CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
 
ESTUDO DE CASO
 
 
REPAROS A UM "SITE" COMERCIAL

Recomendações:
Como Tornar Um "Site" Mais Adequado A Vendas

Este é o teor do e-mail:

"Meu caro Eduardo:

Eu dei uma olhada no seu "site" do seu "buffet", com os olhos de quem quer fazer dele um instrumento facilitador de vendas, um instrumento que leve os seus clientes potenciais a fazer contato com você e que desses contatos nasçam negócios, muitos negócios.

Eu recomendo que você pense nas seguintes observações feitas por mim enquanto navegava em seu site:

1. TODAS as páginas do "site" devem conter SEMPRE os meios para os clientes  fazerem contato: endereço para correspondência, telefone para contatos 24 horas, fax e e-mail;

2. faça um convite explícito, sempre que possível - e torne isso SEMPRE POSSÍVEL     -, possibilitando que os possíveis clientes entrem em contato com vocês no     caso de dúvidas, sugestões, outras opções de cardápio ou quaisquer outros     motivos;

3. informe que os pratos definidos no "site" para cada tipo de serviço (café,     brunch, almoço, etc.) são uma primeira aproximação para colocados como     sugestão, mas que outros poderão ser elaborados com o mesmo refinamento,  sob consulta, facilite a consulta como o descrito no item 1 deste e-mail;

4. coloque testemunhos de clientes atendidos, preferencialmente os mais     conhecidos da sociedade local;

5. a opção de serviços "Almoços e Jantares", no menu de navegação do seu     "site", está com letras menores do que as outras opções! Como está, com     letras menores, dá a impressão que não é a especialidade de vocês, que vocês     incluíram essa opção para não deixar de colocar. Portanto ou aumente o menu     para caber com o mesmo tamanho de letra das outras opções ou separe -     melhor, muito melhor - em "Almoço" e "Jantar", porque estes não são serviços     menores. Acrescente ao menu do Jantar algumas entradas diferentes para     diferenciar, tipo sopas frias para o verão e quentes para o inverno, por     exemplo. Separando, você mostra que ter especialidades em cada um dos     serviços, e que você diferencia o almoço do jantar, e não coloca tudo no     mesmo saco. O conteúdo do "site" fica praticamente igual, mas o     posicionamento da sua empresa fica muito diferente - e melhor - aos olhos dos     seus clientes e dos clientes potenciais;

6. abra uma opção específica para "Churrasco"; alerte nas opções do "Almoço" e     "Jantar" que o Churrasco pode ser uma opção, coloque um "link" em cada uma     dessas páginas de "Almoço" e "Jantar" para a página do "Churrasco". Coloque     opções de churrasco, de peixe, de salmão, de carne de porco e de frango,     além da carne bovina;
    
7. retire as quantidades, em peso, das opções de cada serviço, isso deve ser     negociado com cada cliente; na negociação você orienta o cliente com sua     experiência, mesmo porque se o cliente quiser mais, você deve fornecer o que     o cliente quiser; essa postura mostra conhecimento e experiência, ajudando a     fechar as vendas;

8. igualmente retire a quantidade de opções das sobremesas, cabendo as mesmas     observações do item acima;

9. há uma única opção para você não atender seu cliente: quando ele pede um     serviço que sua experiência diz que não vai ficar bom e que, dadas estas     condições, este atendimento pode vir a prejudicar a imagem da sua empresa;

10. retire a frase "(somente quando nossos serviços contratados)" para o CAFÉ,     pois todos devem ser colocados como opção, afinal vocês vão fazer muito bem     feito TUDO o que for contratado;

11. adote a premissa de que vocês oferecem um cardápio padrão como sugestão     para que os clientes escolham o que quiserem, ou até optem por outras coisas,     desde que acertadas, acordadas e pagas;

12. a melhor filosofia de marketing é a da profissão mais velha do mundo: "Nóis  faiz o ki o nossu criente ké, o ki ki nóis diskuti é o pressu." Com isto eu estou  querendo dizer que você não deve limitar nada, você pode e deve orientar,  sugerir. A decisão é do cliente! E o seu trabalho é fazer o que o cliente quer;

13. coloque fotos maiores dos principais pratos de cada serviço e adicione o "link"     na página de cada serviço, para quem quiser ver os principais pratos, com     maiores detalhes, desta forma somente quem quiser ver consulta, não deixando     carregadas as páginas do seu "site";

14. coloque as informações do telefone e o "site" dentro da sua logomarca; tenha     material promocional de boa qualidade que sejam utilizados em locais de fácil     visibilidade, para entregar aos clientes "vip"; mas tenha também um imã de     geladeira com o logotipo, o telefone, e-mail e o site;

15. e lembre-se que se você não atender o seu cliente, ele procura os  concorrentes, os quais podem "se alimentar" da SUA pequena estrutura e crescer, e se o concorrente crescer, ele incomoda! E nesse caso quem colocou o fermento para o cliente crescer foi você, entregando de mão beijada clientes para o, então, seu pequeno concorrente...

Observando o seu "site", que foi o que você me pediu, sem conhecer mais de perto o seu negócio e o perfil dos seus clientes, isto é o que eu posso apresentar.

Eu pedi para que você pensasse nas colocações que eu fiz acima. Eu estou a sua disposição para esclarecer, debater, contribuir para que seu "site" seja cada vez melhor. Não hesite em me contatar.

Bons negócios!!


© Copyright 2002, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.