organizada.

O seu logotipo e seu material representam uma das portas de entrada do seu negócio, não importa quão sério e competente você e sua empresa sejam, a percepção positiva do seu negócio começa com a qualidade da sua identificação visual.

O seu logotipo, enfim, é uma condição necessária, mas não é suficiente. Sem ele sua empresa não existe, com ele você pode começar a atuar.

Até a semana que vem!

A nossa assinante Lucia Petrelli foi a ganhadora do sorteio do mês de
março de 2003, do livro Marketing em Ação, de Philip Kotler,
Editora Campus. O sorteio mensal é feito entre todos os assinantes
deste Boletim

__________________________
Nós teremos o prazer de atendê-lo, caso você queira saber mais sobre estas e outras estratégias de marketing de serviços, ou ainda comentar algum aspecto deste Boletim Eletrônico Semanal. Não hesite em contatar-nos:

Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes

contato@merkatus.com.br ou

047 369-2465

Se você quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavra DESCADASTRAR.
Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br


© Copyright 2003, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.